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  • 1 Escrito por tecno321

Tópico: APlicar turbo 16 em 1.6 hdi

  1. #1
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    Padrão APlicar turbo 16 em 1.6 hdi

    Pessoal tenho em vista por um turbo 16 num 1.6 hdi. Que turbo aconselham?

    Nao pretendo mega potencia, apenas quero subir a fasquia dos 135 cavalos fiaveis , que o turbo de origem aguenta, e quero por um turbo um pouco maior para nao perder tantas baixas , visto que o meu objectivo nao é ponta, mas sim baixas medias , para curva.

    Nao pretendo muito fumo, logo , possivelmente terei que usar em baixas aquilo que o turbo pode dar , respeitando a relaçao de mistura "ar/ combustivel" que o carro trás de origem.

    Cumprimentos
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  2. #2
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    Nem sabia que havia 16. É garret?

    Pelo feedback que se lê para a malta do PSA 1.6, o upgrade com mais sucesso é o do 1749vb.

    Portanto...

  3. #3
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    Existe o 1644 da garret , aplicado nos kia ceed 1.6 de 128 cavalos .

    Daí eu perguntar, talvez queria fazer uma coisa diferente! Já vi dynos de carros com esse turbo , mas perde mto binario em baixas , quando se quer sem muito fumo.

    Pensei no 16, teria algo mais ao meu jeito, perderia potencia é claro, mas teria outro tipo de condução.

    Gostava de saber mais opiniões!
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  4. #4
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    E um 1756vk ?

  5. #5
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    Estou a averiguar o assunto.. "Apenas" queria chegar ao patamar dos 160 ou 170 cavalos... N sei se conseguiria isso com um 16... , assim perderia menos de binario em baixas e nao necessitaria de tanta "injecçao" de combustivel para compensar o turbo maior, logo teria menos fumo.

    Penso numa repro para o dia a dia, com o minimo de fumo , para que tal aconteca, tenho a evitar a injeçao de gasoleo .

    Evito problemas com policia e tudo mais, poluição e também com o próprio bloco do motor, que não irá ter gasoleo por queimar...
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  6. #6
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    pois para essa cavalagem já me parece mesmo um apenas com aspas. Tu com o 1749 perdes um pouco em baixas, mas isso vais perder sempre com qualquer turbo que ponhas maior que o teu, porque demoram mais tempo a encher. Mas depois aí cabe ao reprogramador contornar isso, pôr o binário mais cedo é uma solução. Mas ai podes tar a sentenciar a embreagem. Tudo depende.

    Eu, no teu caso, que acaba por ser o meu se um dia o fizer, era o 1749vb pelo simples facto que já muita gente o aplicou e tens feedback sobre esse motor e turbo. E penso que seja aplicação directa.

    Podes sempre mudar a linha, e pôr directa e certamente ganhas em baixas

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de Black Dragon Ver Post
    pois para essa cavalagem já me parece mesmo um apenas com aspas. Tu com o 1749 perdes um pouco em baixas, mas isso vais perder sempre com qualquer turbo que ponhas maior que o teu, porque demoram mais tempo a encher. Mas depois aí cabe ao reprogramador contornar isso, pôr o binário mais cedo é uma solução. Mas ai podes tar a sentenciar a embreagem. Tudo depende.

    Eu, no teu caso, que acaba por ser o meu se um dia o fizer, era o 1749vb pelo simples facto que já muita gente o aplicou e tens feedback sobre esse motor e turbo. E penso que seja aplicação directa.

    Podes sempre mudar a linha, e pôr directa e certamente ganhas em baixas
    Muito sinceramente não acho que percas assim tantas baixas com um VNT1749VB... os mesmos são conhecidos por teres umas excelentes baixas

    Eu optava por esse ou mesmo por um GT1759VK
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  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de Ricardo Gomes
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    Se a ideia nao é ter altas mas sim baixas e medias, trocar o turbo por um maior só te vai fazer perder baixas, os 1749va e vb sao muito bons em baixas porque têm motor, que para alem do mais são tdi (a menos que tenha saído em hdi e eu nao sei), no teu lugar ia para um 1549v BMW, consegues passar da potencia que falas, agora depende daquilo que pretendes atingir, para 160/170 deve dar

    Abraço
    "UM CARRO É MAIS QUE UM VICIO, o patamar é o infinito....."

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de FoNsEcA_306HDi Ver Post
    Muito sinceramente não acho que percas assim tantas baixas com um VNT1749VB... os mesmos são conhecidos por teres umas excelentes baixas

    Eu optava por esse ou mesmo por um GT1759VK
    Sim, dentro de turbos de upgrade são dos melhores em baixas, mas face ao stock nunca vai ser. Claro que com reprorgamacao e aumento de potencia isso nem se nota

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de maneko Ver Post
    E um 1756vk ?
    1756vk ou 1749vb para o teu caso.
    o vb deve ficar engraçado
    Black Dragon gosta disto.

  11. #11
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    Porque não pensas em algo mais inovador e optas por GTBs mais "pequenos" mas igualmente performantes?

    Por exemplo GTB1549V, GTC1459VZ, etc... São turbos robustos (para a potência que desejas) e permitem ter um spool bem cedo ao mesmo tempo que permitem ter boas medias e altas, mesmo em motores mais pequenos.

    Sei que não é taxativo e depende sempre de diversos factores mas se por exemplo um gtb1549v num 2000cc "aguenta" com 350/380Nm às 1500/1750 rpm, com o hardware certo, deves conseguir umas baixas "idênticamente" boas (não em quantidade mas em qualidade) ao mesmo tempo que a propria construção do turbo te dá margem para isso.

    Posso-te dar um exemplo. Um GTB2056v num motor 1.9 (não TDi) permite ter um spool tão ou mais cedo que o turbo original (GT1749V) ao mesmo tempo que faz uma recta de binário ao longo de toda a faixa (algo na ordem dos +450Nm das 2000-4500rpm). Haja mestria para lá pôr aquilo tudo.

    Outro exemplo é o dos 1.6 JTDm-2 dos Alfas. Um "mero" GTB1446VZ faz 320nm às 1750rpm.

    Mais um. Chevrolet Captiva 2.0 diesel. GTB1549v e faz 360Nm entre as 1750 e as 2750rpm.

    Por isso, na minha opinião, GTB/GTC is the way to go.

  12. #12
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    Blayde Obrigado pelas dicas! Secalhar aposto num gtb 1549v! Visto que ira de encontro ao que pretendo, obviamente irei reforçar primeiramente a mecanica como:

    Volante de motor de bi-massa para monomassa,
    Reforçar embraiagem com gbs,
    Retirar fap deixando panela final.

    Possivelmente até poderei hibridar o meu para esse. Arranja disso deve ser mais dificil, desconheço esse tipo de turbos nem sei como se irá comportar no 1.6 hdi .

    Se conseguir 160 cv com boa condução já me deixa contente.

    Já agora, em que carros é que está esse turbo 1549v?
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  13. #13
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    Já tens quem te reprograme o carro? Se sim porque não lhe pedes a opinião? É que o que para mim pode ser bom, para outros pode já não servir.

    GTC1459VZ - Audi A3 2.0 170cv 2010 (ref. 785448-0005)
    GTC1549VZ - Audi A4 2.0 170cv 2011 (ref. 817047-0001)
    GTB1549VK - Chevrolet Captiva 2.0 (ref. 762463-0004)
    GTB1549VM - Opel Insignia 2.0 CDTi 160cv (ref. 786137-0001)
    GTB1549V - Kia Ceed 2.0 (ref. 757866-0007)

    etc...

    Tens muito por onde escolher.

    Penso que se devem adaptar bem ao que precisas.
    Última edição por blayde; 31-10-2012 às 21:39.

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