ninguem me sabe responder a isto?
normalmente nos outros motores o respirador do oleo é só um tubo que sai da tampa das valvulas e encaixa na admissão.
no meu é diferente, sai um tubo da tampa das valvulas e sai um tubo do bloco na parte de trás, esses dois tubos unem-se e vão encaixar num copinho preto, desse copinho preto é que sai um tubo que encaixa na admissão, e por baixo do copinho ainda sai um tubo que vai para baixo do motor, pelo que dizem encaixa no carter, para fazer retorno de oleo para o carter.
aqui vai uns esquemas feitos no paint.
este é o esquema do funcionamento original:
este é o esquema como eu tenho tido com uma garrafinha para aparar o oleo que devia ir para a admissão:
mas como tive que desmontar aquilo tudo, o copo e os tubos para desmontar o colector, eu não queria estar a montar aquilo tudo novamente, e pensei nestes esquemas, não sei qual o melhor, porque não sei para que serve o tubo que vem do bloco na parte de baixo e se une com o tubo da tampa das valvulas, em relação ao tubo que vai dar ao carter penso que se possa tapar.
são estes dois esquemas que imaginei:
este:
e este: