Falta pouco mais de um mês para o 2º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, agendado para 4 a 6 de setembro e organizado pelo Clube Escape Livre. O interesse e o balanço conseguido na primeira edição, que no ano passado uniu Salamanca, Nelas, Gouveia e Guarda, leva a que este ano o clube volte a salpicar as estradas de aficionados por automóveis antigos e clássicos, com um programa que vai certamente aliciar.

Os detalhes do passeio dos amantes dos carros com história foram ontem conhecidos em conferência de imprensa realizada no Paço dos Cunhas, em Santar, concelho de Nelas, um dos locais que será visitado pela caravana no 2º encontro. Na apresentação estiveram os representantes das várias entidades ligadas ao evento.

A cidade da Guarda é o ponto de partida do passeio, que este ano tem como principais temáticas de descoberta os vinhos e a história automóvel. Guarda, Gouveia, Nelas, Caramulo e Aldea del Obispo, na vizinha Espanha, estão em destaque nas visitas.

Na sexta-feira, dia 4 de setembro, depois da entrada no Hotel Vanguarda, as viaturas são verificadas no Parque Urbano do Rio Diz (Polis), seguem até ao centro da cidade para desfilar em passadeira vermelha na Praça Luís de Camões, e terminam em exposição junto à PSP, enquanto decorre a visita ao Museu da Guarda.

No sábado, a primeira etapa conduz até ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, prosseguindo para o distrito de Viseu, com entrada no Caramulo Motor Festival e visita ao Museu do Caramulo, onde é dada a oportunidade de subir a Rampa do Caramulo, uma das “clássicas” do Campeonato Nacional de Montanha. À tarde, saída para a cidade de Nelas, onde decorre a visita e prova de vinhos na Feira do Vinho do Dão. O jantar tem lugar no Paço dos Cunhas e o alojamento é no Hotel das Caldas da Felgueira.

No domingo, a caravana de clássicos parte para a zona de fronteira, nomeadamente para o Fuerte de la Concepción, onde decorre o almoço e a entrega de lembranças. Os participantes visitam ainda as gravuras rupestres de Siega Verde, nas proximidades.

Na conferência, Borges da Silva, presidente da câmara municipal de Nelas, Luís Tadeu, presidente da câmara de Gouveia, e Carlos Monteiro, vice-presidente da câmara da Guarda, enalteceram o valor do evento para os municípios que representam, enquanto Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre reforçou a importância destas parcerias institucionais para o êxito do passeio, informando ainda que a organização já recebeu 21 inscrições, das quais três de Espanha, sendo expectável que se ultrapassem as 30 previstas para este ano.

As inscrições custam 295 euros para duas pessoas com viatura clássica. A organização decidiu alargar o período de inscrição a valor mais baixo até 07 de agosto, sendo que a partir desta data e até 21 de agosto passam a 370 euros. O valor inclui quatro refeições, duas noites de alojamento, visitas e lembranças. Programa, inscrição e outras informações estão disponíveis em www.escapelivre.com ou através dos contactos escapelivre@escapelivre.com ou 271 205 285.

O 2º encontro Ibérico de Automóveis Clássicos é uma organização do Clube Escape em parceria com o Museu de Historia de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e Museu do Caramulo, e tem o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Nelas e Gouveia, e Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e de Salamanca. Conta ainda com o apoio das Caldas da Felgueira, Paço dos Cunhas de Santar, vinhos Quinta de Cabriz e Casa de Santar, e o apoio à divulgação de Motor Clássico, beira.pt e news motorsports.