Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: A Bateria e a Água Serra da Estrela

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    15

    Padrão A Bateria e a Água Serra da Estrela

    Boas Pessoal,
    A história que aqui se seguedeu-se nesta semana. Vou evitar falar dos locais e encurtar a mesma. Apesar denão ser de grande interesse tem o seu lado cómico e a meu ver enquadra-se,pois, nesta secção.Vinha eu a pé da minha oficinapara casa quando a dada altura encontro na estrada dois carros virados face aface com as capotas abertas. A rodear as viaturas 4 indivíduos de bom vestir aolhar, curiosamente, para o interior dos motores e a tentar por sua razãodescobrir porque cargas de água um dos carros não pegava.Um era uma viatura Seat Ibizaquase nova e a outra viatura um Honda de última geração. O Seat não pegava eeles andavam numa espécie de “dança de baile” a que faltava só o som de umconjunto do nosso folclore com gaita-de-beiços e concertina.Na tentativa de os ajudar lá memeti pelo meio e fiquei a ser mais um a meter a cabeça por conta e risco.Questionei o que se passava e diz-me então o jovem proprietário da viatura queo Seat não pegava e desconhecia a origem de tal procedimento. Perante esta situação tenteiadivinhar que o problema devia ser da bateria pelo que pedi ao jovem dono quedesse à chave. Nem sinal de vida do carro. Claramente, a bateria fora-se à vidaem total descarga e a solução era usar os famosos cabos de bateria. Por acaso,ao mencionar isto, o dono do Honda diz que possuía uns na mala.Liguei os dois cabos ao Honda nasposições correctas e pedi ao dono do Honda que liga-se ao ralenti o seu motor eseguido deste procedimento liguei as pontas das pinças ao Seat pedindo seguidamentepara que o dono deste o liga-se. Apareceu de imediato o famoso ruído “chuc-chuc-chuc”.Com a ajuda de uma simples chaveda porta da minha casa abri a tampa da bateria e para espanto deles e daconfirmação da minha suspeita a mesma não tinha qualquer gota de água no seuinterior. Expliquei-lhes a razão da descarga e impossibilidade da mesmarecarregar e logo o dono do Seat me avisa, sem mais nem menos, que possuía umagarrafa de 1 litrode água potável da famosa marca “Serra da Estrela” bem fresquinha.Fiquei atónito. Tive que lhesexplicar que não podia ser assim e que era a água destilada a única que podiaser metida na bateria já que tal componente não é o mesmo que o radiador. Fiqueia pensar no total desconhecimento sobre as suas viaturas da parte destes jovense no quanto eles possuíam em conhecimentos simplesmente básicos para estassituações. Depressa adivinhei que eles possuíam as viaturas e senão mesmo acarta há menos de um mês.Lá se decidiram a telefonar aalguém que viria com outra bateria. Deixei-os para trás a olhar uns para os outrosfeito patetas e todos os dias que faço este percurso lá os vejo a sair daempresa e a dirigir-se para os seus popós onde ainda trocamos o simples “Boatarde”. Pois sim, imagino que se elestinham metido água potável na bateria isso é que haveria de ter sido um finalde tarde bem memorável para eles.

  2. #2
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Fiquei com olhos em bico..

    Mas ja meti agua da torneira em uma bateria e ainda durou 2 anos e para desenrrascar serve.

  3. #3
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    "Tive que lhesexplicar que não podia ser assim e que era a água destilada a única que podiaser metida na bateria já que tal componente não é o mesmo que o radiador. Fiqueia pensar no total desconhecimento sobre as suas viaturas da parte destes jovense no quanto eles possuíam em conhecimentos simplesmente básicos para estassituações."

    Estou confuso.. se fosse radiador podia levar com Serra da Estrela?
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    15

    Padrão

    Boas pessoal,

    A pura realidade é que vocês podem utilizar qualquer água na bateria, mas tem e devem usar sempre água destilada por causa do mineral contido na água da torneira já que a mesma não só contêm uma grande quantidade de calcário e esta impregna o compartimento da bateria causando uma célula na bateria que inibe a correcta operação da célula de ácido que por sua vez poderá causar graves danos a todo o sistema eléctrico.

    Aqui, a história que eu contei foi a título de descrição de mais uns quantos que desconhecem os princípios de funcionamento correcto das viaturas e dos seus respectivos componentes. Se, notem bem, a viatura se encontrar dentro da garantia e a concessionária vier a descobrir num teste de carga ao circuito da bateria que esta possui uma determinada alternação de pinos da corrente causada por uso de água corrente, incorrem na anulação imediata não só da garantia da bateria como da própria viatura.

    O uso de água mineral e água potável poderá a qualquer momento causar uma sobrecarga no sistema e dai não só resultar a explosão da bateria como queimar os cabos descarregando uma carga positiva ou negativa que se atingir a "centralina" de imediato poderá destruir a mesma e invalidar todo e qualquer meio de a tentar programar, pelo que exigirá a sua dispendiosa troca. O resto é só uma história que aqui ficou.

    Cumprimentos.

  5. #5
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Mas nem toda gente é obrigada a saber ao promenor as caracteriticas e problemas etc das viaturas e componentes, se não em vez de se tirar a carta de condução tinha que se fazer curso eng mecanica.

    Eu conheço pessoas que nem ar sabem meter nos pneus...

    Secalhar eles até sabiam disso como te queriam "desenrrascar" deram essa ideia.

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Helopez
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Nuorte
    Mensagens
    1.181

    Padrão

    eu sei desmontar e montar um motor peça a peça.. e no entanto nem sei onde a bateria leva acido ou agua..

  7. #7
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Vais ganhar o prémio José Saramago rapaz!

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    15

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Helopez Ver Post
    eu sei desmontar e montar um motor peça a peça.. e no entanto nem sei onde a bateria leva acido ou agua..
    Chiça. Estou completamente espantado.

  9. #9
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Água "normal" explodir uma bateria e provocar picos de tensão? Oi?
    Última edição por Cap; 31-10-2011 às 04:56.

  10. #10
    Pedro Gonçalves
    Guest

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Helopez Ver Post
    eu sei desmontar e montar um motor peça a peça.. e no entanto nem sei onde a bateria leva acido ou agua..
    às tantas ainda te põens a desassemblar um motor com a bateria ligada

    crítica construtiva!

  11. #11
    Pedro Gonçalves
    Guest

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Água "normal" explodir uma bateria e provocar picos de tensão? Oi?
    para teu espanto, em teoria funcionará durante algum tempo com água “normal” mas não se pode ter a certeza, e sim pode na pior situação causar a explosão da bateria através de picos de corrente. O maior problema é o calcário da água portuguesa, que não se depositará na bateria, mas irá reagir, gastará ácido e formar-se-á cálcio, dioxido de carbono (gasoso), e água, a agua da torneira é ligeiramente básica, o que vai consumir a sua quota parte de ácido.
    Logo se contrabalançares estas perdas de ácido diluindo-o menos que o suposto vais obter sobre voltagem o que implica picos de corrente!

    cumps

Tópicos Similares

  1. Aluga-se T2 Serra da Estrela
    Por debian no fórum outros
    Respostas: 10
    Última Resp.: 08-03-2010, 00:02
  2. serra da estrela ajuda
    Por luisinho no fórum TOLices
    Respostas: 2
    Última Resp.: 01-01-2009, 22:26
  3. Cães recém-nascidos Serra da Estrela
    Por Soulsick no fórum outros
    Respostas: 6
    Última Resp.: 04-11-2008, 03:16
  4. serra da estrela
    Por joaosmith no fórum outros
    Respostas: 1
    Última Resp.: 10-04-2007, 17:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •