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  • 1 Escrito por piresPQ

Tópico: Carisma a engasgar

  1. #1
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    Padrão Carisma a engasgar

    Tenho um Mitsubishi carisma 1.6 , com um pequeno , mas grande problema . O carro em baixas rotaçoês faz um pouço e não desenvolve . Já levou as duas bobines nas velas e nada , os cabos das velas são novos , e agora disem-me que podera ser do medidor da massa de ar , gostava de saber a vossa opinião .

  2. #2
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    Boas.

    Pode ser o sensor TPS (Throttle Position Sensor). Tive os mesmos sintomas no meu swift e descobrimos que era dai. É um sensor que está ligado à borboleta da admissão. Conforme pressionas o acelerador a borboleta vai abrir mais ou menos e esse sensor não é mais do que um potenciómetro (resistência variável) que se movimenta ao mesmo tempo que a borboleta. Basicamente, é o sensor que a centralina usa para saber quanto é que estás a acelerar.

    O sensor TPS do meu siwft pecava por ser uma resistência variável de carvão, carvão esse que se vai desgastando pela fricção aplicada, intempéries, etc. Não sei se o teu sensor será feito do mesmo material mas não perdes nada em testá-lo a ver se ele funciona bem.
    srmarques gosta disto.

  3. #3
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    Tens é de tirar o carvão ao carro

  4. #4
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    Vai na volta , até deve ser , mas não vou por ai , que ele acima das 2000 rotações
    desenvolve muito bem .

  5. #5
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    Obrigado vou até á oficina procurar esse sensor .

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    Boas.

    Pode ser o sensor TPS (Throttle Position Sensor). Tive os mesmos sintomas no meu swift e descobrimos que era dai. É um sensor que está ligado à borboleta da admissão. Conforme pressionas o acelerador a borboleta vai abrir mais ou menos e esse sensor não é mais do que um potenciómetro (resistência variável) que se movimenta ao mesmo tempo que a borboleta. Basicamente, é o sensor que a centralina usa para saber quanto é que estás a acelerar.

    O sensor TPS do meu siwft pecava por ser uma resistência variável de carvão, carvão esse que se vai desgastando pela fricção aplicada, intempéries, etc. Não sei se o teu sensor será feito do mesmo material mas não perdes nada em testá-lo a ver se ele funciona bem.
    A maneira mais fácil de ver esse problema é com um osciloscópio. Se ao acelerar o osciloscópio mostrar um súbita quebra na linha que está a traçar é a prova que o censor TPS está avariado e tem que ser trocado.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de srmarques Ver Post
    Tenho um Mitsubishi carisma 1.6 , com um pequeno , mas grande problema . O carro em baixas rotaçoês faz um pouço e não desenvolve . Já levou as duas bobines nas velas e nada , os cabos das velas são novos , e agora disem-me que podera ser do medidor da massa de ar , gostava de saber a vossa opinião .
    Ligue o carro à maquina e no livedata veja o funcionamento do sensor MAP (penso que não seja uma MAF). Com o motor parado o sensor deve indicar a pressão barométrica do ar. Com o motor em funcionamento ao relenti deve indicar o valor da depressão existente no colector de admissão. Um pormenor que deve verificar é que o valor não deve oscilar. Ao acelerar o valor deve aumentar, pois o valor da depressão tem que ser maior. Se estiver a oscilar muito ao ralenti, o censor está avariado e tem que ser trocado.
    Mecatrónica automóvel , diagnóstico e reparação

  8. #8
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    o Sensor da borboleta não é quase de certeza porque não o têm..
    Se for é o medidor de massa de ar..

    Cumps

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