Up
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Boas
Preciso da ajuda dos entendidos em turbos e suas aplicações.
O meu Bravo de 105cv, como indica o titulo, traz de origem um GTB1446SZ - Geometria fixa.
Gostaria de saber quais os turbos que seriam uma boa aplicação neste motor, preferencialmente sem inventar muito
A unica solução que tenho seria o do 1.6 de 120cv - GTB1446VZ - que deverá ser plug&play..
Que me dizem?
Obrigado
Cumps.
Up
Need Help
Provavelmente ainda ninguém trocou turbo nesse carro.. Vais ter que te armar em aventureiro/pioneiro e estudar a situação.
Tinhas comprado logo o 1.6 120cv...com essa adaptação (material+mão-de-obra+repro) vai-te ficar + caro de certeza
Tens os 1749v/va/vb/vc/vm
sim á partida o turbo do 120cv deve dar plug&play.
E o Garrett dos antigos JTD 1.9 da geometria variavel, nao servem?
GTB1446SZ --> GTB1446VZ
Mesmo que seja " plug'n play" não me parece que que tenhas ganhos assim tão grandes..o que me parece só pela designação é que o VZ é de geometria variavel..logo ganharás mais baixas..e a electrónica "stock" gere essa mudança de turbo??
Porque o "tamanho" do turbo é igual !! tanto a turbina como a compressora!!
O preço que poderás gastar mete logo um turbo maior , com já disseram, a série 1749v parece uma boa aposta para esse motor..e com uma repro a acompanhar, isso sim, um bom investimento..mas ao que parece esses motores ainda são "chatos" de chipar...
Cee'd CRDi
TD 100 +/- stock ...
Obrigadão pelas vossas opiniões.
Para quem entende pouco é sempre importante ouvir os mais experientes.
Tenho de aprofundar mais o assunto, porque para fazer quero fazer bem.
O Bravo baixas já tem. Disseram-me que as altas eram mais fraquinhas porque o turbo é G. Fixa e com um variavel iria melhorar bastante as altas.
A repro já fiz. Fui medir no outro dia na JC motorsport.
129cv e 368nm
Vou estando atento as vossas opiniões sobre este tipo de assunto e logo decido o que fazer. Claro que tb dependo do t€mpo para tal..
Cumps.
Então mas o 14 e o 46 não dizem respeito às dimensões de compressora/turbina??Originally Posted by P_JOTA View Post
GTB1446SZ --> GTB1446VZ
o "tamanho" do turbo é igual !! tanto a turbina como a compressora!!
Diz quem?
Sei que pode haver pequenas diferenças mas nada do outro mundo...
Esclarece-me lá melhor sff
Cee'd CRDi
TD 100 +/- stock ...
O "14" é a serie do turbo, o modelo podemos dizer assim. O "46" é a medida do exducer da compressora mas depois faltam as medidas do inducer da compressora e do inducer e exducer da turbina.
inducer da compressora = parte que se vê de fora, a que "xupa" o ar.
exducer da compressora = parte que não se vê sem desmontar o turbo, que empurra o ar puxado pelo inducer.
inducer da turbina = parte que recebe os gases de escape.
exducer da turbina = parte da turbina que se vê a olho nú.
Para completar o meu outro reply, dou-te um exemplo prático:
Tanto o motor 1.9 tdi 110 como o 2.0 d bmw de 150cv usam um turbo de referência GT1749v, no entanto como é óbvio o turbo do motor BMW tem dimensões de turbina e compressora bem diferentes do outro, devido a ter que mover MUITO mais ar.
No entanto, a serie do turbo e o diâmetro do exducer da compressora são iguais.
Última edição por Cap; 16-09-2009 às 18:44.
Muito boa explicação, não sabia nenhum destes termos nem a sua explicação.
Graficos aqui...
http://www.tuning.online.pt/forum/fi...700#post586700
Pois, assim já entendo melhor e comprovo isso pois o GT1544 que o tdi 90 VP tem é diferente do meu gt1544 !! o meu tinha uma admissão para a compressão bem maior
Por acaso já me tinha perguntado algumas vezes sobre este assunto!! assim fica arrumado! thanks e desculpem lá se confundi alguém
Cee'd CRDi
TD 100 +/- stock ...