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Tópico: Analizar um motor com um osciloscopio

  1. #1
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    Padrão Analizar um motor com um osciloscopio

    Como tenho um 106 1.3 XSi cheio de problemas no motor, que eu estou convencido que são eletricos / eletronicos, tenho andado a investigar a melhor maneira de os resolver.

    Tanto fiz e andei que a determinada altura consegui a ajuda dum individuo que fazia reprogramações em centranlinas. Ele andou com um multimetro a medir os sensores e actuadores, mas os valores estavam dentro do aceitavel. O que quer dizer, que continuei com os problemas.

    Depois disso já tive o “doente” ligado à maquina num consessionário da peugeot, mas não saí de lá com o problema resolvido, pois o técnico viu que o motor estava bom e tudo estava normal. Comentário que posso fazer é: normal o tanas, alguma coisa não está bem !!!

    Como sou muito teimoso , continuo a tentar dar solução, pois adoro o carro e tenho a certeza que um dia destes ainda me vão ver andar por aí com um sorriso todo rasgado por ter conseguido resolver o estafermo do problema.

    Nas minhas investigações, descobri que há uma grande possibilidade de descobrir o problema com utilização do oscisloscopio, uma vez que se consegure medir o pulso ao doente e ficar a saber o problema, mesmo antes de se começar a pensar levar o doente para a sala de operações e meter a faca no pobre coitado.

    Tenho aprendido muito, valha-nos isso.

    http://www.tiepie.nl/uk/home/
    http://www.picotech.com/index.html
    http://www.bitscope.com/

    Nos 2 primeiros sites tem aparelhos e interfaces eletronicos e de software especificos para despistagem de problemas em carros.

    Uma pergunta: alguém conhece estes aparelhos e os usa ? Se sim, eu quero pedir ajuda para o meu caso.

  2. #2
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    Thumbs up naõ é bem assim.

    o osciloscopio so serve para medir os componentes electronicos do teu carro eu uso para medir sondas sensores actuadores etc tudo com mais preçisaõ.agora se tiveres um problema de motor o osciloscopio nao resolve nada.

  3. #3
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    o osciloscopio so serve para medir os componentes electronicos do teu carro eu uso para medir sondas sensores actuadores etc tudo com mais preçisaõ.agora se tiveres um problema de motor o osciloscopio nao resolve nada.
    Resolver não resolve, o que é certo é que é uma grande ajuda para detectar e indentificar o problema.

    Portanto, uma vez indentificado o problema só já só é necessário dar a cura que é efectuar a reparação. Quer dar uma ajudinha no meu caso ?

  4. #4
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    Um oscilóscópio vai te ajudar a aferir do estado da sonda labda.

    Não tomar em consideração se a mesma já tiver sido trocada.

  5. #5
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    Um oscilóscópio vai te ajudar a aferir do estado da sonda labda.

    Não tomar em consideração se a mesma já tiver sido trocada.
    É isso que eu penso. Não só da sonda lambda, mas tambem de muitas outras coisas.

    http://www.picotech.com/auto/tutorials/index.html

    http://www.picotech.com/auto/waveforms.html

    http://www.picotech.com/auto/automot...loscope-guide/

  6. #6
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    Padrão afinal qual é o problema ?

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    Resolver não resolve, o que é certo é que é uma grande ajuda para detectar e indentificar o problema.

    Portanto, uma vez indentificado o problema só já só é necessário dar a cura que é efectuar a reparação. Quer dar uma ajudinha no meu caso ?
    primeiro tens que me dizer qiais saõ os sintomas da viatura,tipo de motor ano e modelo ok , abraço .

  7. #7
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    primeiro tens que me dizer qiais saõ os sintomas da viatura,tipo de motor ano e modelo ok , abraço .
    No outro Thread que iniciei - 106 XSi, muito lento e arrasta-se , lá pode ver os problemas que me queixo.

    Perda de potencia. O problema parece ser intermitente, pois umas vezes faz-se notar outras vezes não. Julgo que possa ser um problema eletrico, mas não tenho a certeza. Aposto que a centralina anda um pouco baralhada (está como o dono, anda à nora).

    Peugeot 106 1.3 XSi mk1 de 1995 , com 100 cv de fabrica. O motor é o mesmo que equipa o peugeot 106 1.3 Rallye mk1. As diferenças entre um e outro são o tejadilho de abrir, vidros eletricos, farois de logo alcance, jantes de liga leve, acentos em pele. O rallye vinha com jantes em ferro, respiradouros no lugar dos farois de longo alcance, vidros com elevadores manuais, acentos em tecido, sem tejadilho de abrir, a pintura e mais um ou outro pormenor que não~me lembro.

  8. #8
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    No outro Thread que iniciei - 106 XSi, muito lento e arrasta-se , lá pode ver os problemas que me queixo.

    Perda de potencia. O problema parece ser intermitente, pois umas vezes faz-se notar outras vezes não. Julgo que possa ser um problema eletrico, mas não tenho a certeza. Aposto que a centralina anda um pouco baralhada (está como o dono, anda à nora).

    Peugeot 106 1.3 XSi mk1 de 1995 , com 100 cv de fabrica. O motor é o mesmo que equipa o peugeot 106 1.3 Rallye mk1. As diferenças entre um e outro são o tejadilho de abrir, vidros eletricos, farois de logo alcance, jantes de liga leve, acentos em pele. O rallye vinha com jantes em ferro, respiradouros no lugar dos farois de longo alcance, vidros com elevadores manuais, acentos em tecido, sem tejadilho de abrir, a pintura e mais um ou outro pormenor que não~me lembro.
    ok,antes de mais verificar a pressao de gasolina em andamento com um manometro multiponto ate 4bar apressao tem que ser linear sem alteraçoes ao açelarar. verificar a tensao da sonda lambda tambem com o carro na estrada a tensaõ tem que variar entre 0 e 1 volt nao pode ser um sinal fixo verificar tambem o valor homico do sensor de temperatura é um [ntc] á medida que aumenta a temperatura diminui a sua resistençia podes ensaiar tirando o mesmo fora ligas o multimetro e aqueçes num reçipiente vais vendo se varia a sua resistençia,dá trabalho mas só assim chegas a uma conclusao.

  9. #9
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    Talking Muito agradecido, 5 *****

    Citação Mensagem Original de matizaõ Ver Post
    ok,antes de mais verificar a pressao de gasolina em andamento com um manometro multiponto ate 4bar apressao tem que ser linear sem alteraçoes ao açelarar. verificar a tensao da sonda lambda tambem com o carro na estrada a tensaõ tem que variar entre 0 e 1 volt nao pode ser um sinal fixo verificar tambem o valor homico do sensor de temperatura é um [ntc] á medida que aumenta a temperatura diminui a sua resistençia podes ensaiar tirando o mesmo fora ligas o multimetro e aqueçes num reçipiente vais vendo se varia a sua resistençia,dá trabalho mas só assim chegas a uma conclusao.
    Um muito obrigado pela sua ajuda.

    Vai ser um bocadinho complicado efectuar os testes, mas o que tem que ser tem muita força.

    Muito agradecido.

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