A marca italiana apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt um nova família de pinças em alumínio para veículos de gama alta.A redução de material nos pontos da pinça submetidos a menor esforço permite reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes. O seu desenho, com cinco aberturas, permite reduzir o peso em 8% sem perder rigidez ou rendimento, de acordo com a Brembo.


As novas pinças estão disponíveis em versões de 17 polegadas (5,9 kg de peso), 18 polegadas (7,7 kg) e 19 polegadas (8 kg). A Brembo explica que para discos destas características normalmente são necessárias pinas de grandes dimensões, o que aumenta o peso. Porém, “a nova pinça da Brembo conseguiu o equilíbrio perfeito entre um ótimo tamanho dos discos com grandes superfícies de travagem e uma notável leveza”. Tudo isto graças a mais de 100 mil horas de trabalho que a Brembo dedicou ao seu desenvolvimento, desde 2011, de acordo com dados da empresa.


Além disso, as pinças que entraram já em produção, vão adaptar-se a cada modelo de veiculo, com o objetivo de complementar o estilo de desenho dos diferentes fabricantes. “Graças a um enfoque no ‘co-desenho’ com cada um dos fabricantes de automóveis, serão implementadas soluções adaptadas especificamente para cada modelo de veículo”.