Nem sabia que havia 16. É garret?
Pelo feedback que se lê para a malta do PSA 1.6, o upgrade com mais sucesso é o do 1749vb.
Portanto...
Pessoal tenho em vista por um turbo 16 num 1.6 hdi. Que turbo aconselham?
Nao pretendo mega potencia, apenas quero subir a fasquia dos 135 cavalos fiaveis , que o turbo de origem aguenta, e quero por um turbo um pouco maior para nao perder tantas baixas , visto que o meu objectivo nao é ponta, mas sim baixas medias , para curva.
Nao pretendo muito fumo, logo , possivelmente terei que usar em baixas aquilo que o turbo pode dar , respeitando a relaçao de mistura "ar/ combustivel" que o carro trás de origem.
Cumprimentos
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Nem sabia que havia 16. É garret?
Pelo feedback que se lê para a malta do PSA 1.6, o upgrade com mais sucesso é o do 1749vb.
Portanto...
Existe o 1644 da garret , aplicado nos kia ceed 1.6 de 128 cavalos .
Daí eu perguntar, talvez queria fazer uma coisa diferente! Já vi dynos de carros com esse turbo , mas perde mto binario em baixas , quando se quer sem muito fumo.
Pensei no 16, teria algo mais ao meu jeito, perderia potencia é claro, mas teria outro tipo de condução.
Gostava de saber mais opiniões!
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E um 1756vk ?
Estou a averiguar o assunto.. "Apenas" queria chegar ao patamar dos 160 ou 170 cavalos... N sei se conseguiria isso com um 16... , assim perderia menos de binario em baixas e nao necessitaria de tanta "injecçao" de combustivel para compensar o turbo maior, logo teria menos fumo.
Penso numa repro para o dia a dia, com o minimo de fumo , para que tal aconteca, tenho a evitar a injeçao de gasoleo .
Evito problemas com policia e tudo mais, poluição e também com o próprio bloco do motor, que não irá ter gasoleo por queimar...
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pois para essa cavalagem já me parece mesmo um apenas com aspas. Tu com o 1749 perdes um pouco em baixas, mas isso vais perder sempre com qualquer turbo que ponhas maior que o teu, porque demoram mais tempo a encher. Mas depois aí cabe ao reprogramador contornar isso, pôr o binário mais cedo é uma solução. Mas ai podes tar a sentenciar a embreagem. Tudo depende.
Eu, no teu caso, que acaba por ser o meu se um dia o fizer, era o 1749vb pelo simples facto que já muita gente o aplicou e tens feedback sobre esse motor e turbo. E penso que seja aplicação directa.
Podes sempre mudar a linha, e pôr directa e certamente ganhas em baixas
Se a ideia nao é ter altas mas sim baixas e medias, trocar o turbo por um maior só te vai fazer perder baixas, os 1749va e vb sao muito bons em baixas porque têm motor, que para alem do mais são tdi (a menos que tenha saído em hdi e eu nao sei), no teu lugar ia para um 1549v BMW, consegues passar da potencia que falas, agora depende daquilo que pretendes atingir, para 160/170 deve dar
Abraço
"UM CARRO É MAIS QUE UM VICIO, o patamar é o infinito....."
Porque não pensas em algo mais inovador e optas por GTBs mais "pequenos" mas igualmente performantes?
Por exemplo GTB1549V, GTC1459VZ, etc... São turbos robustos (para a potência que desejas) e permitem ter um spool bem cedo ao mesmo tempo que permitem ter boas medias e altas, mesmo em motores mais pequenos.
Sei que não é taxativo e depende sempre de diversos factores mas se por exemplo um gtb1549v num 2000cc "aguenta" com 350/380Nm às 1500/1750 rpm, com o hardware certo, deves conseguir umas baixas "idênticamente" boas (não em quantidade mas em qualidade) ao mesmo tempo que a propria construção do turbo te dá margem para isso.
Posso-te dar um exemplo. Um GTB2056v num motor 1.9 (não TDi) permite ter um spool tão ou mais cedo que o turbo original (GT1749V) ao mesmo tempo que faz uma recta de binário ao longo de toda a faixa (algo na ordem dos +450Nm das 2000-4500rpm). Haja mestria para lá pôr aquilo tudo.
Outro exemplo é o dos 1.6 JTDm-2 dos Alfas. Um "mero" GTB1446VZ faz 320nm às 1750rpm.
Mais um. Chevrolet Captiva 2.0 diesel. GTB1549v e faz 360Nm entre as 1750 e as 2750rpm.
Por isso, na minha opinião, GTB/GTC is the way to go.
Blayde Obrigado pelas dicas! Secalhar aposto num gtb 1549v! Visto que ira de encontro ao que pretendo, obviamente irei reforçar primeiramente a mecanica como:
Volante de motor de bi-massa para monomassa,
Reforçar embraiagem com gbs,
Retirar fap deixando panela final.
Possivelmente até poderei hibridar o meu para esse. Arranja disso deve ser mais dificil, desconheço esse tipo de turbos nem sei como se irá comportar no 1.6 hdi .
Se conseguir 160 cv com boa condução já me deixa contente.
Já agora, em que carros é que está esse turbo 1549v?
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Já tens quem te reprograme o carro? Se sim porque não lhe pedes a opinião? É que o que para mim pode ser bom, para outros pode já não servir.
GTC1459VZ - Audi A3 2.0 170cv 2010 (ref. 785448-0005)
GTC1549VZ - Audi A4 2.0 170cv 2011 (ref. 817047-0001)
GTB1549VK - Chevrolet Captiva 2.0 (ref. 762463-0004)
GTB1549VM - Opel Insignia 2.0 CDTi 160cv (ref. 786137-0001)
GTB1549V - Kia Ceed 2.0 (ref. 757866-0007)
etc...
Tens muito por onde escolher.
Penso que se devem adaptar bem ao que precisas.
Última edição por blayde; 31-10-2012 às 21:39.