Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Autódromo do Estoril [vendido por concurso]

  1. #1
    Formerly known as: "AS" Super user Avatar de AS 206 HDi
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Invicta & Lisbon
    Mensagens
    1.408

    Padrão Autódromo do Estoril [vendido por concurso]

    Autódromo do Estoril vendido por concurso público
    Parpública já recebeu instruções para iniciar o processo, de forma a que as propostas dos vários interessados previstos possam ser analisadas e o vencedor decidido na primeira metade de 2008.


    O Ministério das Finanças já decidiu: vai vender o Autódromo do Estoril por concurso público, rejeitando, assim, fazer uma contra-proposta de valor inferior para que a Câmara Municipal de Cascais fizesse valer o seu direito de preferência sobre este activo.

    O Diário Económico apurou que as Finanças já instruíram a “holding” estatal Parpública, que controla 100% da Sociedade do Autódromo, a avançar de imediato com o processo de lançamento de concurso público, de forma a que as propostas dos diversos interessados possam ser recebidas e analisadas ainda na primeira metade do próximo ano.

    O valor solicitado pela Parpública à Câmara Municipal de Cascais foi de 35 milhões de euros, mas o valor real do Autódromo do Estoril pode ser bem superior, caso o futuro comprador decida investir num projecto imobiliário nos respectivos terrenos, uma possibilidade que só poderá ser concretizada a partir de 2012.

    Até essa data, existe a obrigatoriedade de manter o Autódromo do Estoril com a actual configuração, independentemente de se procederem a renovações do traçado do circuito. No entanto, a partir dessa data, o futuro proprietário poderá rentabilizar o activo, promovendo um empreendimento imobiliário naquele local. Segundo diversas fontes ligadas ao processo, com o índice de construção médio nas áreas envolventes ao Autódromo e com o terreno disponível neste local, ao preço actual do metro quadrado para esta região da Grande Lisboa, o valor de mercado do Autódromo do Estoril poderá subir acima de 100 milhões de euros.

    Esta é, no entanto, uma hipótese, que o actual presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, em declarações recentes ao DE, recusa, pelo menos enquanto permanecer à frente da autarquia.

    De uma forma ou de outra, já chegaram, quer à Câmara Municipal de Cascais, quer à Parpública diversas manifestações de interesse para dinamizar o Autódromo do Estoril, desde empresários portugueses, radicados no estrangeiro, ligados ao sector automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.


    Fórmula 1 o fim de uma era

    Porque é quase impossível ter um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal?
    Actualmente, a empresa encarregue da Fórmula 1, Formula One Management, chega a exigir 50 milhões de euros para que um circuito entre na elite da competição-rainha do desporto automóvel mundial. É um preço incomportável para o actual estado da economia portuguesa e que só pode ser acompanhado pelos países emergentes, designadamente os asiáticos, como o Abu Dhabi, Singapura, China e Índia, que já entraram ou vão entrar no pelotão da frente.

    Autódromo do Estoril sem Grandes Prémios de Fórmula 1 desde 1996
    Inaugurado em 1972, no dia 1 de Junho, a iniciativa ousada da líder do grupo Grão-Pará veio dotar finalmente Portugal de uma pista permanente para realizar provas automobilísticas e motociclísticas de nível mundial. Chegou a viver tempos áureos, mas desde 96 que não recebe um Grande Prémio. Agora é palco de provas do Mundial de Moto Gp (500 centímetros cúbicos), da A1 (concorrente da Fórmula 1) e de diversos torneios monomarca.

    In Diário Económico.
    Car '00} Renault 5GTL 1.1 Carburexed "Handbrake spec"
    Car '01} Peugeot HDi 1.4 "Cup" - 136.9cv
    Car '02} BMW 320 CD "Armed"

  2. #2
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    bom bom... era ser mais facil o aluguer da mesma.. mas compreende-se os preços praticados..
    2 old 4 this $hit

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de kitnoce
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Neuchâtel (CH) ou Aboboda (P)
    Mensagens
    1.295

    Padrão

    Espero que nao seja o fim do autodromo... lembro-me quando era puto, ouvia o barulho dos motores dos F1 quanda havia o GP ou os testes, que eram quase todos feitos em Portugal na altura...
    Kitnoce Mobile :

    Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de pilym
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Localização
    Amadora
    Mensagens
    3.676

    Padrão

    Espero n ser o fim do estoril....
    X-Kafé By Pilym "VISITEM"

  5. #5
    »»JDM Honda parts Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2007
    Mensagens
    5

    Padrão

    impressionante, ainda hoje é um dos melhores autodramos do mundo em termos de pista.

    Braz
    »»2.2VTEC BB8

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de pretenderpt
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    575

    Padrão

    mais ano menos ano e vira um condominio fechado,ja vai sendo moda em todo portugal...

  7. #7
    ByB
    ByB está desconectado
    Senior Member Average 2 Avatar de ByB
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Lx
    Mensagens
    340

    Padrão

    O pexoal da VDG podia fazer uma vakinha....!!


    Kidding!!

    ByB
    Mazda 323F 1.6i BG
    BMW 320D E46 touring

  8. #8
    Custom Driver Novo user Avatar de Dissidente
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Odivelas
    Mensagens
    3

    Padrão

    Tem demasiadas curvas para o "patrocínio" *g*

    VW Polo 16V DM
    Might not be the best car in the world, but for me it's close enough

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    10

    Talking

    demasiadas curvas e pc rectas...
    "In the real world, where it rains and the roads are narrow, nothing cames close to the EVO"

  10. #10
    Got Stance? Senior Avatar de Blitz
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Sacavém
    Mensagens
    612

    Padrão

    bela merda... sinceramente...

    ps: alguém me roubou o avatar..

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de AFLM
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Cartaxo
    Mensagens
    260

    Padrão

    Num futuro proximo TD só no algarve ou no Norte
    '85 Opel Kadett GSI
    '90 Peugeot 309 GTI 16 RallyCar
    '94 Toyota RAV4 Kindersurprise edition
    '02 Mitsubishi Lancer Evo VII RSII
    '02 Peugeot 206 GTI 180
    '05 BMW 320 TD Compact


    CompetiSport

    Performance,Race fuel& Oils
    "StockSucksSoIModifyEverythingIPutMyHandsOn"

  12. #12
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    O melhor é terraplanar aquilo! Que venha o do algarve com novas ideias e argumentos!

  13. #13
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    City of bulls and bullfighters
    Mensagens
    796

    Padrão

    Não apareceram compradores

    Por enqto vai-se mantendo... pelo menos até 2012

    "Até 2012 há planos de investimento e melhorias...depois logo se vê


    Garantido futuro imediato do Autódromo do Estoril


    O Autódromo do Estoril esteve na berlinda as até ao final do ano passado. Nessa altura, o seu futuro parecia dependente da venda por parte da Parpública, a sociedade gestora de capitais públicos detentora da maioria de acções da empresa CE -Circuito do Estoril.



    Porém, a 20 de Dezembro, data limite para a abertura de propostas de aquisição, verificou-se que não existia nenhuma proposta. Assim, até 2012, a sua exploração tem que ser adequada às necessidades e exigências da estrutura. O que significa que o autódromo tem que ser afectado à sua exploração enquanto pista de automóveis, passível de acolher quer corridas, quer testes ou outras actividades adequadas à sua finalidade.



    A partir de 2012, logo se vê - o que deixa em aberto todas as possibilidades, como a continuação da presente actividade e melhorias dos equipamentos, eia-se pista, boxes e outros edifícios.



    Melhorar já de imediato É esta, aliás, a principal intenção da actual gerência, para a qual a possibilidade de desmantelamento da estrutura e total afectação a actividade imobiliária é quase um sacrilégio. Para já, a CE – Circuito do Estoril, a empresa que actualmente é proprietária da pista, tudo está a fazer para procurar melhorar as infra-estruturas existentes.



    Há trabalhos que têm que ser feitos de imediato, antes do Grande Prémio de Portugal de MotoGP (que este ano será em Abril) e que incidirão essencialmente na saída da curva Parabólica, de acesso à recta da meta, e na Curva 2.



    Kartódromo do Estoril avança em Agosto



    Mas há mais: já em Agosto, aproveitando a raridade de duas semanas sem ocupação, vai avançar-se em força com a construção do Kartódromo do Estoril. Tratar-se-á de uma infra-estrutura própria, preparada para funcionar independentemente do resto da pista, mas tendo no entanto equipamento que poderá ser usado noutras manifestações desportivas, casos das provas internacionais, e que se situam na zona de "paddock".



    A pista de karting, que funcionará de forma empresarial, será construída no "miolo" da pista principal, não colidindo assim com esta e podendo portanto acolher provas e outro tipo de manifestações, em simultâneo com a utilização da pista.



    Depois, a CE – Circuito do Estoril tem nos seus planos projectos mais avançados, ainda no segredo dos deuses, que poderão porém ser em tudo semelhantes aos praticados em outros circuitos europeus, onde são agregados "pacotes" turísticos, potenciando a apetência pela deslocação de equipas ao longo do ano, mas em especial fora dos calendários oficiais.



    É ou não um elefante?



    Ser ou não um elefante branco - eis o estigma que, desde tempos imemoriais, sempre esteve associado ao circuito do Estoril. E, ainda hoje, as dúvidas permanecem. De facto, a resposta não é simples. É que, apesar da taxa de ocupação do espaço ser quase de 100 por cento, tome-se um exemplo muito concreto: os 35 milhões de euros pedidos para a aquisição de todo o complexo.



    Trata-se de um simples exercício de contas, para o qual não é necessário nenhum bacharelato em finanças. Se o circuito valesse 100 milhões de euros, só o preço do dinheiro custaria, por mês, 500 mil euros, o que daria 17 mil euros de despesa diária; no caso do 35 milhões, esse valor desce exponencialmente, para algo como 7.500 euros diários.



    E isto, sem contabilizar as despesas fixas e os impostos, bem como os honorários das 17 pessoas que compõem a estrutura humana fixa a trabalhar no circuito. Dito isto, a pergunta continua sem resposta: apesar de uma ocupação tão intensa, apesar das provas que nele se realizam – e aqui é preciso ressalvar as despesas que lhe estão inerentes, em alguns casos na ordem do milhão de euros, como o MotoGP! - o circuito do Estoril é ou não uma estrutura rentável?



    É ou não um elefante branco? No fundo, se calhar é tudo um caso de paixão: afinal, quando lhe ofereceram 150 milhões de euros para vender o circuito de Paul Ricard, com hotel e aeroporto incluído, Bernie Ecclestone recusou! A pista francesa tem equipamentos que não temos em redor do nosso principal circuito permanente: ao fim e ao cabo, uma estrutura deste tipo só conseguirá ser mesmo rentável, caso esteja associada a outra oferta complementar - seja ela imobiliária, de lazer ou comercial.




    Hélio Rodrigues, Quinta, 31 de Janeiro às 19:20"

    In: http://autosport.clix.pt/gen.pl?p=st....stories/42455
    Última edição por CD330Plus; 07-03-2008 às 13:48.
    aBRaÇo

    For Sale: BMW OEM and Perfomance Parts
    BBS and Team Dynamics Racing Wheels

Tópicos Similares

  1. Campeonato GT de Espanha no Autodromo do Estoril
    Por Almeida7crx no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 1
    Última Resp.: 11-09-2011, 18:42
  2. Michelin Pilot Performance no Autodromo do Estoril
    Por Almeida7crx no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 13-07-2011, 09:31
  3. WTCC @ Autodromo do Estoril
    Por MarquesR no fórum Encontros e Concentrações
    Respostas: 14
    Última Resp.: 16-07-2008, 18:54
  4. PETIÇÃO - Salvar o Autódromo do Estoril
    Por Padno no fórum Geral Tuning
    Respostas: 4
    Última Resp.: 28-11-2007, 04:05
  5. Driftmania no Autódromo do Estoril
    Por Panterona159 no fórum Videos
    Respostas: 1
    Última Resp.: 19-04-2007, 17:43

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •