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Tópico: bombas saxo

  1. #1
    Lip
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    Padrão bombas saxo

    Boas, tenho um xsi 1.3 de 95 e como voces sabem parece um figo seco a travar. tenho um rapaz k tem umas bombas do saxo cup perdidas la por casa que era capaz de me fazer aquilo barato, as minhas duvidas era se ia notar significativamente alguma coisa e se basta por as bombas ou precisa de mais alguma coisa para alem das bombas?

    obrigado e abraço

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de Lip Ver Post
    Boas, tenho um xsi 1.3 de 95 e como voces sabem parece um figo seco a travar. tenho um rapaz k tem umas bombas do saxo cup perdidas la por casa que era capaz de me fazer aquilo barato, as minhas duvidas era se ia notar significativamente alguma coisa e se basta por as bombas ou precisa de mais alguma coisa para alem das bombas?

    obrigado e abraço
    boas que eu saiba o xsi do 95 ja traz umas bombaças iguais ao saxo,o melhor é pores umas com discos de 266mm,tipo 306hdi ou 206.

  3. #3
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    Cool Pouca eficiencia na travagem

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    boas que eu saiba o xsi do 95 ja traz umas bombaças iguais ao saxo,o melhor é pores umas com discos de 266mm,tipo 306hdi ou 206.
    O meu XSi 1.3 Mk1 de 95 está com dificuldades em travar. Já mudei os discos e as pastilhas. Desta ultima vez mudei mesmo a bomba central, mas continuo a dizer que aquilo não trava coisa nenhuma, não sei se será problema do material das pastilhas ser de fraca qualidade. Estou tentado a meter as bombas do saxo, pois embora os discos sejam os mesmos, as pinças são bem maiorzinhas.

  4. #4
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    travagem de saxo n deixa de ser de 247mm ventilados... é possível que seja um pco superior à de origem do XSi, mas n deixa de ser fraquinha...
    os 266mm que aí foram falados fazem a diferença da noite para o dia e com material de susbtituição, ou seja, sem ter discos dos caros nem pastilhas super agressivas que arrumam os discos em menos de nada...

    com tempo consigo arranjar bombas+discos de 266mm novos... se houver interessados mandem PM. e o preço nem é tão mau quanto possam pensar

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  5. #5
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    exatamente é o que eu digo para gastar dinheiro mais vale por os discos 266mm com as respectivas bombas.cumps

  6. #6
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    Wink Eficiência na travagem

    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    exatamente é o que eu digo para gastar dinheiro mais vale por os discos 266mm com as respectivas bombas.cumps
    Acho isso tudo muito certo. Só tem um pequeno senão, que é habilitar-me a ser parado por um policia que se acha uma sumidade em mecânica, um verdadeiro expert em Peugeot 1.3 XSi Mk1, a começar a interpretar o código a seu belo prazer, porque acordou com os azeites nesse dia, ou porque quer implicar porque adoraria ter um carro como o meu e não tem. Depois apreende-me o carro porque os discos não são do tamanho dos originais. Se eu tiver umas bombas que são maiores, com umas pastilhas maiores, mas os discos forem do tamanho original, vai passar despercebido ... (Low Profile).

    É claro, que o eu quero mesmo é por o carro a travar como quando o comprei e antes de ter entrado no concessionário da Peugeot. Antes bastava um toque suave no pedal do travão para parar mesmo. Não é como agora que quase me ponho em cima do pedal e a pedir por todos os anjinhos que ele começe a abrandar e depois pare.

  7. #7
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    as bombas n tando pintadas de cor berrante n chamam a atenção... e cabe em 14", por isso por aí tb n há grandes canas...
    tenho um amigo que tem um 106mk1 com jante de XSi e aquilo só precisou levar o desbaste típico no suporte e um extra por os pesos serem dos de colar e roçarem na bomba... mas nada de especial... aquilo n dá grande cana... n é propriamente uns brembo de 4 bombitos...

    XAD + XADT

  8. #8
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    Cool Travar, mal e porcamente, mas é só às vezes

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    as bombas n tando pintadas de cor berrante n chamam a atenção... e cabe em 14", por isso por aí tb n há grandes canas...
    tenho um amigo que tem um 106mk1 com jante de XSi e aquilo só precisou levar o desbaste típico no suporte e um extra por os pesos serem dos de colar e roçarem na bomba... mas nada de especial... aquilo n dá grande cana... n é propriamente uns brembo de 4 bombitos...
    O que eu não entendo mesmo, e ando à nora, é o facto de:

    Ter mudado a valvula e o vedante que liga o cervo-ao-freio ao tubo que vai ao colector de admissão, e durante 1 dia pareceu-me que fiquei melhor de travões.

    depois , mudei o tubo que liga o cervo-ao-freio ao colector de admissão e ter posto a nova bomba central dos travões, feito a purga ao sistema de travagem e ter durante 5 dias bons travões.

    Quando fiz a manutenção ao eixo trazeiro, aproveitei para purgar à frente também (saíu muito ar).

    Parece-me que constantemente as pastilhas ficam enconstadas aos discos, aquecem e depois deixa de ter eficácia. Desconfiu que constantemente tenho os discos engordurados, uma vez que nos dias que chove os travões ficam melhores por os discos oxidarem ligeiramente.

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    travar melhor com tempo de chuva? pastilhas encostadas? lol
    se os discos tivessem sempre a ser entalados pelas pastilhas andavas um boicado e quando saisses notavas bem pelo cheiro... e sentias o carro amarrar mais...
    já viste s n é falta de vacuo no servo-ao-freio? pode tar estragado la dentro e teres esse mau comportamento...

    XAD + XADT

  10. #10
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    Red face Como vejo isso ?

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    travar melhor com tempo de chuva? pastilhas encostadas? lol
    se os discos tivessem sempre a ser entalados pelas pastilhas andavas um boicado e quando saisses notavas bem pelo cheiro... e sentias o carro amarrar mais...
    já viste s n é falta de vacuo no servo-ao-freio? pode tar estragado la dentro e teres esse mau comportamento...
    Também suspeito disso, que seja mesmo falta de vacuo. O problema é que não sei como vejo isso. Por vezes sinto que quando o carro anda melhor, também tenho mais poder de travagem. Será que tenho algum problema no colector de admissão, juntas do colector, junta do corpo da borboleta ?

  11. #11
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    tb é uma opção... mas já viste se tá bem apertado? lol
    cenas básicas q nng se lembra é o q n falta...

    p ver s tem vácuo é com um manómetro de turbo ou dos proprios para aspirados q so marca de 0 a -1 bar... se souberes d alguem q tenha manómetro d eturbo pede emprestado... é so ligar algures dp da borboleta e siga...

    XAD + XADT

  12. #12
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    Red face Como detecto essa falha ?

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    tb é uma opção... mas já viste se tá bem apertado? lol
    cenas básicas q nng se lembra é o q n falta...

    p ver s tem vácuo é com um manómetro de turbo ou dos proprios para aspirados q so marca de 0 a -1 bar... se souberes d alguem q tenha manómetro d eturbo pede emprestado... é so ligar algures dp da borboleta e siga...
    Devo medir a pressão barometrica do colector de admissão ? Por exemplo ligar ao mesmo tubinho que liga ao sensor MAP ?

    Já agora, aonde posso ver qual é a pressão barometrica no cervo-ao-freio ?

    Uma coisa estranha que acontecia antigamente era eu acelerar e ele moita carrasco, quando desacelerava ele acelerava. Já troquei inclusivamente o sensor da posição da borboleta. Mas o que me aconteceu hoje foi acelerar e ele enrolou, depois senti ele a ter força e acelerar. É provavel que haja mesmo uma coisa que me esteja a falhar, mas o quê ?

  13. #13
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    a pressão do servo ao freio com o carro ao relati tem que ser parecida com a do colector de admissao...

    o carro dp de desligado o pedal do travão fica logo rijo ou ainda aguenta uma ou duas bombadas? é uma maneira de ver se tá a aguentar o vacuo

    quanto ao embrulhar e assim... se os sensores tão mais que vistos eu aponto para alguma entrada de ar inesperada... o motor passo-a-passo tá a funcionar bem? verifica todos os tubos que ligam no colector de admissao e inclusive se este veda bem com a cabeça

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  14. #14
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    Cool Problema esquisito e dificil de resolver

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    a pressão do servo ao freio com o carro ao relati tem que ser parecida com a do colector de admissao...

    o carro dp de desligado o pedal do travão fica logo rijo ou ainda aguenta uma ou duas bombadas? é uma maneira de ver se tá a aguentar o vacuo

    quanto ao embrulhar e assim... se os sensores tão mais que vistos eu aponto para alguma entrada de ar inesperada... o motor passo-a-passo tá a funcionar bem? verifica todos os tubos que ligam no colector de admissao e inclusive se este veda bem com a cabeça
    Já meti novo, o tubinho que vai do colector de admissão ao sensor MAP (estava com fuga de ar), meti um tubinho novo que vai do colector de admissão à valvula que regula a pressão da gasolina (por causa do mecanico meter uma esfera a obstruir o tubo), meti um novo tubo que vai do colector de admissão ao cervo-ao-freio e meti a valvula e o respectivo vedante no cervo-ao-freio. Ainda não vi com olhos de ver a ligação do corpo da borboleta ao colector (comprei um corpo de borboleta em 2ª mão por causa do sensor da temperatura). Acho que vou esperimentar meter um pouco de silicone na junta de plastico do corpo da borboleta. Se calhar, o mesmo que acabo por fazer, é trocar os sensores para o corpo que comprei e faço a troca.

    hoje de manhã o carro não estava a travar lá muito bem. Quando cheguei ao trabalho, toquei no disco do travão e quase me queimei, apesar de praticamente não ter feito travagens.

    No fim do dia, quando fui para casa, fiz umas esperiencias e fiquei com a sensação que estava a travar em condições. Por diversas vezes dei uns toques no pedal do travão e senti o pedal a parar a determinada altura do curso e senti o carro a travar quando isso acontecia, ficando com a sensação que as maxilas estavam a ser pressionadas contra os discos, e quando as pastilhas enconstavam aos discos, começava a travar e por isso o pedal não descia mais.

    Vou fazer 3 testes:

    Ver a pressão com um manometro de vacuo ou pressão
    Vou fazer uma purga aos travões da frente e ver se saí ar
    Vou fazer o teste de desligar o motor e ver o comportamento do pedal

    Uma coisa que tenho notado, é que quando de manhã pressiono o pedal do travão, ele está rijo e em cima, depois ligo o motor e o pedal vai um bocado para baixo, mas não até ao fim

    A minha duvida se o cervo-ao-freio está estragado, é o facto de eu achar que existe um problema intermitente, o que não me parece ser um problema do cervo-ao-freio. O pedal não vai até ao fim do curso, travando mais ou menos a meio do curso. O pedal não parece estar macio ou esponjoso. Será que com uma simples troca de marca das pastilhas por uma de renome como FERODO me resolve o problema ?

  15. #15
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    Acho isso tudo muito certo. Só tem um pequeno senão, que é habilitar-me a ser parado por um policia que se acha uma sumidade em mecânica, um verdadeiro expert em Peugeot 1.3 XSi Mk1, a começar a interpretar o código a seu belo prazer, porque acordou com os azeites nesse dia, ou porque quer implicar porque adoraria ter um carro como o meu e não tem. Depois apreende-me o carro porque os discos não são do tamanho dos originais. Se eu tiver umas bombas que são maiores, com umas pastilhas maiores, mas os discos forem do tamanho original, vai passar despercebido ... (Low Profile).

    É claro, que o eu quero mesmo é por o carro a travar como quando o comprei e antes de ter entrado no concessionário da Peugeot. Antes bastava um toque suave no pedal do travão para parar mesmo. Não é como agora que quase me ponho em cima do pedal e a pedir por todos os anjinhos que ele começe a abrandar e depois pare.
    ve la se tens os travoes bem sangrados. se ja trocast tudo e continua igual (a travar mal) entao nao sei, so se for mesmo do sangramento do oleo.se tiveres ar nas tubagens o carro trava mal. O meu basta mudei-lhe as bombas de tras a pouco tempo e ta a travar mto bem, basta carregar no pedal q bloqueia logo as rodas e mesmo antes de ter trocado as bombas tb travava assim.
    se nao conseguires resolver o problema tens de ir a uma oficina fazer um diagnostico aos travoes. cump.

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de hmcp Ver Post
    ve la se tens os travoes bem sangrados. se ja trocast tudo e continua igual (a travar mal) entao nao sei, so se for mesmo do sangramento do oleo.se tiveres ar nas tubagens o carro trava mal. O meu basta mudei-lhe as bombas de tras a pouco tempo e ta a travar mto bem, basta carregar no pedal q bloqueia logo as rodas e mesmo antes de ter trocado as bombas tb travava assim.
    se nao conseguires resolver o problema tens de ir a uma oficina fazer um diagnostico aos travoes. cump.
    Quando digo que vou fazer, é uma maneira de dizer, porque na realidade quem faz é o mecanico da oficina aonde vou. Já agora, conhece alguma oficina especializada em efectuar diagnosticos aos travões ?

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