o osciloscopio so serve para medir os componentes electronicos do teu carro eu uso para medir sondas sensores actuadores etc tudo com mais preçisaõ.agora se tiveres um problema de motor o osciloscopio nao resolve nada.
Como tenho um 106 1.3 XSi cheio de problemas no motor, que eu estou convencido que são eletricos / eletronicos, tenho andado a investigar a melhor maneira de os resolver.
Tanto fiz e andei que a determinada altura consegui a ajuda dum individuo que fazia reprogramações em centranlinas. Ele andou com um multimetro a medir os sensores e actuadores, mas os valores estavam dentro do aceitavel. O que quer dizer, que continuei com os problemas.
Depois disso já tive o “doente” ligado à maquina num consessionário da peugeot, mas não saí de lá com o problema resolvido, pois o técnico viu que o motor estava bom e tudo estava normal. Comentário que posso fazer é: normal o tanas, alguma coisa não está bem !!!
Como sou muito teimoso , continuo a tentar dar solução, pois adoro o carro e tenho a certeza que um dia destes ainda me vão ver andar por aí com um sorriso todo rasgado por ter conseguido resolver o estafermo do problema.
Nas minhas investigações, descobri que há uma grande possibilidade de descobrir o problema com utilização do oscisloscopio, uma vez que se consegure medir o pulso ao doente e ficar a saber o problema, mesmo antes de se começar a pensar levar o doente para a sala de operações e meter a faca no pobre coitado.
Tenho aprendido muito, valha-nos isso.
http://www.tiepie.nl/uk/home/
http://www.picotech.com/index.html
http://www.bitscope.com/
Nos 2 primeiros sites tem aparelhos e interfaces eletronicos e de software especificos para despistagem de problemas em carros.
Uma pergunta: alguém conhece estes aparelhos e os usa ? Se sim, eu quero pedir ajuda para o meu caso.
o osciloscopio so serve para medir os componentes electronicos do teu carro eu uso para medir sondas sensores actuadores etc tudo com mais preçisaõ.agora se tiveres um problema de motor o osciloscopio nao resolve nada.
Um oscilóscópio vai te ajudar a aferir do estado da sonda labda.
Não tomar em consideração se a mesma já tiver sido trocada.
É isso que eu penso. Não só da sonda lambda, mas tambem de muitas outras coisas.
http://www.picotech.com/auto/tutorials/index.html
http://www.picotech.com/auto/waveforms.html
http://www.picotech.com/auto/automot...loscope-guide/
No outro Thread que iniciei - 106 XSi, muito lento e arrasta-se , lá pode ver os problemas que me queixo.
Perda de potencia. O problema parece ser intermitente, pois umas vezes faz-se notar outras vezes não. Julgo que possa ser um problema eletrico, mas não tenho a certeza. Aposto que a centralina anda um pouco baralhada (está como o dono, anda à nora).
Peugeot 106 1.3 XSi mk1 de 1995 , com 100 cv de fabrica. O motor é o mesmo que equipa o peugeot 106 1.3 Rallye mk1. As diferenças entre um e outro são o tejadilho de abrir, vidros eletricos, farois de logo alcance, jantes de liga leve, acentos em pele. O rallye vinha com jantes em ferro, respiradouros no lugar dos farois de longo alcance, vidros com elevadores manuais, acentos em tecido, sem tejadilho de abrir, a pintura e mais um ou outro pormenor que não~me lembro.
ok,antes de mais verificar a pressao de gasolina em andamento com um manometro multiponto ate 4bar apressao tem que ser linear sem alteraçoes ao açelarar. verificar a tensao da sonda lambda tambem com o carro na estrada a tensaõ tem que variar entre 0 e 1 volt nao pode ser um sinal fixo verificar tambem o valor homico do sensor de temperatura é um [ntc] á medida que aumenta a temperatura diminui a sua resistençia podes ensaiar tirando o mesmo fora ligas o multimetro e aqueçes num reçipiente vais vendo se varia a sua resistençia,dá trabalho mas só assim chegas a uma conclusao.