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Tópico: AX GTi por onde começar?

  1. #1
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    Padrão AX GTi por onde começar?

    Viva a todos!

    Comprei um AX GTi de 91 (versão sem cat) e agora estou a pensar em dar-lhe um pouco mais de vida.

    A quem conhecer o motor pedia ajuda e umas dicas de por onde começar e que tipo de material arranjar para isto?

    PS: Já agora.. se alguém tiver por aí uns links com infos deste motor que deixe aqui.

    Abraços,
    magnastik

  2. #2
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    Padrão Manutenção de carros em 2ª mão

    Citação Mensagem Original de MagNastiK Ver Post
    Viva a todos!

    Comprei um AX GTi de 91 (versão sem cat) e agora estou a pensar em dar-lhe um pouco mais de vida.

    A quem conhecer o motor pedia ajuda e umas dicas de por onde começar e que tipo de material arranjar para isto?

    PS: Já agora.. se alguém tiver por aí uns links com infos deste motor que deixe aqui.

    Abraços,
    magnastik
    Pode começar pela correia de distribuição, bomba de àgua.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
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    Ou vende-lo e comprar um AX Sport, q com os carburadores correctos, fica a andar mto mais q um GTi!
    Built, not bought!

  4. #4
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    Pah.. quando pus aqui o topico pensei duas vezes se realmente havia de o fazer ou não, porque já estou tão habituado a ler respostas sem pés nem cabeça que já estava a espera de algo semelhante.

    Mas enfim... vou deixar estar porque acredito que vai haver alguém que percebe português e vai responder à pergunta e ao pedido que fiz.

    No entanto, posso dizer que o carro já tem distribuição mudada, bomba de agua com 5k kms, filtros tudo novo etc etc... o básico!

    Por isso agora agradecia que respondessem apenas à pergunta...

    Abraços,
    magnastik

  5. #5
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    Como para qq carro aconcelho-te a comecar pela admissao, escape e fse martelada.
    Qq coisa e se fores de perto apresento-te 1amigo q percebe bues desses carros. Tem o motor de 1 gti montado num ax 1.0 de 5 portas
    O dele tem pistons cabecudos, tá a preparar a cabeca dum xsi pra por, caixa curta, etc etc
    Espero ter ajudado
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
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    Outra coisa fixe era meter bloco do cup e manteres essa cabeça
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
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    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
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    Red face Só uma ideia ...

    Citação Mensagem Original de MagNastiK Ver Post
    Pah.. quando pus aqui o topico pensei duas vezes se realmente havia de o fazer ou não, porque já estou tão habituado a ler respostas sem pés nem cabeça que já estava a espera de algo semelhante.

    Mas enfim... vou deixar estar porque acredito que vai haver alguém que percebe português e vai responder à pergunta e ao pedido que fiz.

    No entanto, posso dizer que o carro já tem distribuição mudada, bomba de agua com 5k kms, filtros tudo novo etc etc... o básico!

    Por isso agora agradecia que respondessem apenas à pergunta...

    Abraços,
    magnastik
    Estava para sugerir que faça a medição da compressão. Pode ser que necessite de segmentos, válvulas rodadas, quem sabe, uma rectificação nas camisas, pistons de retificação e os respectivos segmentos. Com isto pode ser que o carro fique bem mais espevitado.

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Outra coisa fixe era meter bloco do cup e manteres essa cabeça
    Já pensei foi meter o bloco do 16 Rally, o 1.6 8v.

    Abraços,
    magnastik

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    e que tal começar por colectores, adaptar uma pá de troféu de um ou parecida e dp lá meter uma came e o respectivo chip s for preciso mais...

    carro dessa idade já deve ter uns km por isso a ideia que foi dada de medir a compressão até nem é descabida... é uma excelente maneira de saber o estado do motor

    há um fórum dedicado só a ax... passa por lá que é o melhor sitio para procurar material e tirar ideias

    XAD + XADT

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
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    Citação Mensagem Original de MagNastiK Ver Post
    Já pensei foi meter o bloco do 16 Rally, o 1.6 8v.

    Abraços,
    magnastik
    Salvo erro o bloco do arllye 1.6 e do cup sao iguais. O q difere é a cabeça pois a do rallye é single cam 8v e a do cup é dohc 16v
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post

    há um fórum dedicado só a ax... passa por lá que é o melhor sitio para procurar material e tirar ideias
    é isso mesmo sr silva

    passa pelo www.axclubnet.com que haverá muita gente para te ajudar.

    Abraço

    numa curva perto de ti...

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Mister_P Ver Post
    é isso mesmo sr silva

    passa pelo www.axclubnet.com que haverá muita gente para te ajudar.

    Abraço
    Já lá estou... e a ideia é "compressar"

    Abraços,

  13. #13
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    Esse é um motor pekeno, com pekenas coisas consegues observar algumas diferenças:
    - Filtro de admissão, se possivel com pá;
    - Escape, linha de menor diâmetro e panela final de rendimento;
    - Velas frias;
    - Bomba de gasolina de maior débito e fse;
    - Chip;
    -Já n sei mais...

    Se tiveres possibilidade de trocar o bloco, melhor!
    Senão, arranjar uma arvore de cames e aliado às anteriores já há um incremento de cerca de 20cv.

    Vê aí a lista de aplicações:

    http://www.catcams.be/800x600/mainframe.htm?english
    ...

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de p'Galrito
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    - Escape, linha de menor diâmetro e panela final de rendimento;
    menor diametro?? nao querias dizer maior diametro?

  15. #15
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    menor diametro?? nao querias dizer maior diametro?
    Não! Isso é um erro clássico de kem n percebe mt de motores atmosféricos.
    Interessa k os gazes saiam por ordem e o mais rapidamente possível, tal n acontece se aumentares o diametro interno...
    ...

  16. #16
    Junior Member Novato Avatar de H.Integra.H
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    Não! Isso é um erro clássico de kem n percebe mt de motores atmosféricos.
    Interessa k os gazes saiam por ordem e o mais rapidamente possível, tal n acontece se aumentares o diametro interno...
    bem nunca ouvi falar nessa!
    diminuir o diametro interno para os gazes sairem mais rapidamente??!!!
    deves estar enganado!
    o que acontece quando diminues o diametro é ganhares mais compresao em baixas rotacoes o que da algum rendimento, mas depois ficas a perder rendimento em meias e altas!
    se ele quiser mudar as cams tera de compensar com mais gasolina (repro), ou nao ira tirar proveito das cams! automaticamente mudando as cams tera de aumentar o diametro dos colectores, ponteira etc etc..
    para o motor respirar o mais possivel e tirar ainda mais rendimento!

  17. #17
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
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    bem nunca ouvi falar nessa!
    diminuir o diametro interno para os gazes sairem mais rapidamente??!!!
    deves estar enganado!
    o que acontece quando diminues o diametro é ganhares mais compresao em baixas rotacoes o que da algum rendimento, mas depois ficas a perder rendimento em meias e altas!
    se ele quiser mudar as cams tera de compensar com mais gasolina (repro), ou nao ira tirar proveito das cams! automaticamente mudando as cams tera de aumentar o diametro dos colectores, ponteira etc etc..
    para o motor respirar o mais possivel e tirar ainda mais rendimento!
    Depende da backpressure necessária neste motor!
    Num carro atmosférico, tirar panelas e aumentar diametro não faz grande coisa, agora se aumentares a backpressure julgo que até trará algo positivo!

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
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    Fiat Coupe 20VT
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  18. #18
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Não! Isso é um erro clássico de kem n percebe mt de motores atmosféricos.
    Interessa k os gazes saiam por ordem e o mais rapidamente possível, tal n acontece se aumentares o diametro interno...
    Citação Mensagem Original de H.Integra.H Ver Post
    bem nunca ouvi falar nessa!
    diminuir o diametro interno para os gazes sairem mais rapidamente??!!!
    deves estar enganado!
    o que acontece quando diminues o diametro é ganhares mais compresao em baixas rotacoes o que da algum rendimento, mas depois ficas a perder rendimento em meias e altas!
    se ele quiser mudar as cams tera de compensar com mais gasolina (repro), ou nao ira tirar proveito das cams! automaticamente mudando as cams tera de aumentar o diametro dos colectores, ponteira etc etc..
    para o motor respirar o mais possivel e tirar ainda mais rendimento!
    Citação Mensagem Original de HellRaiser Ver Post
    Depende da backpressure necessária neste motor!
    Num carro atmosférico, tirar panelas e aumentar diametro não faz grande coisa, agora se aumentares a backpressure julgo que até trará algo positivo!
    Têm todos razão... A finalidade é mesmo tirar a maioria dos gazes de escape de dentro das câmaras de combustão. A maneira mais eficaz de fazer isso é jogar com a dinâmica dos colectores de escape. Se se tiver uns colectores de escape com todas as condutas com o mesmo comprimento e a convergir todas para um ponto (4-1) tem-se mais altas. Se for sequencial (4-2-1 a 180º de motor de desfasamento entre condutas) tem-se mais baixas. O ideal mesmo é 4-2-1 a 360º...

    Se queres por mesmo o carro a andar bem, tendo em conta que é o carro que é (o/um dos utilitários desportivos mais leves de sempre) não tens muito com que te preocupar. O mais importante sempre é garantires a tua segurança. De que te vele teres muita energia se não a consegues controlar ou se tens medo dela? Mas prontos, não foi isto que perguntaste.
    Aquilo que vou descrever seria aquilo que eu faria partindo do teu carro sem olhar a custos:

    -colectores de escape 4-2-1 a 360º
    -carburadores R1
    -linha de escape em inox directa com menos curvas possíveis
    -volante do motor aligeirado
    -cams mais agressivas
    -molas das válvulas mais fortes e anti ressonantes
    -cabeça com menos umas décimas
    -pistões e bielas forjadas
    -sistema de ignição revisto com cabos velas e ECU (Megajolt por exemplo)
    -linha de combustível adequada aos carburadores
    -etc.
    Última edição por stevcatristicas; 07-03-2009 às 02:45.

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