Resultados 1 a 14 de 14

Tópico: Citroën Xsara

  1. #1
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão Citroën Xsara

    Oi pessoal, criei este tópico no sentido de colocar os donos destas belas máquinas a falar entre si, acerca dos prós/contras, problemas, experiências, sugestões, resolução de problemas, ou seja, um falar sobre tudo o que tenha a ver com estas "máquinas endiabradas".
    Convém sempre que se responde a este post, identificar o motor e ano do carro, pa evitar confusões.

    -1.4hdi de 2003
    Posso começar por falar o que de menos bom tive neste carro, que foi um problema logo em novo, relativamente a válvula da temperatura e erro no código da chave, o que na marca após algumas idas ficou resolvido.

    Fiz repro para 92 CV's, que se notou desde logo. Fiquei deveras contente com esta alteração e recomendo.
    Antes da Repro coloquei filtro K&N, que também se notou qualquer coisinha (mas pode ser apenas psicológico, lol), pois como o motor de origem é mesmo muito fraco, qualquer coisa que se altere nota-se sempre.
    Coloquei eixo traseiro com discos o que se evidencia favoravelmente nas travagens a velocidades mais elevadas, em velocidades (de cidade) não se nota nada e em estacionamento (travão de mão) é pior que os tambores.

    Em condução nota-se que o motor aguenta mais carga na boa, pois continua sem conseguir usar toda a rotação disponível (não tem força pa lá chegar), em curva nota-se o carro a torcer-se o que uns coils (suspensão como deve de ser) e barra AA devem resolver, tendo em atenção que o eixo traseiro utiliza barra de torção.
    Mesmo com a Repro o carro em baixas, ou seja, até as 2000rpm's simplesmento não anda, arrasta-se de maneira quase criminosa, diria que quase causa acidentes ao entrar em rotundas e assim, lol.

    Agora aguardo as v/experiências e outras

    Gde abraço a todos

    João Q.
    Última edição por HarakiriGTR; 13-08-2012 às 10:30.

  2. #2
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PilotoZetec Ver Post
    O local ideal é Diário de bordo do forum autohoje...
    Lá está a típica mentalidade tuga em acção,....
    Adicionar ou enriquecer o tópico respectivo nada, mandar postas de pescada que a ninguém interessa simplesmente pelo facto de não terem nada para fazer, isso com fartura.

    Peço então ao administrador que elimine esta resposta, bem como o comentáriozinho do "piloto desgovernado"

    Desde já informo, que não serão feitos neste tópico mais comentários a situações deste tipo, pois simplesmente só se dará importância a quem a tem, até para que este tópico não seja estragado como muitos outros, por indivíduos de espécie equivalente.

    Grato pela compreensão

  3. #3
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão Para reavivar o tópico

    Com quase 7 anos, começou a dar agora alguns problemas ao nível da manutenção.
    -Forro de protecção do turbo entrou em autocombustão.
    -Tubo do ar da admissão rasgado.
    -Tubo de óleo para o turbo a perder óleo.


    abraços

  4. #4
    dp
    dp está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Mensagens
    20

    Padrão

    Boas, sou 'novo' aqui no forum.

    Tenho um Xsara de 99, 1.4i, ja esta na familia vai fazer 10 anos.

    O meu pai comprou um carro para ele e fiquei com o 'velhote' para 'partir os ovos'.

    O carro ja tem 190.000 km, problemas até agora:

    - para além dos pneus, coisa normal;
    - aos 115.000 levou embraiagem nova, dentro do normal;
    - faz uns 2 anos o eixo traseiro começou a dar sinais de fadiga, o carro não podia andar muito carregado, com uma pessoa no banco traseiro, a roda posterior direita roçava na cava da roda o pneu ja estava lastimonoso, com o passar do tempo começou a ficar a roda esquerda
    conclusao, agora tem o eixo de um 206, ainda nao andei no carro mas parece tar tudo ok;
    - outro problema, este com cerca de 1 ano ou 1 ano e 1/2, o carro quando anda em para-arranca começa a aquecer, o radiador já foi trocado mas o problema persiste, vai-se inspecionar alguma se existe alguma fuga;
    - há cerca de 1 ano o carro ia a arrancar e ouve-se um grande 'estalo' e o carro começa a andar aos soluços, neste caso levou uma caixa de velocidades e o diferencial da frente;
    - o problema mais recente é entrar água pela antena e como tem uma luz mesmo por baixo quando chove cai umas pingas para dentro;
    - recentemente ficou sem travões, pois um dos bombitos ficou com fuga e todo o oléo dos travões saiu por ai.

    De resto sempre a andar, sem problemas.

    Outro problema para qual peço a opinião para uma possível resolução é a seguinte: o fecho centralizado deixou de funcionar, pois pelo que me parece uma das portas está dessicronizada com as restantes, resultado tenho que dar a volta ao carro todo e fechar as portas uma a uma, o que não é lá muito agradável, principalmente se estiver a chover.

    Agora uma dúvida que tenho é a seguinte: estava a pensar por as jantes do Xsara VTR (as de 5 raios - 15 polegadas pelo que sei), o meu problema é que as jantes que vinham são as de ferro com tampão, 14 polegadas. No livrete só tenho averbado até pneu 180/65 R14 como poderei fazer para legalizar para andar descansado com as do VTR? Já sabem como é a nossa polícia, ainda por cima ainda tenho a carta provisória

    Uma vez deu 200km/h na A2 a caminho do Algarve, que máquina feroz eheh

    Cumps

  5. #5
    dp
    dp está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Mensagens
    20

    Padrão

    Boas, sou 'novo' aqui no forum.

    Tenho um Xsara de 99, 1.4i, ja esta na familia vai fazer 10 anos.

    O meu pai comprou um carro para ele e fiquei com o 'velhote' para 'partir os ovos'.

    O carro ja tem 190.000 km, problemas até agora:

    - para além dos pneus, coisa normal;
    - aos 115.000 levou embraiagem nova, dentro do normal;
    - faz uns 2 anos o eixo traseiro começou a dar sinais de fadiga, o carro não podia andar muito carregado, com uma pessoa no banco traseiro, a roda posterior direita roçava na cava da roda o pneu ja estava lastimonoso, com o passar do tempo começou a ficar a roda esquerda
    conclusao, agora tem o eixo de um 206, ainda nao andei no carro mas parece tar tudo ok;
    - outro problema, este com cerca de 1 ano ou 1 ano e 1/2, o carro quando anda em para-arranca começa a aquecer, o radiador já foi trocado mas o problema persiste, vai-se inspecionar alguma se existe alguma fuga;
    - há cerca de 1 ano o carro ia a arrancar e ouve-se um grande 'estalo' e o carro começa a andar aos soluços, neste caso levou uma caixa de velocidades e o diferencial da frente;
    - o problema mais recente é entrar água pela antena e como tem uma luz mesmo por baixo quando chove cai umas pingas para dentro;
    - recentemente ficou sem travões, pois um dos bombitos ficou com fuga e todo o oléo dos travões saiu por ai.

    De resto sempre a andar, sem problemas.

    Outro problema para qual peço a opinião para uma possível resolução é a seguinte: o fecho centralizado deixou de funcionar, pois pelo que me parece uma das portas está dessicronizada com as restantes, resultado tenho que dar a volta ao carro todo e fechar as portas uma a uma, o que não é lá muito agradável, principalmente se estiver a chover.

    Agora uma dúvida que tenho é a seguinte: estava a pensar por as jantes do Xsara VTR (as de 5 raios - 15 polegadas pelo que sei), o meu problema é que as jantes que vinham são as de ferro com tampão, 14 polegadas. No livrete só tenho averbado até pneu 180/65 R14 como poderei fazer para legalizar para andar descansado com as do VTR? Já sabem como é a nossa polícia, ainda por cima ainda tenho a carta provisória

    Uma vez deu 200km/h na A2 a caminho do Algarve, que máquina feroz eheh

    Cumps

  6. #6
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Epá aos 115000Km não acho normal levar embraiagem, mas como o teu é a gasolina e eu não sou entendido na matéria....a minha apresenta já sinais, umas vezes mais que outras mas já vai com 165000 e com repro light!

    É como te digo não percebo de mecânica mas aconselho-te primeiramente a testar todo o circuito em relação ao radiador e muita atenção quanto às válvulas, que podem dar indicações erradas ao condutor. O meu como já havia dito, quando novo indicava que a temperatura estava no red-line e era problema da válvula ou sensor, como queiras.

    Isso do teres ficado sem travões (...) não notaste nada nos mesmos até ficares sem eles?

    Quanto ao problema das portas, leva-o ao electricista auto (não sei se é assim que se chama) é o melhor! Por acaso tou com um problema semelhante, ou seja, por vezes ao abrir a porta do pendura o fecho central activa-se sozinho e bloqueia e desbloqueia num segundo, depois volta ao normal. Este problema deve ter começado perto dos 150000Km's ou passados 7 anos desde que nasceu, lol.

    Quanto as jantes manda e-mail a LTA para saberes, ou por outra, vai ao site do pneu beato e vê o que diz, tem lá simulador para isso.
    No meu caso usei para saber se dava para jante 17" na medida 205/40.
    Escusado será dizer que ainda não vi umas que me fizessem perder a cabeça (€€€€, lol).

    Devo dizer que com 160000Km's, começei com problemas na COM (manipulo esquerdo e direito, pois é peça única), ou seja, faço pisca para um lado e acendem-me os médios, ou desligo as luzes e elas mantêm-se ligadas, etc....devo acrescentar também que antes dos KM's mencionados começei com problemas em manter os máximos, pois eles sozinhos passavam para médios passado algum tempo.

    Abraços e continuem a "postar"
    see ya

  7. #7
    dp
    dp está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Mensagens
    20

    Padrão

    Peço desculpa, pelo duplo post.

    Problema desse tipo com o manípulo nunca tive, e tudo trabalha como deve.

    Quanto aos travões o que me acontecia antes de perder completamente o sistema, era aquela luzinha que diz STOP no centro da instrumentação acendia durante uns tempos e depois apagava.

    O problema de aquecer é mesmo uma fuga, pois ponha água, no dia seguinte vejo o depósito e muita desaparece, problema é descobrir onde esta estará.

    Quanto às jantes vou ver o que posso resolver na Citroen, visto que as que quero equipam um dos modelos da gama.

    Obrigado pelo conselho.

    Cumps

  8. #8
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Okapa.

    Fico a espera de novidades das jantes e da perca do liquido (não deve ser muito difícil de descobrir, digo eu....).

    "Agora" partiram-me ou partiu-se em andamento o farol de nevoeiro esquerdo frontal do xsara, se tiveres algum aí ou souberes de alguém que tenha um pa despachar apita! É verdade e por falar nisso, o manipulo ao que parece tem de seu nome COM 2000, é peça única e foi a vida...e também preciso disso, lol

    Gde abraço e dá noticias

  9. #9
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão Toma lá pinhões!!!

    Pois é, hoje foi o dia do xaruto ir ao médico:
    Unidade COM2000 - 200€ (eram 300€ na marca)
    Oleo-40€
    Pendural esquerdo 30€
    Mão de Obra-25€
    Total da Factura: 295€ (fosgasseeeeeeeee)

    Abraços

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de Paulo Pinto
    Data de Inscrição
    Dec 2011
    Localização
    Ponte de Lima, Viana do Castelo
    Mensagens
    219

    Padrão

    Boas pessoal sou mais um novato no forum
    Tenho um Citröen Xsara 1.8 vts já lá vão 7 aninhos que esta na minha mão
    Já comprei em 2ª mão mas com pouco uso e não tenho nada a apontar negativamente tem sido uma máquina excelente! Só é pena a gasolina ser tão cara...lol

  11. #11
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Creio que a natureza do tópico se adequa na secção das Referências!
    Última edição por HarakiriGTR; 05-06-2012 às 01:45.

  12. #12
    Citroen Xsara Hdi Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    959

    Padrão

    Não tenhas dúvidas amigo!!! Olha o meu carro como ele se tem aguentado à jarda

  13. #13
    Yes I´m Senior SO Respet Senior Avatar de Rubenx
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Tarém
    Mensagens
    828

    Padrão

    Hehe esse carro é ca um mulengão tinha o 1.4i sx de 97 lool
    Era o carro que eu tinha antes deste agora tenho um C4 e por acaso até gostava do Xsara era mt comfortavel..
    O problema é que levei uma grande banhada quando o comprei em 2 mão!!tinha a junta da cabeça rachada ou queimada fora isso foi um bom carro nao me deu mais problemas..
    Agora com o C4 já é outra coisa houve uma ganda evoluçao do Xsara pó C4, prá já o comportamento é outro este tem um comportamento muito mais dinamico em curva para não já falar da isonorização e em consumos Xsara fazia consumos de 8-9 por ai "tb nessa altura tinha o pé mais pesado" este consome 7-8
    e é um bom carro em geral "a mi me gusta" penso continuar com este carro mais uns aninhos e percorrer ums kilometros valentes ...

  14. #14
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jan 2016
    Mensagens
    1

    Padrão

    Boas pessoal
    Curti ler todos os vossos posts...
    A minha "reliquia" citroen nao se compara com as vossas maquinas mas a paixao por mante.la bonita e a funcionar nas devidas condiçoes parece.me igual...
    Eu tenho uma Berlingo comercial de 2002...comprei.a em segunda mao e pq precisava para o trabalho...nos primeiros tempos gastei uma pipa de massa com ela...ate que tive que refazer o motor mas dps ficou impek.
    Agora estou aos poucos a dar.lhe prendas para que nao me deixe fikar mal...eheheheh
    Ja troquei as jantes, estofos, iluminaçao interior, pedais, fecho central, som,etc...mas é dificil encontrar material para este tipo de carrinha.
    Quando tiver oportunidade coloco umas imagens.
    Continuaçao para todos
    ABRAÇO

Tópicos Similares

  1. Citroen Xsara Xsara Break EXCLUSIVE HDI
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-10-2009, 01:30
  2. Citroen Xsara Xsara Diesel Xsara 1.9 TD SX
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-05-2009, 17:00
  3. Citroen Xsara Xsara 1.9 D X
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 26-05-2009, 05:10
  4. Citroen Xsara Xsara Coupe VTR 1.6i 16V 110CV
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-09-2008, 17:00

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •