Boas,venho puxar a braza á minha sardinha,como não podia deixar de ser
Eu sou um feliz proprietario de um Fiat Coupe 1.8 de 97.Comprei em 2º mão já quase á dois anos,na altura com 57.000km.Tem actualmente 94.000km.
Posso-te já adiantar que de todos os que referes,é de longe o mais performante.Apesar de ser algo pesado para o motor que tem,o 1.8cc acaba por dar bem conta do recado,muito graças á aerodinamica fantastica deste modelo,á caixa de vel. e ao variador de fase.
Não é nenhum foguete a arrancar,mas mesmo assim consegue fazer 9seg. dos 0-100km/h.
A Fiat reclama para este modelo uma velocidade maxima de 205km/h,mas já consegui dar com ele 235 na VDG,a unica vez que lá fui testar (porque eles andem ai...),estava bastante vento e tinha 3 pessoas no carro.Um colega meu tem um igualzinho ao meu e com uma BMC-CDA já deu 245,com 4 pessoas,e não cortou rpms
Não acredito que,quer o 1.8TDS,quer o A3 1.6 lhe consigam fazer frente...são ambos os motores algo "mortos",o do Coupe é muito bom em baixas e tem uma altas explosivas,principalmente as ultimas 2000rpm´s,até ao corte,que acontece as 7.300,é de facto muito bom.
Depois tens um carro deveras exclusivo,um carro que não deixa ninguem indiferente,que apesar dos anos continua actual,tem muita presença e é sem sombra de duvidas,um futuro classico.
O BMW não me diz nada,esse motor já é um pouco arcaico,bomba mecanica e turbo de geometria fixa,tambem não é muito economico em relação aos diesel de hoje e em termos de performance esquece lá isso...
O A3 é se calhar o mais economico destes gasolina,mas a diferença para o Coupe deve ser minima...
O Coupe gasta entre os 6/7ltrs até aos 100km/h,se entrares na casa dos 120/140 prepara-te para consumos a rondar os 8,5.Em cidade anda entre os 10/12,dependendo de como o conduzes e o transito que apanhas.
O motor da Fiat é bastante fiavel e o unico problema que se lhe conhece é o VFD (variador de fase,sistema comparavel ao VTEC da Honda) que tem tendencia a tornar-se ruidoso por volta dos 60/80mil km.Se optares pelo Fiat tem atenção a isso...Aquilo faz um barulho tipo diesel a trabalhar,ao relenti,barulho esse que desaparece assim que começas a andar e as rotações a subir.As 2000rpm já não se houve.
O variador é uma peça que leva numa das cames e altera o timing da abertura das valvulas,peça essa que tem uma mola no interior e que perde a força.Não é um problema grave porque não tras problemas ao motor,de especie alguma,ele continua a andar normalmente,só ao relenti é que faz aquele barulho horrivel.
O meu levou o variador aos 60.000km,fica á volta de 200€ mais 100€ de mão de obra mas a boa noticia é que segundo sei,apartir de 2001,todos os variadores fabricados vieram com o problema corrigido...a seu tempo eu saberei
Bom e chega de conversa da treta...Espero ter contribuido em alguma coisa e muita coisa ficou por dizer tambem,agora o teu coração é que manda
Já agora,se quiseres,dá uma vista de olhos no clube Fiat Coupe Portugal,em www.puntotd.com
Cumps e desculpa o testamento