Viva a todos!
Comprei um AX GTi de 91 (versão sem cat) e agora estou a pensar em dar-lhe um pouco mais de vida.
A quem conhecer o motor pedia ajuda e umas dicas de por onde começar e que tipo de material arranjar para isto?
PS: Já agora.. se alguém tiver por aí uns links com infos deste motor que deixe aqui.
Abraços,
magnastik
Ou vende-lo e comprar um AX Sport, q com os carburadores correctos, fica a andar mto mais q um GTi!
Built, not bought!
Pah.. quando pus aqui o topico pensei duas vezes se realmente havia de o fazer ou não, porque já estou tão habituado a ler respostas sem pés nem cabeça que já estava a espera de algo semelhante.
Mas enfim... vou deixar estar porque acredito que vai haver alguém que percebe português e vai responder à pergunta e ao pedido que fiz.
No entanto, posso dizer que o carro já tem distribuição mudada, bomba de agua com 5k kms, filtros tudo novo etc etc... o básico!
Por isso agora agradecia que respondessem apenas à pergunta...
Abraços,
magnastik
Como para qq carro aconcelho-te a comecar pela admissao, escape e fse martelada.
Qq coisa e se fores de perto apresento-te 1amigo q percebe bues desses carros. Tem o motor de 1 gti montado num ax 1.0 de 5 portas
O dele tem pistons cabecudos, tá a preparar a cabeca dum xsi pra por, caixa curta, etc etc
Espero ter ajudado
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
Outra coisa fixe era meter bloco do cup e manteres essa cabeça
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
e que tal começar por colectores, adaptar uma pá de troféu de um ou parecida e dp lá meter uma came e o respectivo chip s for preciso mais...
carro dessa idade já deve ter uns km por isso a ideia que foi dada de medir a compressão até nem é descabida... é uma excelente maneira de saber o estado do motor
há um fórum dedicado só a ax... passa por lá que é o melhor sitio para procurar material e tirar ideias
XAD + XADT
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
é isso mesmo sr silva
passa pelo www.axclubnet.com que haverá muita gente para te ajudar.
Abraço
Esse é um motor pekeno, com pekenas coisas consegues observar algumas diferenças:
- Filtro de admissão, se possivel com pá;
- Escape, linha de menor diâmetro e panela final de rendimento;
- Velas frias;
- Bomba de gasolina de maior débito e fse;
- Chip;
-Já n sei mais...
Se tiveres possibilidade de trocar o bloco, melhor!
Senão, arranjar uma arvore de cames e aliado às anteriores já há um incremento de cerca de 20cv.
Vê aí a lista de aplicações:
http://www.catcams.be/800x600/mainframe.htm?english
...
bem nunca ouvi falar nessa!
diminuir o diametro interno para os gazes sairem mais rapidamente??!!!
deves estar enganado!
o que acontece quando diminues o diametro é ganhares mais compresao em baixas rotacoes o que da algum rendimento, mas depois ficas a perder rendimento em meias e altas!
se ele quiser mudar as cams tera de compensar com mais gasolina (repro), ou nao ira tirar proveito das cams! automaticamente mudando as cams tera de aumentar o diametro dos colectores, ponteira etc etc..
para o motor respirar o mais possivel e tirar ainda mais rendimento!
Mercedes A45 AMG
Mini F56 JCW
Mini R53 JCW
Fiat 124 Special T
Fiat Coupe 20VT
BMW M4
Têm todos razão... A finalidade é mesmo tirar a maioria dos gazes de escape de dentro das câmaras de combustão. A maneira mais eficaz de fazer isso é jogar com a dinâmica dos colectores de escape. Se se tiver uns colectores de escape com todas as condutas com o mesmo comprimento e a convergir todas para um ponto (4-1) tem-se mais altas. Se for sequencial (4-2-1 a 180º de motor de desfasamento entre condutas) tem-se mais baixas. O ideal mesmo é 4-2-1 a 360º...
Se queres por mesmo o carro a andar bem, tendo em conta que é o carro que é (o/um dos utilitários desportivos mais leves de sempre) não tens muito com que te preocupar. O mais importante sempre é garantires a tua segurança. De que te vele teres muita energia se não a consegues controlar ou se tens medo dela? Mas prontos, não foi isto que perguntaste.
Aquilo que vou descrever seria aquilo que eu faria partindo do teu carro sem olhar a custos:
-colectores de escape 4-2-1 a 360º
-carburadores R1
-linha de escape em inox directa com menos curvas possíveis
-volante do motor aligeirado
-cams mais agressivas
-molas das válvulas mais fortes e anti ressonantes
-cabeça com menos umas décimas
-pistões e bielas forjadas
-sistema de ignição revisto com cabos velas e ECU (Megajolt por exemplo)
-linha de combustível adequada aos carburadores
-etc.
Última edição por stevcatristicas; 07-03-2009 às 02:45.