Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Cabos de velas

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão Cabos de velas

    Numa manutenção rotineira ao carro de uso diário (Toyota Corola EE90), reparei que na última vez que bateria foi retirada do carro, ao ser remontada o gancho que fixa o braço de segurança ao apoio da bateria não foi devidamente recolocado e permitiu à bateria deslizar sobre o "prato" de suporte (uma espécie de bandeja plástica onde é suposto a bateria encaixar) até encostar nos cabos das velas uma caixa (que assumo que ser de fusíveis), que está montado no cabo do pólo positivo da bateria e que com a vibração começou a desgastar um dos cabos.

    Ainda não há comprometimento do cabo mas está completamente fora de questão manter como está. A fixação da bateria já está resolvida, com meia dúzia de palavrões para aliviar os nervos à mistura com umas quantas pragas a quem a fez o rico serviço de montagem.

    Dúvidas concretas, conforme seguem:

    a) mandei às malvas a bandeja de bateria; só tem dimensões para as de 45A ao passo que a que lá está agora é uma de 55A, logo, com mais arcaboiço. Sem o prato, a bateria assenta directamente num apoio metálico que está soldado à estrutura do carro.

    Pode ficar assim ou é preferível pôr algo por baixo para evitar deslizes e outros desaires que não me ocorrem no momento?

    b) já me fui informar de quanto me pode custar um kit de cabos de velas, ficando em cerca de €40+IVA. Não é caro mas não haverá possibilidade de substituir só o cabo "roído"?

    c) Se tiver de substituir não poderei fazer os cabos eu próprio?
    Vivo numa zona em que existem muitos clássicos/antiguidades motoras, alguns dos quais já têm muita dificuldade em obter este tipo de componentes de substituição e já me constou que há quem compre o cabo a metro e os crave por si mesmo mas é um círculo muito restrito e para o qual não arranjo convite para tirar a limpo este tumor e obter o know how.

    d) ligeiramente off-topic: o terminal positivo tinha uma espuma azul por baixo, seca, que saiu com um simples sopro. A bateria é de construção moderna, selada, e está plenamente funcional, mas poderá ser indício de comprometimento da bateria com uma fuga de electrólito?

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de germani
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    portugal
    Mensagens
    1.600

    Padrão

    mandei às malvas a bandeja de bateria; só tem dimensões para as de 45A ao passo que a que lá está agora é uma de 55A, logo, com mais arcaboiço. Sem o prato, a bateria assenta directamente num apoio metálico que está soldado à estrutura do carro.

    Pode ficar assim ou é preferível pôr algo por baixo para evitar deslizes e outros desaires que não me ocorrem no momento?
    Pode ficar assim ,quanto aos cabos podes mudar Tu mesmo mas nao compres nos Chineses

  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão

    Ainda não tinha tido tempo para fazer o ponto da situação mas a bateria não pode ficar como está.

    O braço de segurança que faz pressão para a segurar não a consegue imobilizar perfeitamente se a bandeja não estiver colocada, pois também eleva ligeiramente o bloco, para facilitar o alinhamento com duas garras que lá estão soldadas. A somar a isto, o metal do apoio não oferece atrito suficiente à base da bateria e acaba a haver deslizamentos; conduzir numa estrada com curvas a mais de 40 à hora dá direito a banda sonora.

    Quanto aos cabos de velas, já arranjei uma boa cotação para os substituir, por um jogo da Bluetech (ou um nome semelhante). Mas continuo a querer descobrir onde se vende o condutor para fabricar eu mesmo os cabos de velas.

Tópicos Similares

  1. [Vendo] Cabos velas OBX-R + Velas Iridium OBX-R
    Por CouRaGE` no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-07-2008, 23:20
  2. [Vendo] Cabos velas OBX-R+Velas Iridium da OBX-R + Admissão Directa OBX
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-01-2008, 19:46
  3. [VENDO] Velas iridium + Cabos de velas da OBX-R para Hondas
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 16-08-2007, 13:29
  4. [VENDO] Velas em iridium da OBX-R + Cabos de velas da OBX-R
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 08-08-2007, 22:56

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •