Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 30

Tópico: Avançar timing de ignição.

  1. #1
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão Avançar timing de ignição.

    Ora bem, segundo
    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Há coisas muitíssimo mais interessantes ... motores, culaças, tipo de admissões, tipo de escapes ... a lista é tão grande ...
    Tem toda a razão, portanto...
    A ver se damos conta da utilidade que esta modificação pode trazer;

    - O que é o timing de ignição?
    Básicamente é o momento em k a vela ou bobine de ignição dispara a mecha...

    - Porque é que tem um timing, momento concreto para acontecer?

    Porque tem k fazer explodir a mistura ar/combustivel de forma a que essa explosão faça força no pistão e o empurre fazendo assim rodar a cambota...

    - Como funciona?

    Vou explicar apenas para um pistão mas é igual para todos, sejam 4, 6, 8 , etc...

    Precisamos de perceber como o pistão se movimenta;
    A primeira coisa a perceber no movimento do pistão é o PMS, Ponto Morto Superior: O pistão está ao cimo da camara de combustão, a válvula de admissão está fechada e a válvula de escape também está fechada...

    É o PMS k os mecânicos controlam kd mexem em algo fundamental na sekuência de movimento de todo o motor, a correia de distribuição, por exemplo, ou seja, sabendo k o primeiro pistão está no PMS, sabe-se logo todo o ponto de todos os pistões e consekuentemente o ponto onde colocar o comando de válvulas, etc...

    Portanto, a seguir ao PMS, o pistão desce na câmara de combustão...ao mesmo tempo a válvula de admissão abre...ao descer, o pistão gera uma força centrifuga, k puxa o ar pela camara de admissão, para dentro da camara de combustão...ok?
    Ao mesmo tempo k o ar vai entrando, o injector injecta gasolina k se mistura nesse ar dentro da camara de combustão...
    Kd o pistão chega lá em baixo, ao PMI (ponto morto inferior...) volta e faz o movimento contrário, ou seja, se kd ia a descer estava a puxar o ar agr vai empurrar esse ar...ok? Só k já n é só ar k está a empurrar mas sim a mistura ar/gasolina...no mesmo momento em k o pistão chega ao PMI, a valvula de admissão fecha-se, portanto, ao subir, o pistão está a comprimir a mistura contra a cabeça...ok?
    Kd o pistão chega novamente ao PMS o espaço k fica entre o pistão e a cabeça está cheio de mistura ar/gasolina...nesse momento dá-se a ignição k faz explodir a mistura comprimida e empurra o pistão para baixo...

    Precisamos agr de perceber outra coisa...a cambota...ela roda...e como medimos a quantidade de rotação que ela faz?? Podia ser por voltas...mas como medíamos,por exemplo, 1/32 de volta?? Em graus...tão a ver um relógio de ponteiros? Do meio dia às 6 são 180º, do meio dia ao meio dia é uma volta completa e são 360 graus, ok?

    Então, segundo os engenheiros, k nos mandam o carro para durar 500.000km, o timing ideal para se dar a faísca de ignição é kd o pistão está no PMS e a cambota rodou 360º...ou seja, após o 1º tempo (admissão) e do 2º tempo (compressão)...

    Aki entra a nossa astúcia!!

    Então, se a explosão se dá kd o pistão está no PMS isso significa k logo a seguir o pistão já estará a descer, ok? Ou seja, o inicio da explosão dá-se no PMS mas o apogeu da explosão é atingido com o pistão já mais para baixo...percebem? A explosão n consegue fazer a força máxima no momento de enviar o pistão para baixo!
    O acto de avançar o timing é fazer com k a explosão se inicie antes do pistão chegar ao PMS e antes da cambota rodar 360º para que a força máxima da explosão apanhe o momento em k o pistão tem k ser empurrado para baixo, resultando na potencia máxima possível, ok?
    O acto histórico aki é conseguir acertar no momento certo...e conseguir k a mistura esteja comprimida ao máximo logo no inicio da explosão (aki é necessário rebaixar a cabeça p conseguir tal coisa)...

    Em carros com ECU, repro ou chip e controla-se a coisa.
    Em carros com distribuidor, roda-se o distribuidor no sentido de avanço!

    Conto convosco para ajudar a completar esta info ou corrigir algo k n esteja correcto...
    Ajudem-me e postem fotos e eskemas, a esta hora n tenho happy hour pelo k n posso gastar o 1G k tenho disponivel a carregar imagens...

    Já agr, axam k está bem explicado? Ou preferem um tipo de linguagem mais técnica? Ou menos...?
    ...

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    57

    Padrão

    linguagem tecnica ou tambem podes explicar em portugues lol agora a serio penso que a tua explicacao esteja correcta mas isso sou eu que nao entendo muito disto

  3. #3
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de fava Ver Post
    linguagem tecnica ou tambem podes explicar em portugues lol agora a serio penso que a tua explicacao esteja correcta mas isso sou eu que nao entendo muito disto
    Uma pequena ajuda com imagens:

    http://auto.howstuffworks.com/
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    475

    Padrão

    gostei da explicaçao se bem que para o pessoal que nao pesca nada podia-se ter aprofundado um pouquito mais mas...sem bases de nada tambem nao chegam la por isso...

    bom trabalho..

    Pedro o howstuffworks para mim e dos melhores sites informativos automovel / mecanica de sempre..

    bom post

  5. #5
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Wherever i may roam
    Mensagens
    3.521

    Padrão

    Acho louvável que alguém que percebe ou tem determinados conhecimentos, os coloque aqui pois de facto faz tempo que não se via um post tão educativo!


    Só te pergunto mais uma coisa....comprei uma came para o XSI e uma pulley regulável!
    Queres vir ter comigo para regular o avanço? hehehehe

    Os meus parabéns mais uma vez! Apenas trocava os "k´s" por "ques" e os "x´s" por "ses" ou "ches"

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    475

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HellRaiser Ver Post
    Acho louvável que alguém que percebe ou tem determinados conhecimentos, os coloque aqui pois de facto faz tempo que não se via um post tão educativo!


    Só te pergunto mais uma coisa....comprei uma came para o XSI e uma pulley regulável!
    Queres vir ter comigo para regular o avanço? hehehehe

    Os meus parabéns mais uma vez! Apenas trocava os "k´s" por "ques" e os "x´s" por "ses" ou "ches"
    naaaa...deixa tar assim pa dar oportunidade aos mortos aka a mim de passarem os xsi´s...:p

  7. #7
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de guism Ver Post
    gostei da explicaçao se bem que para o pessoal que nao pesca nada podia-se ter aprofundado um pouquito mais mas...sem bases de nada tambem nao chegam la por isso...

    bom trabalho..

    Pedro o howstuffworks para mim e dos melhores sites informativos automovel / mecanica de sempre..

    bom post
    Se as pessoas tivessem um pouco de pachorra para ler mais um pouco sobre aquilo que perguntam, todos iriam crescer!

    Obrigado pela partilha ricardo_P_GT!
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    475

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Se as pessoas tivessem um pouco de pachorra para ler mais um pouco sobre aquilo que perguntam, todos iriam crescer!

    Obrigado pela partilha ricardo_P_GT!

    sem duvida mas isso e como tudo...alias..nem e preciso tirar formaçao de muita coisa..o google e um formador...de muita coisa..ate o youtube ja começa a ser..:p basta a pessoas serem curiosas e gostarem disto como nos!

  9. #9
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Wherever i may roam
    Mensagens
    3.521

    Padrão

    Citação Mensagem Original de guism Ver Post
    naaaa...deixa tar assim pa dar oportunidade aos mortos aka a mim de passarem os xsi´s...:p
    Aquilo não anda nada!
    Passas mais depressa tu por mim!!!

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  10. #10
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de HellRaiser Ver Post
    Acho louvável que alguém que percebe ou tem determinados conhecimentos, os coloque aqui pois de facto faz tempo que não se via um post tão educativo!


    Só te pergunto mais uma coisa....comprei uma came para o XSI e uma pulley regulável!
    Queres vir ter comigo para regular o avanço? hehehehe

    Os meus parabéns mais uma vez! Apenas trocava os "k´s" por "ques" e os "x´s" por "ses" ou "ches"
    Obrigado pela sugestão da escrita, vou tentar melhorar...

    Tu pretendes regular o avanço/atraso da abertura de válvulas...
    Isso é um assunto ainda mais complicado, dado que, o cruzamento e sincronização da abertura e fecho das válvulas em relação ao movimento e posicionamento dos pistões é fundamental para algo a k pouca gente parece dar importância...a faixa de binário máximo disponível...e tb a faixa de crescimento e pico de potência...

    O facto de trocar a posição da polie, na minha opinião, por uma regulável, n é de grande eficácia a n ser k uses o carro p competição...mais vale trocar as cames e aproveitar o posicionamento fixo k elas dão do k andar sempre a mexer na polie...mas isso sou eu k penso assim, cada um sabe o k faz.
    Se precisares de algum tipo de ajuda k eu possa dar é só perguntares! Contudo, axo k encontras ajuda mais profunda sobre o teu motor no forum psamaniacs, lá há pessoal com motores hardcore e sabem mais da coisa do k eu...
    ...

  11. #11
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Ainda sobre o timing de ignição: ninguém tem curiosidade de saber, ou explicar, o que acontece se, em vez de avançar, atrasar o timing??
    ...

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Duvida

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Obrigado pela sugestão da escrita, vou tentar melhorar...

    Tu pretendes regular o avanço/atraso da abertura de válvulas...
    Isso é um assunto ainda mais complicado, dado que, o cruzamento e sincronização da abertura e fecho das válvulas em relação ao movimento e posicionamento dos pistões é fundamental para algo a k pouca gente parece dar importância...a faixa de binário máximo disponível...e tb a faixa de crescimento e pico de potência...

    O facto de trocar a posição da polie, na minha opinião, por uma regulável, n é de grande eficácia a n ser k uses o carro p competição...mais vale trocar as cames e aproveitar o posicionamento fixo k elas dão do k andar sempre a mexer na polie...mas isso sou eu k penso assim, cada um sabe o k faz.
    Se precisares de algum tipo de ajuda k eu possa dar é só perguntares! Contudo, axo k encontras ajuda mais profunda sobre o teu motor no forum psamaniacs, lá há pessoal com motores hardcore e sabem mais da coisa do k eu...
    Desculpa a pergunta que vou fazer. Mas como percebo muito pouco do assunto ... e já que há por aqui quem perceba mais disto de olhos fechados do que eu com eles todos abertos ... então aqui vai ...
    A variação do cruzamento das valvulas não é o que existe por exemplo nos Honda VTR e que pode ser controlado, por exemplo com a centralina MegaSquirt ?

  13. #13
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O que é um honda vtr (só conheço A honda vtr - mota)? A megasquirt n controla nada a nível de cames.

  14. #14
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Ainda sobre o timing de ignição: ninguém tem curiosidade de saber, ou explicar, o que acontece se, em vez de avançar, atrasar o timing??
    Na minha ideia, sempre pensei que ao atrasar o timing, apenas era necessário em caso de detonação.
    Agora, o efeito real dessa modificação, é-me completamente desconhecida
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  15. #15
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de guism Ver Post
    sem duvida mas isso e como tudo...alias..nem e preciso tirar formaçao de muita coisa..o google e um formador...de muita coisa..ate o youtube ja começa a ser..:p basta a pessoas serem curiosas e gostarem disto como nos!
    Eu aprendi a fazer o ajuste das valvulas do meu M30B30 no youtube!!!
    Não precisei de pagar uma fortuna a nenhum iluminado para ter formação sobre isso.
    Basta querer aprender!!
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Red face Acho que já disse asneira

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    O que é um honda vtr (só conheço A honda vtr - mota)? A megasquirt n controla nada a nível de cames.
    É qualquer coisa como VTR ou VTI ou VTEC. Não sei ... Mas achava que era uma coisa que os Honda tinham

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink No causo de auto detonação, etc

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Na minha ideia, sempre pensei que ao atrasar o timing, apenas era necessário em caso de detonação.
    Agora, o efeito real dessa modificação, é-me completamente desconhecida
    No caso de Ping e Nock ... O nock sensor é que ouve isso e a centralina atrasa a ignição

  18. #18
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    No caso de Ping e Nock ... O nock sensor é que ouve isso e a centralina atrasa a ignição
    Knock sensor
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Smile Thanks

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Knock sensor
    Agradecido pela correcção

  20. #20
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    É qualquer coisa como VTR ou VTI ou VTEC. Não sei ... Mas achava que era uma coisa que os Honda tinham
    O VTEC não altera o cruzamento directamente.. Aumenta o lift e a duração, o que indirectamente acaba por aumentar ligeiramente o cruzamento.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. avançar bomba injectora
    Por samuka2008 no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 8
    Última Resp.: 03-04-2010, 22:04
  2. Tdi Timing - como afinar ?
    Por jackyl no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 01-11-2007, 16:21
  3. Avançar Bomba de gasóleo...
    Por Parreira no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 15
    Última Resp.: 03-02-2007, 04:27
  4. Timing Belt citroen
    Por AtitudeJim no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 08-02-2006, 14:18
  5. Timing Belt citroen
    Por LostP no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-01-1970, 18:36

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •