e para que queres uma admissão com menor capacidade no carro?
Boas
tenho um 106 rallye série 2 1.6 e queria colocar a admição completa do 106 rallye 1.3....
já li algures que é possivel mas será muito complicado? e dispendioso?
e para que queres uma admissão com menor capacidade no carro?
Se tiver a admissão que vinha originalmente, fica mais bem servido. A admissão tem um formato tipo corneta com umas voltas e curvas, o que torna super eficiente. Essa disposição das curvas e voltas, foi estudado pela Peugeut para melhorar o desempenho da admissão e meter mais ar dentro dos cilindros.
bloco 1.3 é mais nervoso
Tenho as minhas duvidas ....
O funcionamento do 1.3 é um nadinha diferente do 1.6, visto que o 1.3 é o "puto reguila irrequieto" e o 1.6 é "português suave" (literalmente). Assim sendo, o 1.3 tem 100 cv e o 1.6 tem 106 cv, o que quer dizer que o 1.3 é muito bruto e brusco e o 1.6 é suave como um citadino com "caparro".
O trocar o colector de admissão e o corpo da borboleta do 1.6 pelo 1.3 só vai piorar as performances do 1.6 visto que o segredo do 1.3 está (também) na cambota (curso dos pistons), bielas, árvore de cames (bastante pontudas e com um cruzamento de válvulas muito grande).
Pode alterar o 1.6 para ficar parecido (comportamento do motor) com o 1.3, mas acho que vai que ter que trocar os internos praticamente todos (cambota, bielas, árvore de cames) e depois alterar a electrónica.
Nota final: Tem que afinar a admissão e o escape de modo a ficar com um motor eficiente.
já que fala nisso... o meu carro está com o relanti acelarado... tipo nas 1200 rpm, ás vezes desce para o normal mas maioritariamente anda nessa rotação....
isto da para afinar ou pode ser algum problema?
ps- o 1.6 não é propriamente suave...hehehe
Pode começar por verificar se tem algum problema de fuga de ar nalgum tubo na admissão, pois pode dar-se o caso de ser um tubinho de borracha ressequido. Outra coisa que pode fazer é retirar o motor passo-a-passo do relanti e limpar o local aonde ele trabalha (corpo da borboleta).
É normal que quando o carro está com o motor frio o relanti seja um nadinha elevando, mas vai ficar por volta das 1.000 rpm quando a temperatura de funcionamento for atingida (ver ponteiro do manómetro da temperatura da àgua).
Caso não resolva o problema, tente então resolver o problema com um motor do ralenti novo.
O ralenti é afinado electronicamente, ou seja a centralina é que controla o relanti do motor.
Obrigado desmontei o corpo da borboleta e o tal motor. desmontei tambem a centralina e soprei as fichas e pelo que parece voltou ao normal
já agora que pareces entendido na matéria... se eu tirar o catalisador vai me aparecer alguma luz nos mostradores?
Afinal depois de andar com o carro voltou a ficar instavel :S
Penso que o seu só tenha uma sonda lambda que está antes do catalisador e a centralina ainda não seja uma ODBII. Assim sendo, não vai acender nenhuma luz do painel de instrumentos e a centralina não vai memorizar nenhum erro.
Agora falando dos prós e dos contras:
Prós : vai parecer que o motor vai ficar mais solto (a rotação sobe mais depressa). Em determinadas rotações, o carro pode melhorar o desempenho.
Contras: Vai poluir, pois fica sem o cristalizador. O desempenho real do carro vai piorar na generalidade. A primeira razão é que o sensor lambda está a uma determinada distancia das valvulas, mas como o catalisador não está lá a fazer qualquer resistencia ao fluxo dos gases de combustão, a sonda não vai conseguir dar dados correctos à centralina, o que vai provocar com que a mistura não seja exactamente a melhor (perda de potencia). É certo que que a diminuição da resistência pela ausência do catalisador quase compensa a quebra de potencia por a mistura não ficar a mais adequada. O sensor vai indicar que o carro está com a mistura pobre e a centralina vai aumentar a percentagem de gasolina na mistura do ar, como consequência, vai ter menos potencia disponível.
Nas centralinas com injecção multi-ponto sequencial, a centralina consegue acertar a mistura individualmente em cada cilindro. Ao retirar o catalisador, a centalina não fica a "ver" o cilindro correcto com a sonda lambda.
Última edição por 106XSiLx; 14-01-2010 às 09:29.
Ficou a fazer acelerações sozinho ? Assim de repente, tem que levar com um motor do ralenti novo para curar essa papeira. Se não resultar, tem que se ver sensor a sensor, fio a fio, o que está originar essa instabilidade. Mas em principio, é mesmo o motor do ralenti que já enviou a alma ao criador. Penso que a marca seja magnetti marelli, o preço é jeitoso (é cerca de 150 euros), se for bosch é bem mais em conta.
às vezes faz acelarações sozinho... outras vezes normaliza.. e outras fica nas 1200rpm...
por acaso o motor é bosch...
em relação ao catalisador, as pessoas com que falo fizem que o carro fica mais solto principalmente na alta mas consome mais qq coisa, provavelmente pela leitura da sonda como referio... mas isto como vai ficar para carro de fim de semana para fazer umas brincadeiras axo que vou retirar mas colocar falanges para a inversao ser facil...
Penso que sendo da marca bosch o valor fica pelos 50 euros no maximo. Eu também tirei o catalisador, depois de efectuar as minhas experiências (uns amigos também tinham-me buzinado ao ouvido que ficava porreiro), verifiquei que os consumos aumentavam bastante e o carro perdia força, e a perda de força sentia-se fazer nas baixas, nas altas a perda não era tão visível. Em resumo, as vantagens eram psicológicas.
Boas...
alguem pode me endicar onde é o tal motor passo a passo deste carro?
é esta peça amarela ?
http://www.oscaro.es/lista.asp?ID_GE...OSC_LEVELS=611
pois.. e era a isso que se referia por motor passo a passo?
Deixei-te pm...
é possivel este carro não ter ese motor?