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Tópico: Algumas questões quanto a Normas e afins

  1. #1
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    Padrão Algumas questões quanto a Normas e afins

    Boas

    Visto que de vez em quando há umas discussões sobre a utilização/consideração da potência norma (nas suas diversas vertentes) achei por bem dar um pequeno contributo e disponibilizar uma ferramenta de cálculo das mesmas.

    Começar talvez por dizer que estas normas foram criadas para que se pudesse ter uma referência qualitativa de avaliação das potências auferidas em condições atmosféricas diferentes.

    A subjectividade dos ensaios é muito grande pelo que, na minha modesta opinião, comparações entre bancos são no mínimo arriscadas assim como comparações entre situações distintas no mesmo banco o podem ser...o simples "driving trial" para acerto de rotações está sujeito a diferenças grandes consoante o momento em que o operador tenta sincronizar a informação disponibilizada pelo quadrante e o premir do teclado/botão do comando. A utilização de um sensor TDC pode eventualmente reduzir esta influência humana no teste.

    O valor de potência auferido ao motor é a soma ponto a ponto da potência à roda (medida ao longo da aceleração no rolo) e a potência dissipada (obtida através do tempo de desaceleração dos rolos depois do operador embraiar o carro). A potência dissipada, cuja linha é desenhada apenas no fim do teste, dá-nos uma ideia das perdas imputadas ao conjunto de todos os orgãos que vão desde a combota até ao pneu. No fim, é também desenhada a linha de binário sendo de salientar que esta se refere ao valor norma e não ao motor...o ideal seria termos o binário à roda, sabendo-se assim mais concretamente qual o poder de aceleração do carro na estrada.

    Como já todos constatámos, ensaios realizados a altitudes bastante acima do nível do mar, onde a baixa pressão atmosférica (ar mais rarefeito) dificulta o trabalho dos motores, dando normalmente valores de potência ao motor mais reduzidos que ao nível do mar. Assim, a utilização de uma Norma (conjunto de pressupostos criados tendo em vista nivelar/normalizar um conjunto de medidas auferidas) permite que a comparação entre valores seja mais aproximada pois entra em consideração com dois factores preponderantes como são a pressão atmosférica e a temperatura exterior (que como se sabe também influencia de forma directamente proporcional, embora não linear, a densidade do ar e consequentemente a quantidade de ar admitido). A utilização da norma é portanto, tecnicamente, um valor mais refinado e próximo da realidade uma vez que tem estes dois factores em consideração. No fundo aquilo que empiricamente sabemos...qualquer carro a fazer Pikes Peak (onde a pressão média de verão é 612 mbar) ou no deserto com 50 graus celsius anda menos...a norma o que permite é repor alguma justiça num possível teste de potêencia nessas condições!

    Significa portanto que em condições adversas o valor de potência ao motor é garantidamente mais baixo do que na realidade e vice-versa. Daí que a utilização da norma permita que um carro medido em Pikes Peak e um medido no Porto possam ser comparados, a menos das restantes variáveis externas anteriormente referidas.

    Esta folha que fiz aplica-se ao modelo de dinamómetro MAHA LPS 2000, visto que por exemplo no modelo 3000 a norma EWG foi substituída pela EWG80/1269 que tem uma forma de cálculo diferente.

    Aqui vai então

    Folha de Cálculo de Potência Norma

    Fiquem bem

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  2. #2
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    Topicos destes é que têm utilidade. Discutir potencias sem saber do que realmente se trata nao é nada.
    Obrigado pela explicaçao.

  3. #3
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    Mais um sticky!
    Agora, será que vão todos ler? Deviam...

  4. #4
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    assim um gajo aprende.....

  5. #5
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    Nem mais. Bom Post.

    Abraço
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  6. #6
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    afinal o TOL anda de boa saude ou não?

    para complemento (by Golden Graham)

    http://www.tuning.online.pt/tuningon...os/normpot.htm

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de tuningonline
    afinal o TOL anda de boa saude ou não?

    para complemento (by Golden Graham)

    http://www.tuning.online.pt/tuningon...os/normpot.htm
    Anda sim. Assim sim. Acabam-se logo as confusões.

    Abraço
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  8. #8
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    mto bom

  9. #9
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    maravilha

  10. #10
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    excelente
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  11. #11
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  12. #12
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    Fui so eu k reparei k a norma DIN mostra mais 1% qd medem em "otto motor"?
    Havia pai um expert k dizia k era igual

    Bom post guilhade

    Cumps
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  13. #13
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    Citação Mensagem Original de eraser
    mto bom
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    maravilha
    Citação Mensagem Original de BLACK_LIST
    excelente
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    Preciso de dizer mais alguma coisa :P


    Cumps, Zé.

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  14. #14
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    Boas,

    "Fui so eu k reparei k a norma DIN mostra mais 1% qd medem em "otto motor"?
    Havia pai um expert k dizia k era igual"

    Eu sei que a tua massa cinzenta não foi muito bafejada..................mas eu dou te uma ajudinha..............

    O BANCO MEDE POTÊNCIA ÀS RODAS o resto são contas................até la podes por motor a extrume ou a biodisel.................................

    Pa miudos que comem com os olhos acredite que faça difrença...............só não entendo é pq é que ligam tanto a um valor que não traduz o que intressa a esses xunights que é o andamento na estrada.................

    Eu graças a deus ainda sei ver que uma fração elevada a 0.65 é difrente de não ser elevada a nada..................................sabes como é na FEUP o pisconov rula muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fiquei bem oh aprendiz de chipadeiro......................................

  15. #15
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    Tas atento pa

    Era so mais pq diziam "n faz difrença nenhuma .... é igual.... so muda o cabeçalho"

    Para mim tanto me faz , e nem sabia q a difrença existia... mas eu penso k a percentagem de kem sabe ler graficos ja é pekena... e olham smp pa norma , e pronto os tais tem smp mais 1%

    Cumps
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  16. #16
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    oh gatadas ja vendes kit's d aprendizagem a soldadura? e que com tanta provocacao gratuita vinda da tua parte a tudo que é user nao se percebe o porque da continuacao dos teus posts... epa desculpa la... esqueci-me dos "patrocinios"... beijos oh princeza da solda!
    [::04"clio.dCi80RR::]

  17. #17
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    Vires aqui para escreveres isso? Acho que a provocaçao veio da parte do Artur quando disse que havia expert's e tal com indirectas. O rapaz defendeu-se e tu vens aí de contra-ataque.

    E a palhaçada é sempre a mesma. Nao entendo porque associam o gatadas ao MP. E se sao aqui tão maus porque nao sao maus na frente dele? Ou é so show off?

  18. #18
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    Excelente post sem dúvida alguma.

    Muito obrigado por partilhares o conhecimento.


    Abraço


  19. #19
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    TdisportR sabes bem que o gatadas nao tem causado este tipo d comentarios apenas neste topico... nao pelo que diz (pq ate diz mta coisa acertada e com bastante conhecimento) mas apenas da maneira como se refere as pessoas.... mas ok so n ve quem nao quer... n digo mainada
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  20. #20
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    Citação Mensagem Original de v4NDALu
    TdisportR sabes bem que o gatadas nao tem causado este tipo d comentarios apenas neste topico... nao pelo que diz (pq ate diz mta coisa acertada e com bastante conhecimento) mas apenas da maneira como se refere as pessoas.... mas ok so n ve quem nao quer... n digo mainada
    Pode ser muito arrogante e brincalhao ao dizer as coisas, mas tem conteudo. Agora ve la a tua participaçao... é sempre a cair em cima do rapaz. Algo de util ainda nao li, mas pronto...
    Para todos os que pensam como tu, porque quando vem a pessoa a quem o associam, porque nao falam com ele ou lhe fazem a folha? É isso que nao entendo. Se calhar por saberem que nao é bem aquela pessoa a quem se dirigem aqui no forum.

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