Algo não está bem por aí. Deveria ser trocado todo o liquido de refrigeração por novo.
E verificar também o estado do termostato.
Boas pessoal.
Um amigo dele recebeu finalmente um ax gti (ano 93 ja com catalisador, conta já com 142k km), fez uma revisão geral onde levou oleo, filtros, correia de destribuição e uma bateria nova.
O que queria saber é qual é a temperatura normal deste carro em andamento, isto porque sem andar a esticar a temperatura do carro anda sempre acima dos 90º, basta estacionar o carro e a ventoinha dispara logo. É normal neste carro ou é sintoma de algum problema?
Agradecia a vossa ajuda.
Cumps
207 Hdi - powered by tecnauto 1x8cv 2x4nm
Honda Civic i-vt
Chevy aveo 1.2 ls
Musso 2.3 td
Algo não está bem por aí. Deveria ser trocado todo o liquido de refrigeração por novo.
E verificar também o estado do termostato.
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Musso 2.3 td
penso que dispara aos 89º, é normal andar o ponteiro sempre perto dos 90º. eses carros aquecem mt rapido mas desde que n passe dai esta bom. se a ventuinha esta a disparar esta td bem.
mas sempre podes mudar i liquidi de refrigeraçao e meter uma valvula de temperatura a disparar mais cedo tipo aos 86º.
esse carro trem o radiador pequeno, caso algum dia o mudes tenta meter um de um xsi que é bem maior.
Peugeot 106 xsi
Eu tava habituado ao ax 1.1i que andava smp bastante abaixo dos 90 quando peguei naquele assustei-me um bocado, mas sendo assim ja da para o rapaz ficar mais descansado.
Obrigado pelas dicas
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Musso 2.3 td
Faça a verificação da sonda lambda, pois com essa idade é quase certo que ela está a ficar velha e preguiçosa. Normalmente, por volta dos 100.000 km troca-se em manutenção preventiva. A sonda lambda não avaria dum dia para o outro, mas por causa dela vão aparecendo problemas colaterais meio estranhos. O facto de o motor chegar num apice à temperatura normal, pode ser a sonda lambda a fazer com que a mistura esteja um nadinha pobre. Pode confirmar isso, verificando visualmente o estado das velas. Outra coisa que pode influenciar é o grau térmico das velas não estar correcto. Contudo, parece-se que a valvula termo-estática do circuito da àgua está a funcionar correctamente, o mesmo se passando com o sensor do interruptor do ventilador do radiador.
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Musso 2.3 td
valvula de temperatura da agua ( a que da informaçao a centralina e nao a que informa o quadrante)
ou motor do relentim (passo a passo)
mas o relentim nesses carros é sempre um pouco incerto, mesmo em quente mas tem que andar ali por volta das 900.
Peugeot 106 xsi
Ver o estado das velas para ver se não tem fuligem ou oleo, pois a aceleradela que lhe dá para ele "limpar a garganta" pode ser um problema de segmentos, guias das valvulas, ou mesmo a sonda lambda a dar problemas. Se a camara de combustão ficar com muito oleo e sujar as velas, pode dar-se o caso de o relanti ficar um pouco instavel. Outra coisa que pode estar a acontecer é a sonda lambda estar a levar com lixo em cima e depois informar a centralina de que tem a mistura muito rica. Se isso estiver a acontecer, a sonda lambda vai ter os dias contados muito brevemente.
Ver o aspecto das velas
Ver a compressão do motor (deitar um pouco de oleo lá para dentro para ver se aumenta ou não a compressão), são 2 leituras que se fazem
Ver com um manometro de vacuo a pressão no colector de admissão, ver a leitura e o comportamento do ponteiro
ver como está o actuador do control do ralenti (motor-passo-a-passo ou valvula eletrica)
Obrigado pela informação.
Ainda esta semana vou ver alguns desses pontos que referiram.
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Musso 2.3 td