Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 50

Tópico: carta aos 16 anos

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    29

    Padrão carta aos 16 anos

    boas sei que ja ha threads sobre isto mas não com o intuito da minha!


    ao falar com um advogado ao acaso ele falou-me que era possivel tirar carta de automovel com 16 anos, um artigo de lei muito escondido mas como advogado ele sabe os todos. ele diz que para carta aos 16 precisa-se de um processo de emancipação judicial, uns testes psicológicos e pagar a carta que por sinal é um pouco mais cara! alguem sabe disto, conhece um artigo oficial que fale acerca disto?


    ja agora, quanto custa mais ou menos a carta de condução para uma moto 125

  2. #2
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    epa para que queres ter carta de carro com 16 anos ??
    sinceramente não consigo ver uma resposta logica para isso... aos 16 anos, digam o que disserem não tens cabeça suficiente para conduzir um carro, nem por vezes uma 125cc...
    tenham calma.. tudo tem o seu tempo..
    uns testes psicológicos isso devia era ser feito a todas as pessoas que tiram carta.. assim todos outros testes.. não havia 1/4 das porcarias que se vem na estrada...

    e não, não sou nenhum santo ao volante.. tambem peco, como todas as outras pessoas..
    2 old 4 this $hit

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    lisboa/margem sul
    Mensagens
    331

    Padrão

    Boas,

    Pelo que sei podes tirar carta aos 16, isto é... com autorização dos teus pais/encarregados do poder paternal; apenas o que podes tirar é o codigo... desta forma mal faças 18 tiras logo a condução. Isto é o que sei... agora se isso fosse assim ja andava tudo com carta aos 16 anos, coisa que não é verdade... carta de mota ate 125, podes tirar com 16 anos.

    Abraço
    VW Bora 1.6 Highline

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de MartiniManOnIce
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    625

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    epa para que queres ter carta de carro com 16 anos ??
    sinceramente não consigo ver uma resposta logica para isso... aos 16 anos, digam o que disserem não tens cabeça suficiente para conduzir um carro, nem por vezes uma 125cc...
    tenham calma.. tudo tem o seu tempo..
    uns testes psicológicos isso devia era ser feito a todas as pessoas que tiram carta.. assim todos outros testes.. não havia 1/4 das porcarias que se vem na estrada...

    e não, não sou nenhum santo ao volante.. tambem peco, como todas as outras pessoas..
    Completamente de acordo ... carta aos 16 anos ... ainda nem a puberdade passaram e ja querem um carro lool
    cmps

  5. #5
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MartiniManOnIce Ver Post
    Completamente de acordo ... carta aos 16 anos ... ainda nem a puberdade passaram e ja querem um carro lool
    cmps
    É para levar a menina a passear... lol


  6. #6
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2007
    Localização
    Almada
    Mensagens
    34

    Padrão Lol

    16 Anos??!!moço Calma é mto cedo..para levar a menina a passear Vá De MACHIBUMBO. . LOL

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    O tio Raggs ensina:

    A emancipação é o processo pelo qual um menor de 18 anos e maior de 16 adquire os direitos que lhe adviriam pela maioridade.

    A carta de condução - A ou B -só pode ser tirada por quem tiver, no mínimo, 18 anos.

    Ora quem tem mais de 18 anos é maior, mas quem é maior não tem necessariamente, mais de 18 anos. Basta ver que te podes emancipar aos 16.

    Portanto, a emancipação aos 16 não te permite tirar a carta de condução da categoria A ou B.

  8. #8
    NRG
    NRG está desconectado
    Member Average Avatar de NRG
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Cartaxo
    Mensagens
    89

    Padrão

    Eu tinha (e tenho) uma bicicleta...

    Bem bom!!

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    29

    Padrão

    conduzo desde os 10( comecei com tractor e fui subindo) aos 12 ja pegava num carro que dava pa ficarem de boca aberta!!! conduzo que ensina muitos, sei conduzir muito melhor que muitos que andam nas estradas!

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Raggs
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.513

    Padrão

    É essa confiança toda que mata centenas de jóvens ao volante e estreia o registo criminal de outros tantos menores de 18 anos.

  11. #11
    NRG
    NRG está desconectado
    Member Average Avatar de NRG
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Cartaxo
    Mensagens
    89

    Padrão

    Eu tambem conduzo desde cedo, mas aos 16 tinha uma bicileta... além da bela da "asselera" tudo tem o seu tempo...

    Abraço e tem calma...

  12. #12
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Raggs Ver Post
    É essa confiança toda que mata centenas de jóvens ao volante e estreia o registo criminal de outros tantos menores de 18 anos.
    Era precisamente isso que ia dizer dps de ver o post dele... enfim... tristeza... o k se pode fazer...


  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    116

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lo_diablo Ver Post
    conduzo desde os 10( comecei com tractor e fui subindo) aos 12 ja pegava num carro que dava pa ficarem de boca aberta!!! conduzo que ensina muitos, sei conduzir muito melhor que muitos que andam nas estradas!

    N deixa de ser verdade k por vezes vemos cada coisa nas estradas que nos questiona-mos se aquele ou aquela condutora terá mesmo uma carta de conduçao na carteira =\. Pah, é normal quereres a carta aos 16. eu tb queria. tb conduzia mtas vezes sem carta mas vais ter mesmo de esperar pelos 18. mas podes sempre tirar o codigo la para os 17 e depois tiras logo a conduçao aos 18.

  14. #14
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    começast aos 10 ?? uuuuaaaaauuuuuuuu
    aos 12 ja guiavas um carro ?? uuuuuuaaaauuuuuu
    tenho pena de quem te deixava fazer isso..
    eu aos 13 anos conduzi um ferrari, num recinto fechado e com o meu pai ao lado, mas não era por isso que sabia guiar!! nem que ia para a estrada!! nem quanto mais pensava que ja sabia conduzir!! e que queria tirar a carta!!

    com essa mentalidade vais ter um grande futuro na estrada...
    espero que não me venha a cruzar contigo nos teus 1ºs tempos de carta...
    tu e todas as outras pessoas apenas aprendem a conduzir depois de apanharem um susto forte, ai sim..
    começam a respeitar a estrada, o carro e as outras pessoas que estão na vida delas e que não tem nada a ver com a tua irresponsabilidade... ou excesso de skill de condução...
    aprender é uma coisa demorada, e que vais aprendendo todos os dias.. e tem sempre duas coisas em mente
    1º - cada carro é um carro, não existem 2 iguais..
    2º - não culpes os outros pelas tuas asneiras..
    2 old 4 this $hit

  15. #15
    Senil Member Senior
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Almada Velha
    Mensagens
    626

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    começast aos 10 ?? uuuuaaaaauuuuuuuu
    aos 12 ja guiavas um carro ?? uuuuuuaaaauuuuuu
    tenho pena de quem te deixava fazer isso..
    eu aos 13 anos conduzi um ferrari, num recinto fechado e com o meu pai ao lado, mas não era por isso que sabia guiar!! nem que ia para a estrada!! nem quanto mais pensava que ja sabia conduzir!! e que queria tirar a carta!!

    com essa mentalidade vais ter um grande futuro na estrada...
    espero que não me venha a cruzar contigo nos teus 1ºs tempos de carta...
    tu e todas as outras pessoas apenas aprendem a conduzir depois de apanharem um susto forte, ai sim..
    começam a respeitar a estrada, o carro e as outras pessoas que estão na vida delas e que não tem nada a ver com a tua irresponsabilidade... ou excesso de skill de condução...
    aprender é uma coisa demorada, e que vais aprendendo todos os dias.. e tem sempre duas coisas em mente
    1º - cada carro é um carro, não existem 2 iguais..
    2º - não culpes os outros pelas tuas asneiras..

    LOLOLOLOL....concordo em tudo o que dizes.....as pessoas so abrem os olhos dpx de marrarem com os cornos na parede....
    com essa idade, 16 aninhos, tb ja conduzia tudo, carro, mota, tudo q tivesse rodas, eu conduzia....tinha a mania....faco e aconteco......ate ao dia q roubei o carro ao meu papa e numa de dar show e mostrar o qt eu sei conduzir, marrei contra uma retro-escavadora, q tava parada , desfiz o carro todo e a mim tb.....tive 1hora para me tirarem dentro do carro....tive 1 mes de cama com 2 pernas fdd e mais merdas q nao me lembro....resultado final.....carro ao ar.....pais F#didos comigo e com razao, e muito importante as dores no lombo....e a vergonha na cara qd me apercebi q afinal nao sou tao bom condutor.....hoje ja ando perto dos 30 e digo o mm....nao sou nenhum fittipaldi.... desenrasco-me.......
    por isso moco......vai com calma.....ouve os conselhos da malta e nao te exaltes...eu sei q e dificil pois todos nos ja passamos por essa idade....muito sangue na guelra da m#rda......

    abracos e espera mais 1 anito.....passa rapido...
    C3 1.4 HDI 16V full stock
    Spitfire MKIV 1972....

  16. #16
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Localização
    Leiria
    Mensagens
    116

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nars Ver Post
    LOLOLOLOL....concordo em tudo o que dizes.....as pessoas so abrem os olhos dpx de marrarem com os cornos na parede....
    com essa idade, 16 aninhos, tb ja conduzia tudo, carro, mota, tudo q tivesse rodas, eu conduzia....tinha a mania....faco e aconteco......ate ao dia q roubei o carro ao meu papa e numa de dar show e mostrar o qt eu sei conduzir, marrei contra uma retro-escavadora, q tava parada , desfiz o carro todo e a mim tb.....tive 1hora para me tirarem dentro do carro....tive 1 mes de cama com 2 pernas fdd e mais merdas q nao me lembro....resultado final.....carro ao ar.....pais F#didos comigo e com razao, e muito importante as dores no lombo....e a vergonha na cara qd me apercebi q afinal nao sou tao bom condutor.....hoje ja ando perto dos 30 e digo o mm....nao sou nenhum fittipaldi.... desenrasco-me.......
    por isso moco......vai com calma.....ouve os conselhos da malta e nao te exaltes...eu sei q e dificil pois todos nos ja passamos por essa idade....muito sangue na guelra da m#rda......

    abracos e espera mais 1 anito.....passa rapido...
    x2 tudo verdade. todos ja tivemos 16 anos. por isso sabemos o que sentes, e tb sabemos a que é que leva essa pressa toda. no caso do user "nars", levou-o contra uma retroescavadora. tens de ser paciente e quando puderes conduzir, saberes respeitar os outros condutores.


    cumps =)

  17. #17
    TXP Senior Avatar de Blue_Tdi
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Com as Gatas
    Mensagens
    630

    Padrão

    à 10anos atras, tambem tinha a mesma duvida....

    tambem comecei a conduzir antes de ter carta...
    Mas andava sempre com medo....

    Aos 16anos, tirei a carta A1.... o codigo é igual ao da categoria B, logo caso fosse apanhado pelas autoridades a pena não era tão grande...

    mesmo assim, so consegui tirar a categoria B 15 dias depois de fazer 18 anos....

    Essa historia de ser possivel ter carta aos 16 anos, ja é antiga...
    É possivel mas não é a de carro.... apenas consegues o codigo....


    Ja agora:
    antes de ter carta, tambem pensava que conduzia mt bem.
    Mas não arriscava... quando tive carta, pensei ser heroi na estrada... ate ter meio ano de carta e ficar a saber que afinal ainda tinha muito que aprender... acidentes com fartura...

    quando acordei para a vida, deixei de ter acidentes e deixei de pensar que era o melhor.....

  18. #18
    Membro Fumarento Super user Avatar de Makaveli
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    1.257

    Padrão

    já está tudo dito...

    só te tornas um bom conductor o dia em que passares, sem bater em ninguém, na rotunda do marquês em hora de ponta lol

  19. #19
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lo_diablo Ver Post
    conduzo desde os 10( comecei com tractor e fui subindo) aos 12 ja pegava num carro que dava pa ficarem de boca aberta!!! conduzo que ensina muitos, sei conduzir muito melhor que muitos que andam nas estradas!

    com essa idade ja andava eu com carros de 19Ton ....... so what ?


    O mal é começarmos tão cedo, depois parece uma eternidade até chegarem os 17 anos e 6 meses ....


    Sabes conduzir melhor ? errado ...... és um perigo maior pq tens consciência de uma coisa que não és..... e aí sim .... és perigoso.


    Todos os meus amigos, ou ja desfizeram carros ou ficaram magoados em acidentes.... eu tive 1 semana calma a conduzir, a partir daí e até há um ano foi sempre a prego .... de há um ano para cá tenho ideia que reduzi um pouco as velocidades, mas conduzo melhor...... - Acima de tudo é preciso ter cabecinha.

    e já vou no 6º ano de carta..... com várias centenas de milhar de kms em cima....


    Mas tive bons professores e humildade para ouvir, calar e aprender....


    Não sou nenhum Fangio, mas vou tendo sensibilidade para me safar de algumas......

    Mantém essa atitude, que te acontece o que me aconteceu há uns 4 aninhos..... 3 meses de reabilitação à pala de uma parvoice ..... preferia ter destruido o carro a ter passado pelo que passei .... é so o que te digo. 'Elas nao matam mas moem !'

  20. #20
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Makaveli Ver Post
    já está tudo dito...

    só te tornas um bom conductor o dia em que passares, sem bater em ninguém, na rotunda do marquês em hora de ponta lol

    pensamento falacioso :


    todos os taxistas sao bons condutores !

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. carta á menos de três anos
    Por ricardo2010 no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 11
    Última Resp.: 17-09-2010, 16:50
  2. Carta de Condução
    Por Tatiana no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 4
    Última Resp.: 29-06-2009, 22:18
  3. Carta provisória [3 anos]
    Por LoiRinho no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 34
    Última Resp.: 06-09-2008, 23:00
  4. Carta aos pais
    Por ColtGLi no fórum TOLices
    Respostas: 5
    Última Resp.: 03-04-2008, 18:37
  5. Respostas: 0
    Última Resp.: 18-10-2007, 20:46

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •