Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21

Tópico: Chumbo no IPO

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão Chumbo no IPO

    Boas tardes...

    Acabo de vir agorinha mesmo da Inspecção obrigatória. Chumbaram o meu automóvel devido às luzes de nevoeiro da frente não ligarem. Deficiência tipo 2. Depois de ter lido o que consta neste tipo de deficiência não fiquei convencido de que realmente seja necessária nova inspecção, na minha opinião deveria ter sido detectada uma deficiência tipo 1. Alguém me pode explicar o que se passa? Estarei errado?

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de Lino
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Pinhal Novo aka PN
    Mensagens
    237

    Padrão

    Obvio que estás errado, se lá estão, tens de as ter em bom estado de funcionamento..

    repara no que pode levar ao chumbo por farois de nevoeiro à frente:
    estão e não funcionam
    tens o botão dentro do carro, mas não tens farois
    regulação da altura deficiente
    partidos

    e agora esta não sei se é chumbo ou se é tipo 1
    o espelho dos farois queimado
    luz difusa.

    Abraço
    Lino

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    TIPO 2: Deficiência que afecta gravemente as condições de funcionamento do veículo ou directamente as suas condições de segurança, ou que põe em dúvida a sua identificação, devendo o mesmo, ser apresentado no centro de inspecção, para verificação da reparação efectuada ou nos serviços competentes da DGV para o completo esclarecimento das dúvidas respeitantes à respectiva identificação.

    Isto é o que se pode ler na ficha de inspecção que é fornecida. Agora proponho que se analise ponto por ponto.

    Será que os faróis de nevoeiro afectam gravemente as condições de funcionamento do veículo ou directamente as suas condições de segurança? ? Não entendo, estando os faróis de nevoeiro desligados, o automóvel encontra-se sem condições de funcionamento???
    Existem outros automóveis iguais sem faróis de nevoeiro, não se põe nesta caso o perigo de segurança do automóvel, ou o seu não funcionamento? E relativo à sua identificação? Não sei o que entenda por isto, mas continua a ter mínimos, médios e todas as outras que são OBRIGATÓRIAS ter, ou seja, é bem visível na estrada, como qualquer outro automóvel que não tenha faróis de nevoeiro.

    Não sei se estou a ser cabeça dura, mas não me pareça que isto esteja correcto...

    E já agora, onde é que consegui saber quais as anomalias que levam com que os faróis de nevoeiro chumbem na inspecção?

    E desde já obrigado pela resposta ao último post.

    Abraço

    MCunha

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de Lino
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Pinhal Novo aka PN
    Mensagens
    237

    Padrão

    na folha onde eles vão fazendo cruzinhas...
    no centro onde levo os meus carros, eles deixam-me trazer os documentos para o carro e dps é que os dou ao inspector... entretanto enquanto espero vou vendo o que lá está escrito...

    até podem imbirrar com as condições de higiene da viatura

    Abraço
    Lino

  5. #5
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    por causa disso chamaram-me a atenção, por ter o botão e não ter os farois

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Se bem depreendo do que tem sido escrito, fica à consideração de quem faz a inspecção ao automóvel saber se passa ou não, até porque se ele entender que o carro deve voltar à inspecção por estar sujo ele volta! Certo? É claro que não, porque deverá ser alvo, digo eu de uma deficiência tipo 1, ou será 2, ou mesmo 3? É aqui que eu tento ter um pouco mais de conhecimento!!! O quem é que faz a interpretação do tipo de deficiência? Será o inspector que depois decide de que tipo é ou há um documento com todas as situações possíveis ou por analogia.Exemplo:

    "...e agora esta não sei se é chumbo ou se é tipo 1
    o espelho dos farois queimado
    luz difusa."

    Acredito que o comum condutor não saiba, mas, será que fica ao critério de cada inspector?
    Eu sei que não é pelos meus 6 euros que irão ficar milionários, gostaria é de saber qual o documento pelo qual eu posso regular para que da próxima vez não seja sujeito a este chumbo...

    Deixo aqui uma pergunta: Um dos meus automóveis tem ESP (controlo de estabilidade) Se ele estiver avariado e estiver sempre desligado, o meu carro passa ou chumba?

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Lino
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Pinhal Novo aka PN
    Mensagens
    237

    Padrão

    a mim chumbaram-me um carro (citroen AX) porque não tinha agua nos mijas, que tal?
    sim, não tinha agua, sai de lá, comprei uma garrafa de agua lá na maquina deles, meti a agua no mija, paguei 6 ou 7€ (já nem me lembrou) e passou.

    agora diz-me, viste-me aqui com esta birra toda?
    epah... chumbou, temos pena, arranja isso e é se queres que passe.

    que mais queres que te façam?

  8. #8
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    mai nd! eles é que mandam, já houve pessoal que chumbou pelas luzes falharem e depois chegarem lá fora e darem umas pancadinhas no farol e acender, e ainda voltarem para trás a dizer que acendeu, paciência não acendeu na IPO chumbou, insert coin e try again

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Knox
    mai nd! eles é que mandam, já houve pessoal que chumbou pelas luzes falharem e depois chegarem lá fora e darem umas pancadinhas no farol e acender, e ainda voltarem para trás a dizer que acendeu, paciência não acendeu na IPO chumbou, insert coin e try again
    Peço desculpa, mas não entendi... Chumbou pelas luzes?? Quais? As de interior? Eu não estou a falar das de presença, ou as de Stop ou as do pisca ou os médios... Estou a falar nos projectores de nevoeiro de frente.

    Eles é que mandam??? Se um policia te multar por estares a cometer algo que só ele é que sabe, tu não contestas? Pelos vistos não... paciência pagas e não bufas né ... É por estas situações é que por vezes há abusos e os abusados nada dizem, porque:
    Citação Mensagem Original de Knox
    mai nd! eles é que mandam,...

  10. #10
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    vou estar a barafustar para quê? claro que se houver alguma coisa que eu conteste é claro que resmungo até certo nível, mas não vale de nada porque eles têm a faca e o queijo na mão

  11. #11
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Knox
    vou estar a barafustar para quê? claro que se houver alguma coisa que eu conteste é claro que resmungo até certo nível, mas não vale de nada porque eles têm a faca e o queijo na mão
    Estou a fugir um pouco ao tópico que aqui coloquei mas já agora... Barafustar?? Os policias são agentes de autoridade e para sancionar um infração baseiam-se não no seu apetite ou não de multar mas sim no CÓDIGO DA ESTRADA, nem sequer podem dizer que paga 9999999999 euros por não usar cinto quando até o valor da coima está estipulado por intervalo inferior e superior!! Se me multarem por não usar cinto de segurança, vou barafustar em quê?? Eles apenas procuram as infracções ao código da estrada por parte dos condutores, não passam multas por ir ou não despenteado!! Estamos compreendidos? E voltando ao tópico, eu apenas gostava de existe alguma norma pela qual os inspectores dos IPOs se regem aquando o chumbo dos veículos...

  12. #12
    Membro Fumarento Super user Avatar de Makaveli
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    1.257

    Padrão

    decerto que existe tal documento, mas creio que a maior parte dos inspectores pouco ou nada lhe liga..

    ja sao tantas as historias de chumbos na IPO que ja nada me surpreende.. a de chumbar por n ter agua nos mija-mija é engraçada! LOL

    MCunha, muda de centro de IPO e verás que os criterios mudam.. para mais info dirige-te à DGV

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Marteleira/Lisboa
    Mensagens
    58

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lino
    e agora esta não sei se é chumbo ou se é tipo 1
    o espelho dos farois queimado
    luz difusa.
    No meu caso tinha o espelho dos farois de nevoeiro queimados e foi registado uma anomalia do tipo 1.

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão

    Desculpem apenas uma humilde consideração...ATÉ QUANDO o bom povo português aceita toda e qualquer coisa vinda de gente IMBECIL (sim, quem chumba veículos por razões que a própria razão desconhece...só pode ser imbecil), e fica calado. Até os centros de inspecção têm livro de reclamações onde podemos apresentar a nossa queixa. Se mais que não seja, vimos embora sem o sentimento de frustração que aqui ficou bem patente.
    Se todos tomássemos uma atitude que não a passividade, talvez isto começasse a mudar.
    Cumpts.

    MAZDA 323F (BA)
    K&N (Box); NGK Iridium;

    http://s3.metaldamage.com.pt/c.php?uid=115040

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Makaveli
    decerto que existe tal documento, mas creio que a maior parte dos inspectores pouco ou nada lhe liga..

    ja sao tantas as historias de chumbos na IPO que ja nada me surpreende.. a de chumbar por n ter agua nos mija-mija é engraçada! LOL

    MCunha, muda de centro de IPO e verás que os criterios mudam.. para mais info dirige-te à DGV
    Bons dias...

    Não tenho a certeza que seria ou não assim, mudar de centro de IPO e o automóvel já não chumba, nem quero pensar que seja desta forma, mas que seja como diz. Amanhã o Makaveli ia lá com o seu automóvel e eles:

    -" Olha mais um condutor que vai levar com um chumbo por não ter agua nos mija-mija!".

    E o makaveli leva com o chumbo e vira-se para eles e diz:

    "-Chumbei, mas agora vou fazer a inspecção a outro lado."

    Será que para eles isso lhes faz grande diferença? Quem tem todo o incómodo é o condutor que leva lá o veículo!! Eles estão a fazer o trabalho(bem ou mal) deles!!

    Citação Mensagem Original de Mazda 323F(BA)
    Desculpem apenas uma humilde consideração...ATÉ QUANDO o bom povo português aceita toda e qualquer coisa vinda de gente IMBECIL (sim, quem chumba veículos por razões que a própria razão desconhece...só pode ser imbecil), e fica calado. Até os centros de inspecção têm livro de reclamações onde podemos apresentar a nossa queixa. Se mais que não seja, vimos embora sem o sentimento de frustração que aqui ficou bem patente.
    Se todos tomássemos uma atitude que não a passividade, talvez isto começasse a mudar.
    Na altura pensei nisso, mas isto penso que se trata de uma questão técnica, e até que ponto é que podemos fazer um protesto por uma situação técnica? Não foi atendimento ou uma questão de mal trato, nada disso... E eu ia argumentar que não queria o meu automóvel chumbado? Não podia! Por isso quis informar-me sobre esta situação, com um dito documento que os inspectores devem ter pelo qual se regem..., mas enfim. Vou tentar escrever um mail à DGV e depois, se responderem, faço um post com a resposta...

    Abraço

    MCunha

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de SM_Silver
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Almada
    Mensagens
    400

    Padrão

    O meu carro foi a coisa de 4 semanas à inspecção, um inspector bastante simpatico e educado pedindo inclusive se eu o autorizava a entrar dentro do veiculo.

    Gajo 5 estrelas, fui a inspecçao sem ter os pneus averbados, tenho 195/50r15 e no livrete 195/55 r 15 e ja sabia que iria la ficar, pela terceira vez, marcado na folha de inspecçao. Aconselhou me a ir a marca para legalizar, ao que eu respondi que estava farto de o fazer mas eles nao me autorizavam, tudo na boa a dar conselhos de como o conseguir.

    Quando chega para ir ver o nivel dos farois é que foi de morrer... "o seu carro esta impecavel mas temos aqui um problemasito, os medios estao demasiado baixos, aliado aos pneus... vai ter que ir rectificar a situação..." fiz um daqueles esforços enormes para nao me rir e ao mesmo tempo o fazer passar por parvo, fui dentro do carro, regulei os farois para cima e la lhe disse "veja la isso outra vez por favor" o gajo la viu e com uma cara de parvo "epah eu realmente sou muito burro..." e eu a pensar para mim... "realmente és!!!".

    O carro passou e pela terceira vez consecutiva com os pneus la anotados.

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    SMF
    Mensagens
    100

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Mazda 323F(BA)
    Desculpem apenas uma humilde consideração...ATÉ QUANDO o bom povo português aceita toda e qualquer coisa vinda de gente IMBECIL (sim, quem chumba veículos por razões que a própria razão desconhece...só pode ser imbecil), e fica calado. Até os centros de inspecção têm livro de reclamações onde podemos apresentar a nossa queixa. Se mais que não seja, vimos embora sem o sentimento de frustração que aqui ficou bem patente.
    Se todos tomássemos uma atitude que não a passividade, talvez isto começasse a mudar.
    Na altura pensei nisso, mas isto penso que se trata de uma questão técnica, e até que ponto é que podemos fazer um protesto por uma situação técnica? Não foi atendimento ou uma questão de mal trato, nada disso... E eu ia argumentar que não queria o meu automóvel chumbado? Não podia! Por isso quis informar-me sobre esta situação, com um dito documento que os inspectores devem ter pelo qual se regem..., mas enfim. Vou tentar escrever um mail à DGV e depois, se responderem, faço um post com a resposta...

    Abraço

    MCunha[/quote]


    Acho que deverias ter reclamado, pois assim, e com um número suficiente de reclamações, talvez os IPO passassem a dispôr dos tais documentos através dos quais os inspectores se regem, para o cliente consultar.
    Nós somos CLIENTES, e como tal, temos alguns direitos, não só a vermos o nosso carro chumbar, mas também a ter a certeza de que está a ser chumbado por algo mais do que a dicotomia BOA/MÁ disposição do inspector.
    Ainda não é obrigatório os veículos virem equipados de fábrica com faróis de nevoeiro (auxiliares). E mesmo que fosse, nunca seria uma norma dotada de rectroactividade.
    Se bem se recordam, ainda existem veículos a circular que não dispunham de cintos de segurança na altura em que foram fabricados, e assim sendo, não se lhes pode exigir que os tenham no IPO. Penso que se trata de mais um destes casos. Se calhar com outro inspector, bastava referir que ainda não é obrigatório os veículos virem equipados com os ditos faróis de nevoeiros para a situação ficar resolvida com outro desfecho.
    Não desistam nunca de lutar pelo vossos direitos, quanto mais não seja, o direito de serem esclarecidos.
    Cumpts.

    MAZDA 323F (BA)
    K&N (Box); NGK Iridium;

    http://s3.metaldamage.com.pt/c.php?uid=115040

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    7

    Padrão

    Mais uma vez... Boas.

    Resolvi o meu problema e espero que resolva o de muitos mais condutores. Caso os moderadores achem que sim deveriam reter este tópico ou pelo menos criar um post com a informação que que se deve saber antes de ir a um IPO.

    Tiveram toda a razão em me ter chumbado o automóvel. Nestas alturas, há que mostrar o devido reconhecimento, embora custe.

    Já sabem antes de ir a uma inspecção, não custa nada passarem os olhos pelo documento neste link: http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/despacho_5392_99.pdf

    Um abraço

    MCunha

  19. #19
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    ainda houve a bronca á tempos de chumbarem os carros que têm farois de nevoeiro amarelos e os médios brancos, se me chumbassem nessa situação resmungava mesmo a sério porque se o carro trazia de órigem ou por opção é lógico que está aprovado pela marca

  20. #20
    Membro Fumarento Super user Avatar de Makaveli
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    1.257

    Padrão

    MCunha, ou eu n me expliquei bem ou entendeste mal.. é claro k n te disse pa mudares de IPO so pa passares lol.. o k eu keria dizer é k alguns parece k tao la mesmo pa chumbar o pessoal e outros até ajudam...

    por exemplo, a semana passada o meu foi pa IPO, passou so com anotaçao por causa da medida da jante.. mas eskeci-me de meter agua no mija, tinha pouca, e kuando o homem ligou akilo até parecia k deitava espuma.. ele apenas alertou para isso, n me chumbou o carro lol..

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Validade dos Pneus dá Chumbo na IP
    Por Cham brr no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 29
    Última Resp.: 10-07-2009, 11:01
  2. Mudar motor pode dar chumbo na inspecção?
    Por Juan Kebarro no fórum Manutenção
    Respostas: 7
    Última Resp.: 20-11-2008, 01:09

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •