Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 74

Tópico: Automóveis Comerciais -"O" Problema

Lunatic Senior Member Senior Avatar de PsK | Peskilveira

Padrão Automóveis Comerciais - Problema ou não?

Boas,
    Eu já há muito tempo que ando para fazer este tópico,porque de facto acho que há muito para debater sobre este tema. A questão é, eu tenho e sempre tive a opinião que a moda dos carros comerciais em Portugal é das coisas mais vergonhosas que existem neste momento, sendo que se vêm em número bastante expressivo, são mais baratos e iguais ao modelos de 4 lugares. Acho uma autentica estupidez haver comerciais com os motores desportivos a diesel, ou com kits desportivos (Leon FR, Ibiza FR, C2 VTR, Corsa 'Sport')... um carro com 4 portas em que as duas de trás estão inutilizadas? um carro comercial com kits desportivos e motores de 150cv? um carro com tamanho familiar em que só se usam os lugares da frente?
    É que actualmente já não se discute que carro se vai comprar, discute-se que comercial é que se vai comprar,qual o melhor equipado e com maior desconto... e depois veêm-se comerciais "full extras", será que não estará na altura dos Portugueses terem prioridades e comprar um carro inteiro em vez de comprarem um 2 lugares e encherem-no de extras? não estará na altura de acabar com esta estupidez que anda nas nossas estradas?
    A justificação de serem mais baratos não é minimamente válida,porque se não os houvesse, continuaria a haver carros,simplesmente as pessoas teriam de fazer escolhas no escalão abaixo do que compram num de 2 lugares, e com os extras que enchem, ficaria ao preço dum normal com equipamento médio! Os carros vulgarizam-se bem mais facilmente, qualquer pessoa que faça um esforço para comprar o 4lugares rapidamente vê a estrada cheio de carros iguais mas comerciais.
    Na minha opinião sincera os comerciais deveriam ser carros vendidos somente para transporte ligeiro como são destinados, sendo brancos, pára-choques em plastico por pintar (ou pintados simples) sem kits desportivos ou motores duma cavalagem exagerada, logo aí a venda dos mesmos decaíria automaticamente. O grande problema é que no "país sem regras" em que vivemos, as próprias marcas fomentam este comércio por ser a "safa" deles, publicitando mais o Corsa Sport 2lugares do que qualquer outro modelo da gama, com o slogan patético "corsa sport 2 lugares, o teu desportivo de 2 lugares...", um corsa agora é um tigra e ninguém me disse nada?
    O problema é a mentalidade como em tudo, mais vale comprar um com 2 lugares porque nao preciso dos lugares de tras para nada e enche-lo com GPS, AC Auto, bancos desportivos etc...eu acho um pensamento ridiculo, sem querer ofender ninguém!

Muito bem que sem estes carros o comércio automóvel estaria pior ainda, mas também não é com estas "meias-soluçoes" que o país evolui...
    O único lugar do mundo em que fenómeno parecido de revela é França pelo que me disseram, mas com uma expressao muito mais pequena e sem os "comerciais GT", as pessoas compram comerciais e modelos base por serem mais baratos,ponto final, nada de versoes GT,FR,Sport...

Dêem a vossa opinião e espero que entendam a minha, porque eu considero isto um problema real nas nossas estradas, o excesso de carros provém da venda desmedida destas carros(toda a gente quer ter um carro hoje em dia, mesmo que tenham metro a porta de casa, e compram comerciais porque so precisam de 2 lugares,belo pensamento tuga) e os acidentes também (carros desiquilibrados sem peso atrás)

Abraço

PsK
    Última edição por PsK | Peskilveira; 19-06-2007 às 00:00.

- VW Golf V 1.9 TDI "Stock-ish" -

Renault Sport Senior Avatar de Jeremy

Wink

O problema penso que seja o preço dos mesmos, não sei se será em todos, mas é uma diferença de 5000€... Nota-se bastante na carteira, no meu caso eu tenho um Comercial Peugeot o 206 2.0HDi, não é nadaaaaa por ai além mas é desportivo! Eu como normalmente sou o unico passageiro do veiculo que me transporta primordialmente para o trabalho e a clientes da empresa não vejo pelo menos no meu caso a necessidade de ter o carro com 5 lugares, e para quando preciso tenho um carro a gasolina de 5 lugares parado 'a porta.

Com o melhores cumprimentos,
    RMFS.

Senior Member Average 2 Avatar de fcunha

Padrão

boas,

Eu tenho um Ibiza FR comercial e não comprei um carro comercial pelo ser mais barato, mas sim por ter desconto com o Iva dele afecto á minha actividade. Porque com o dinheiro que eu já gastei nele em modificações, já tinha um Ibiza Cupra de 5 lugares, mas quando comprei o FR dava-me mesmo jeito por causa da minha actividade.
    E sempre é preferível comprar um comercial que gostemos seja desportivo ou não...
    Não concordo apenas mto com o Leon 150..que fica horrível em carro comercial...(5 portas 2´s das quais inutilizadas a n ão ser para carga) agora ibizas e carritos pequenos como o meu não me fazem confusão em comerciais..
    2005/2008 - Seat Ibiza 1.9 TDI FR MB & AM - 2xx cv (Roubado)

Senior Member Super user Avatar de WolfDesign

Padrão

Eu acho que "o" problema dos comerciais é não serem híbridos, devem ser os carros que mais em cidade andam, e por isso os que mais poluem. Em vez de se fabricar familiares híbridos, também se deveria pensar nos pequenos comerciais que de certeza que as empresas que os compram iriam pensar duas vezes num híbrido, porque são carros ainda mais económicos em muitos aspectos.

Padrão

Até agora só deram opiniões de excepção porque como sabem, obviamente, a quantidade abusiva de comerciais não derivam todos da "actividade profissional" mas sim de se poder ter um carro de nivel superior mais barato, o habitual "viver acima das possibilidades"...

Eu acho que "o" problema dos comerciais é não serem híbridos, devem ser os carros que mais em cidade andam, e por isso os que mais poluem. Em vez de se fabricar familiares híbridos, também se deveria pensar nos pequenos comerciais que de certeza que as empresas que os compram iriam pensar duas vezes num híbrido, porque são carros ainda mais económicos em muitos aspectos.
    Eu percebo o teu ponto mas não é bem esse o tema em que tou a tocar, antes disso hámuito por resolver...

Abraço

PsK

Senior Member Average 2

Padrão

E qual é que é o problema afinal de comprar um carro comercial, para activades extra-laboráis ?

Eu tenho um Ibiza Comercial, e não vejo qualquer problema em ter um carro comercial. Prescindi dos bancos traseiros, para poder comprar um carro que eu gosto, por um preço relativamente acessivel. E então ? A minha responsabilidade com os ocupantes diminui em mais de 50% aquando do transporte de 4 pessoas, o que me faz andar muito mais descansado.

Abraço!

Padrão

Citação Mensagem Original de Eval Ver Post
    E qual é que é o problema afinal de comprar um carro comercial, para activades extra-laboráis ?

Eu tenho um Ibiza Comercial, e não vejo qualquer problema em ter um carro comercial. Prescindi dos bancos traseiros, para poder comprar um carro que eu gosto, por um preço relativamente acessivel. E então ? A minha responsabilidade com os ocupantes diminui em mais de 50% aquando do transporte de 4 pessoas, o que me faz andar muito mais descansado.

Abraço!
    Não vês qual é o problema? compras um carro desnhado para ser de 4 lugares, e que não é vendido é mais lado nenhum do mundo com esta configuração, so mesmo neste fim do mundo, por menos 5000€ provavelmente do que outra pessoa que comprará com 4 lugares e tens um carro igual...peço imensa desculpa mas acho esta mentalidade de "comprar dois lugares porque é mais barato" completamente chico-esperto...(nao te estou a chamar isso atenção) será que ninguém tem o mesmo pensamento que eu?

Abraço

PsK

Member Novato Avatar de |_ScorpioN_

Padrão

Eu não vejo mal nenhum num carro de 2 lugares. Até porque se eu comprasse um carro novo agora era o que faria. Teria um carro com um bom motor, extras e muito mais barato que o seu "irmão de 5 lugares".

Se uma pessoa anda sozinha de carro, não necessita de mais do que 1 lugar, porque razão há-de se preocupar com mais bancos?

E isso de se verem muitos iguais...também se vêm nos que têm unica e exclusivamente 5 lugar. Não é por existir o modelo comercial que vai vender muito mais. Quem precisa de 5 lugares compra esses modelos, quem não precisa, pode optar.

Parece-me um pouco de "inveja" (não é bem essa palavra).

Senior Member Super user Avatar de Helopez

Padrão

Pessoalmente tb rogo pragas a quem teve a inutil ideia de criar a marengo que é uma marea de 5 portas mas comercial..

Agora a diferença de valores sobe e sobe bastante mesmo usado entre comercial e 5 lugares..

ainda hoje um clown voltou a bater no tema das energias renováveis mas não sabe que talvez metade do povo vai encher o deposito de gasóleo ao fds para ir passear a maria..

é um processo complexo e complicado de resolver.. podiamos ir buscar exemplos práticos a países da U.E. mas Portugal é Portugal e mudar é mt devagarinho.. pra melhor!
    Última edição por Helopez; 18-06-2007 às 16:56.

Padrão

Citação Mensagem Original de |_ScorpioN_ Ver Post
    Parece-me um pouco de "inveja" (não é bem essa palavra).
    Inveja garanto-te que não é, nem nada desses sentimentos...simplesmente anda um tipo a trabalhar para ter um carro porreiro e este perde o status todo porque há ao pontapé modelos iguais com 2lugares? para ter exclusividade tem de se comprar um BM ou coisa do genero? por alguma razão há marcas que optam por nao ter "carros gaiola", o status conta muito e a verdade é que a imagem de certos modelos/marca são denegridas e gastas pelos carros comerciais...! Se és tão apologista de carros comerciais explicas-me o porquê de nos países evoluídos não haver esta palhaçada?
    E seguindo o raciocinio da maioria nesta thread, compram um carro de 2 lugares porque nao precisam de 4lugares, muito bem, entao chegava-vos um saxo modelo base ou modelo equivalente n? entao pakek existem golf's comerciais ao pontape, c4 comerciais ao pontape, leon's comerciais, renaults megane, astra gtc...? acham isto minimamente coerente e digno dum país que querem à força que evolua?

Citação Mensagem Original de Helopez Ver Post
    Pessoalmente tb rogo pragas a quem teve a inutil ideia de criar a marengo que é uma marea de 5 portas mas comercial..
    (...)
    é um processo complexo e complicado de resolver.. podiamos ir buscar exemplos práticos a países da U.E. mas Portugal é Portugal e mudar é mt devagarinho.. pra melhor!
    Finalmente alguém que me segue no raciocinio...

Eu não estou contra ninguém, cada um compra e faz o que quer, simplesment na minha opinião esta "opção" é no mínimo estupida e assassina da imagem das marcas e do país...

Abraço

PsK
    Última edição por PsK | Peskilveira; 18-06-2007 às 17:15.

Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user

Padrão

Os comerciais no geral n me fazem comichão, até pq quando vejo um C2 comercial penso .oO(ehe.. tenho mais 2 lugares que tu). Agora os carros de 5p com as de trás a dar para a caixa de carga é mesmo muito estúpido.

JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user

Padrão

entendo perfeitamento a tua ideia, mas as coisas são como são.
    Hoje em dia todos querems mais e melhor, não o podemos negar, ha quem prefira comprar um comercial por ser mais barato, ha quem compre um comercial da marca xpto modelo xiripiti, so porque e bonito e calha bem quando for tomar cafe mostrar que tem aquele carro, pode n ser um modelo de 5 lugares, mas n deixa de ser aquele modelo especifico.
    Outra coisa q reparo bem, é.. quando vou trabalhar faço o percurso carcavelos -> coina & coina -> carcavelos
    e reparo e bem nas filas e filas de transito que as pessoas apanham so para irem trabalhar de carro, viva a comudidade.. tudo porque as pessoas não querem/"podem" ir de trasportes...
    mas mesmo assim, tenho reparado que hoje em dia uma grande parte da populaçao tem 1 carro comercial, se vir-mos bem, hoje em dia, qual o numero de vezes que o "teu" carro ando cheio ? hoje em dia, como tu dissest e bem, toda a gente tem carro.
    esta questao e parecida, aquela de quem tem o carro com mais ponta, "o meu da 240 em ponta!" parabens!!! agora e quantas vezes andas a essa velocidade ?? se calhar nem 5% das vezes que andas com o carro..
    com os 5lugares e os 2 lugares a questao e a mesma, so muda as palavras
    2 old 4 this $hit

Padrão

Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    esta questao e parecida, aquela de quem tem o carro com mais ponta, "o meu da 240 em ponta!" parabens!!! agora e quantas vezes andas a essa velocidade ?? se calhar nem 5% das vezes que andas com o carro..
    com os 5lugares e os 2 lugares a questao e a mesma, so muda as palavras
    Concordo com tudo menos com esta parte, porque se não se pensasse só no negócio, e não houvesse esse fácil acesso a comerciais, as pessoas fariam o que sempre fizeram, rentabilizar o espaco no carro... levar amigos,colegas para o trabalho ou escola se ficar a caminho ou trabalhando ambos no mesmo local...
    ...em vez de haver muitos comerciais, se se rentabilizasse o espaço era demonstração de evolução, senão vejamos:

20pessoas querem ir para lisboa: carros comerciais necessários > 10
    carros 4 lugares necessários > 5

a multiplicar pela quantidade de pessoas que anda na estrada, acham que não faz diferença?
    o carro comercial é o espelho do individualismo e da falta de esforço feito pelas comunidades menos evoluidas, há mais filas,mais emissões, mais acidentes, mais stress, menos paciência, mais frustração...
    Quem já foi a barcelona sabe do que falo, a sociedade evoluida aqui tao perto mas tao longe... dividem-se carros entre amigos, compram-se scooters e muitos smarts para quem tem deslocações pequenas, e não comerciais para ninguém, e lá não é tudo rico ao contrário do que possam dizer...simplesment há coerencia...mas isto já é muito off-topic...

Abraço

PsK

Member Average

Padrão

Citação Mensagem Original de PsK | Peskilveira Ver Post
    Não vês qual é o problema? compras um carro desnhado para ser de 4 lugares, e que não é vendido é mais lado nenhum do mundo com esta configuração, so mesmo neste fim do mundo, por menos 5000€ provavelmente do que outra pessoa que comprará com 4 lugares e tens um carro igual...peço imensa desculpa mas acho esta mentalidade de "comprar dois lugares porque é mais barato" completamente chico-esperto...(nao te estou a chamar isso atenção) será que ninguém tem o mesmo pensamento que eu?
    PsK
    Os carros são vendidos com esta "configuração" em Portugal, simplesmente porque há mercado. Há mercado porque, entre outros factores, neste "fim do mundo" toda a gente tenta poupar os tostões que conseguir, querendo manter um determinado status, e então opta pelo comercial. Mas ao que parece vai deixar de ser possível abater o iva nos comerciais, não nos de carga, mas nos de passageiros, agora chamados de 2 lugares, o que é capaz de alterar um bocado esta tendência.
    No meu caso já tive 3 carros, 2 deles comerciais, por ter podido abater o iva, por precisar da bagageira, e por não necessitar de 4 lugares.

Member Novato Avatar de |_ScorpioN_

Padrão

Mas então porque não há-de uma pessoa poder ter um melhor carro por um preço mais baixo? Só os ricos é que os poderiam ter?

E aquelas pessoas que moram sozinhas? E que hoje em dia são cada vez mais. Porque razão hão-de ter um carro de 5 lugares se um de 2 lhes serve perfeitamente? E assim até conseguem ter aquele carro que gostam, pois é mais barato. E se for um casal sem filhos? É a mesma situação.

E não é por se ter um carro com 5 lugares que se vai levar mais gente nos dias de trabalho. O português gosta de ir a passear o cu no seu carrinho, sozinho.
    Se concordo que se deveria baixar o número de carros com 1 só ocupante no seu interior? Concordo. Mas para isto é preciso um trabalho enorme.
    1º - Os possuidores da carta B deveriam ter aulas de mota e poder conduzir motociclos até 125cc
    2º - Pagamento de taxas para a entrada nas Grandes Cidades
    3º - Esta taxa deveria variar de acordo com o nº de ocupantes no carro.
    4º -...

No entanto, continuo a dizer, acho que é uma opinião um bocado "invejosa" (como já referi, não é naquele sentido ofensivo).

Senior Member Average 2

Red face

epá desculpa lá... se 20 pessoas querem ir a lisboa vao de autocarro.

status, mas agora o problema é sentires-te desvalorizado pk te custou a pagar mais o teu de 5lugares que o vizinho o dele de 2? perdes status? mas tas-te a comparar ao vizinho? epá não te preocupes com os outros!

quem anda principalmente sozinho pk raio ha-se pagar mais 5000€ no minimo para ter os bancos de trás a apnhar pó?
    agora se é vergonha ter-mops carros em portugal vendidos de 2lug quando na verdade supostamente sao para ter 5lug então isso é por causa do roubo que é nosso país comprar carro. Se vires na França por exemplo os ordenados sao muito mais altos e os carros mais baratos, evidentemente que não hé mercado para "comerciais" como os nossos.

Muda de atitude, até pk se quiseres alterar um comercial para 5 lug podes faze-lo e ao fim de algum tempo compensa.

cumps

Clio dci Average Avatar de Tiago_F

Padrão

Porque é que muitas grandes marcas fazem carros com grandes cilindradas, e brutas cavalagens e apenas tambem com 2 lugares? metiam mais 2 atraz e ja se poupava mais quando se fosse passear ao fim de semana o casal amigo ja podia ir nesse mesmo carro e disfrutar da mesma "maquina" sem ter que andar + 1 carro na estrada. segue a mesma lei dos comercias. epah se tens um carro de 5 lugares e vez mts comerciais olha, sente-te orgulhoso por teres um dos que "se ve pouco". cada um compra o que gosta como pode.
    para quê andar a gastar dinheiro a mais se podemops comprar o que precisamos e ainda aos nossos gostos com menos euros?

Padrão

Citação Mensagem Original de |_ScorpioN_ Ver Post
    Mas então porque não há-de uma pessoa poder ter um melhor carro por um preço mais baixo? Só os ricos é que os poderiam ter?

E aquelas pessoas que moram sozinhas? E que hoje em dia são cada vez mais. Porque razão hão-de ter um carro de 5 lugares se um de 2 lhes serve perfeitamente? E assim até conseguem ter aquele carro que gostam, pois é mais barato. E se for um casal sem filhos? É a mesma situação.
    O exemplo de rentabilizar os lugares foi uma derivação do tema principal, umautopia tendo em conta a mentalidade portuguesa actual...não vale a pena discuti-la!
    Quanto ao resto, no resto da Europa como fazem as pessoas que vivem sozinhas? e os casais sem filhos? vêm comprar os comerciais a Portugal? A teoria mantém-se...viver acima das possibilidades, porque a mentalidade portuguesa é a afirmação através do automóvel que tem! Eu por exemplo com o dinheiro que dei pelo meu C2,tinha comprado um C4 comercial...!

Citação Mensagem Original de jimmy Ver Post
    epá desculpa lá... se 20 pessoas querem ir a lisboa vao de autocarro.

status, mas agora o problema é sentires-te desvalorizado pk te custou a pagar mais o teu de 5lugares que o vizinho o dele de 2? perdes status? mas tas-te a comparar ao vizinho? epá não te preocupes com os outros!

quem anda principalmente sozinho pk raio ha-se pagar mais 5000€ no minimo para ter os bancos de trás a apnhar pó?
    agora se é vergonha ter-mops carros em portugal vendidos de 2lug quando na verdade supostamente sao para ter 5lug então isso é por causa do roubo que é nosso país comprar carro. Se vires na França por exemplo os ordenados sao muito mais altos e os carros mais baratos, evidentemente que não hé mercado para "comerciais" como os nossos.

Muda de atitude, até pk se quiseres alterar um comercial para 5 lug podes faze-lo e ao fim de algum tempo compensa.
    de certeza que não sabs o que são exemplos, ou achas que as "20 pessoas" era um exemplo linear?enfim...

Quanto ao resto, não mudo de atitude porque os carros a mais andam aí, e mais de metade são comerciais, e roubo ou não roubo hoje em dia tudo tem um carro, parece uma coisa obrigatória mesmo q raramente se os use.

E quanto aos vizinhos, mete-te na tua vida porque eu não me meto na tua... vivo com o que posso e nãome comparo aos outros, simplesmente há padrões que qualidade de vida que todos deviamos ter, e o excesso de carros e o trânsito que os mesmos provocam não fazem parte dessa qualidade de certeza!

Citação Mensagem Original de Tiago_F Ver Post
    Porque é que muitas grandes marcas fazem carros com grandes cilindradas, e brutas cavalagens e apenas tambem com 2 lugares? metiam mais 2 atraz e ja se poupava mais quando se fosse passear ao fim de semana o casal amigo ja podia ir nesse mesmo carro e disfrutar da mesma "maquina" sem ter que andar + 1 carro na estrada. segue a mesma lei dos comercias. epah se tens um carro de 5 lugares e vez mts comerciais olha, sente-te orgulhoso por teres um dos que "se ve pouco". cada um compra o que gosta como pode.
    Peço desculpa mas nem vou responder porque esse exemplo do coupé é no minimo patética...coupes sempre houve e compra quem quer um carro com essa configuração, outra coisa são carros transformados para 2 lugares sob a lei dos "comerciais" com motores de 150cv etc que é a maior palhacada que existe, ou não sabes que nos outros países europeus TODOS, os carros comerciais de passgeiros não podem ter mais de 90cv e têm de andar todos com o distico de "90" atrás? simplesmente cá, como em tudo, não há fiscalização nem regras...

Abraço a todos

PsK

PS- Ainda me hão-de explicar uma coisa, se os portugueses são tão inteligentes em fazer comerciais de carros de 4 lugares, quando é que a smart vem cá aprender connosco? é que smarts não rendem para nada assim...ou será que não é um "carro que gostem" porque não vos dá o status que procuram a comprar um carro maior mas comercial? uma coisa e necessidade de quem precisa da mala, outra sao os "armanços" mais q habituais e mais um espacito po subwoofer...porque o smart é um carro "pa meninos"...
    Última edição por PsK | Peskilveira; 18-06-2007 às 23:03.

Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU

Padrão

Eu acho isso ridiculo, pois eu como estudante ia dar uma data de euros a mais por um 4 lugares para quê? Para levar os livros?

PsK | Peskilveira eu tenho pena mas tenho que divergir da tua opinião. Nos outros paises não tens derivados de turismo de mercadorias como em portugal. Tens ligeiros de passageiros, ou seja kangoo's, doblo's e afins. No nosso país tb tens isso...de resto acho bem que existam comerciais com potencias porreiras, pois no caso de empresas acho que a utilização fica em conta, pois no caso da compra duma clio 1.5 Dci 105 para um vendedor de 5 e de 2 lugares o preço fica um pouco em conta não? Já pensaram que muita gente que vêm de comercial podem ser carros de empresas?

Acho que é mais uma novela do TOL esta...

Abraços

Senior Member Average 2

Padrão

mto bem sim senhora PSK vê-se mesmo que sabes manter uma conversa e que sabes discutir pontos de vista, comoçaste logo bem com a do autocarro.

este é um belo tópico mas com o teu tipo de pensamento pobre esquece.
    Agora os carros que andam a mais aí são os comerciais. Vê lá se por serem comerciaias tb têm de te dar prioridade num cruzamento.

se calhar as pessoas agora não pode ter carro. se têem se até lhes fazem mais falta do que a ti.

Esquece lá, olha e vê lá se comerciais é O problema.

tas-me a cheirar mesmo que um vizinho teu deve ter comprado praí um Altea FR 170cv comercial e tu ficaste com dor de coto.

vê lá se arrefeces que isto é um forúm e deves analisar pontos de vista, e não assumir como um ataque pessoal qualquer pessoa que não concorde cntg.

A cena do autocarro era uma piada, mas enquadrava-se perfeitamente no teu pensamento. Se calhar em vez de comprar-mos comerciais como tu dizes deviamos andar de autocarro pk nao os podemos comprar de 5lug, ou entao andamos todos de Pug 206 1.1

Fica bem e apesar das tuas flames cumprimentos

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Última Resp.: 25-10-2009, 00:00
  2. Respostas: 2
    Última Resp.: 17-06-2009, 23:01
  3. """""""vt De Um Golf R32 Com Farois De Bora"""""""
    Por grartdigital no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 14
    Última Resp.: 05-09-2008, 13:02
  4. Inspecções automóveis chumbam película "legal" - CM