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Tópico: Alguem Q Perceba De Turbos ?

  1. #1
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    Padrão Alguem Q Perceba De Turbos ?

    Gostaria de saber as diferenças entre um GARRET T25 e um GARRET VNT 16

    o T25 vem por exemplo no NISSAN 200SX 1.8CC 16V 170CV (Gasolina)



    O VNT16 vem por exemplo no 206 S16 HDI 1.6CC 16V 110CV (Gasoleo)




    Depois das comparaçoes, gostaria tambem de saber qual é que acham o mais indicado para aplicar num veículo movido a gasolina, com 1800cc e 16V.

    Tenho intenoes de montar um turbo no meu carro, e falaram-me que esses 2 turbos são os mais indicados para o mei carro.

    Citroen xsara 1.8 16V
    Pretendo colocar pistons furjados.

    agradeço a vossa disponibilidade e ajuda.
    Última edição por boorning; 24-01-2007 às 00:31.

  2. #2
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    para começar acho que o primeiro (t25) é um turbo muitas vezes hibridado para colocar em punto GTs e afins...e tem geometria fixa...


    ja o vnt16 não tenho muito conhecimento dele...mas é de geometria variável com controlo de geometria atraves de uma valvula específica.


    isto falando assim por alto...mas aguarda que venham ca os guros dos turbos que logo te esclarecem!eheh


    cumprimentos
    when you own a mini...get also the meanning of the idea that "fun is not a straight line"

  3. #3
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    greenmini_BO agradeço-te muito a tua ajuda, bem me parecia q o T25 era de geometria fixa.

    Acho que era uma boa opção para o meu motor, mas fazia questão de ter geometria variavel.. :s vou aguardar pelas opinioes de outros users.

    O VNT16 já é de geometria variavel, n sei é como é q se comportará num motor 1.8 16V a gasolina (uma vez q só o conheço do 1.6 HDI do 206), que tem como objectivo ser um pouco mais explorado, desde pistons, bielas etc.. Não quero meter um turbo que ande smp cheio,e que corra o risco de partir!

    acho que o T25 era o ideal, é pena a geometria..

  4. #4
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    Peço desculpa mas se queres montar um turbo num xsara a gasolina, segundo percebi, então deves aconselhar-te muito muito bem antes de te pores em avarias.
    Os dois turbos que ai tens não tem nada a ver um com o outro, e olha que eu sou bastante leigo nesta matéria.
    Mas até eu sei, que um turbo de um carro a gasoleo não dá para um a gasolina.
    Para já as temperaturas a que estão sujeitos são bastante inferiores a um carro a gasolina, onde só por ai podes esqueçer isso. Por outro lado, para teres uma ideia, um dos primeiros carros a gasolina a ter um turbo de geometria variavel de série é o novo porche, e tem um material semelhante ao da nasa, super leve e resistente.
    Quanto ao T25 é o mais indicado para isso, apesar de pensar que pode ser um pouco "grandalhão" para o que pretendes.
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  5. #5
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    se tens ideia de forjar o motor o t25 nao te interessa , muito menos o vnt16

    no minimo mete um t28 ou ate mesmo um gt28rs

    dependendo do t25 ficas limitado a +-250cv, e ja e a puxar demais pelo turbo
    com um t28 +- 280cv, tenho de ver novamente os mapas
    gt28rs +-340 cv


    eu num 1.8 a comprar turbo novo ia sem duvida para o gt28rs
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  6. #6
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    Já agora, a título de curiosidade.. Porquê chamar "VNT16" ao GT1544V, quando por exemplo o GT1749V dos TDI110 é apelidado de "VNT15" (maior que o do motor 1.6 HDI 110).

  7. #7
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    Num motor desses numka metia nada mais pekeno do k um t3 trim 50 inda mais kom internals forjados; mas sem duvida um gt28rs devia fikar exelente pena o preço desses turbos......

  8. #8
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    mais uma vez agredeço a vossa ajuda.

    Antes de mais, adianto que o turbo que irei montar, tem q ser um turbo corrente no nosso país, isto é, que venha de serie em alguns veículos em portugal, e que eu tenha de algum modo, alguma facilidade em encontralo em 2ª mão.

    Outra coisa, quando falarem em modelos de turbos, digam que carros o trazem.. isto para me facilitar a procura.

    portanto, com isto concluo que o VNT16 é uma carta fora do baralho!

    No minimo um T25 é isso? quanto á possovel limitação a cerca de 250cv, nem sei se o proprio bloco aguanta tal potencia, mesmo forjado, mas os 250cv sempre foi o "minimo" que estableci.. é claro que a intensão é ir o mais além possivel, minimamente fiavel. è claro que é sempre um grande risco que se corre, mas tentar não custa.

    Vou começar com muito pouca pressão, e vou aumentando á medida que achar que o posso fazer..


    eis o GT28RS





    Que carros em Portugal trazem o GARRET T25 , GARRET T28 e o GT28RS ?
    Última edição por boorning; 24-01-2007 às 21:45.

  9. #9
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    antes de pensares em turbos , pensa primeiro na electronica
    a parte mecanica e o mais simples


    vai a este site www.dp-engineering.nl tem la muita coisa para peugeot
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  10. #10
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    a electronica em prencipio ja tenho quem a faça, mas a electronica irá ser feita em funçao do turbo e de outros componentes, a minha intensão é comprar todo o material 1º , e só depois iniciar a aplicação.

    Só ainda n sei onde arranjar electronica para controlar o ou os 1/2 injectores extra.. n sei se ja existem controladores pre-feitos adaptaveis..

    mas tudo se arranjará.


    ning me sabe dizer em que carros veem esses 3 turbos?
    Última edição por boorning; 24-01-2007 às 21:55.

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de boorning Ver Post
    a electronica em prencipio ja tenho quem a faça, mas a electronica irá ser feita em funçao do turbo e de outros componentes, a minha intensão é comprar todo o material 1º , e só depois iniciar a aplicação.

    A electronica irá ser a ultima coisa, só ainda n sei onde arranjar electronica para controlar o ou os 1/2 injectores extra..

    mas tudo se arranjará.

    venha o turbo!
    eu nao usava 5 injector num motor forjado
    sinceramente vais gastar la para 1500€ em pistoes e bielas forjadas ,para depois meter uma merda de electronica

    se queres 5 injector usa o mf2 da aquamist ou algo do genero

    ms o melhor e arranjares uma centralina standalone , megaquirt , omex, dta , etc...
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  12. #12
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    quais sao as particularidades dessas centralinas?

    N é possivel o programador programar a centralina de em função do motor?

    Penso que não é propriamente necessário comprar uma centralina de uma dessas marcas para ter uma alectronica adequada ao meu carro (pesno eu) tudo se faz.

    Em relação ao 5º injector, vou seguir a opinião de quem ja efectuou um trabalho deste genero (embora num motor 1.6).

    è a unica maneira de conseguir a quantidade de combostivel necessaria tanto em alta como em baixa rotação, penso que o 5º injector só injecta gasolina a uma certa rotação..
    Última edição por boorning; 24-01-2007 às 22:04.

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de boorning Ver Post
    quais sao as particularidades dessas centralinas?

    N é possivel o programador programar a centralina de em função do motor?

    Penso que não é propriamente necessário comprar uma centralina de uma dessas marcas para ter uma alectronica adequada ao meu carro (pesno eu) tudo se faz.

    Em relação ao 5º injector, vou seguir a opinião de quem ja efectuou um trabalho deste genero (embora num motor 1.6).

    è a unica maneira de conseguir a quantidade de combostivel necessaria tanto em alta como em baixa rotação, penso que o 5º injector só injecta gasolina a uma certa rotação..
    eu sei quem te disse que o 5 injector funciona
    eu proprio ja usei 5/6 injectores
    mas nunca iras conseguir uma distribuiçao de gasolina em condiçoes pelos cilindros ...
    agora explica-me porque raio e que queres forjar um motor e depois teres uma electronica de merda para partires o motor ?

    a tua centralina de origem da para mapear com algumas alteraçoes que duvido que alguem em pt as faça , nomeadamente uma map de 2 bar pelo menos e alterar as tabelas todas de acordo para poderes mapear pressao

    a parte mecanica e simples preocupa-te e com a electronica

    e olha que eu ja usei varias por isso sei o que estou a falar
    5 injector e bom para baixas pressoes , ou seja para começar num motor stock , agora num motor forjado nao faz o minimo de sentidp
    começa a preparar la para 4000/5000€ porque o material para peugeot nao e barato como nos hondas
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
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  14. #14
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    com standalone mapeias tu como quiseres... n precisas pagar para mapear d novo kdo deres pressao e consegues controlar todos os parametros do motor...
    5º inj com forjados?? eskece... pa isso metes duas juntas da cabeca só e cm o mf2 po injector extra ja consegues fazer prai 0.4 fiaveis... e akilo regula-se uma quantidade pa cada gama de rotacoes... klk coisa do genero...

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  15. #15
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    talvez tenhas razão, tenho q aprofundar melhor a coisa.
    A tua opinião é substituir os 4 injectores originais, por 4 de maior debito é isso?

    Este motor é muito pouco vulgar, isto é, não teve muita saída para a rua. Sei por isso que o material para ele me irá sair um pouco caro, até pq neo deve haver nada em stock em nenhuma loja e só o ter que mandar fazer á fabrica, tem os seus custos

    ! vou saber preços de pistons e bielas 1º, se o valor for escandaloso, mando forjar os meus de origem, não é a mesma coisa nem nada que se pareça, mas sempre ficará um pouco maus resistente que de origem.

    Não sei como é q esse processo é feito, até pq n pode levar mais nenuma camada de nada que o faça aumentar o seu volume.. Talvez sejam espostos a uma temperatura bastante elevada,n sei.. tenho q ver bem isso.

    será que um torneiro me encova os pistons?
    Isto é, retirar volume ao piston, aumentando por consequencia o volume na camera de combustão..





    ou mantenho o pistom c/ as dimenões originais, e acrescento apenas uma 2ª junta na cabeça?


    Uma outra duvida, em relação as arvores de cames, as de origem adequam-se ao up grade do resto do motor, ou talvez tmbem tenham de ser substituidas?


    Ainda não me disseram em que carros veem esses 3 turbos

    abraços
    Última edição por boorning; 24-01-2007 às 23:33.

  16. #16
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    com standalone mapeias tu como quiseres... n precisas pagar para mapear d novo kdo deres pressao e consegues controlar todos os parametros do motor...
    5º inj com forjados?? eskece... pa isso metes duas juntas da cabeca só e cm o mf2 po injector extra ja consegues fazer prai 0.4 fiaveis... e akilo regula-se uma quantidade pa cada gama de rotacoes... klk coisa do genero...

    0,4 só?!!!!

    epa isso nem devia atingir a barreira dos 190cv..! Não. isso fica muito aquem daquilo que idealizava..


    Epa não é querer ter mais olhos que barriga nem coisa q se pareça.. mas eu estava a contar c/ pressões um pouco acima de 1 bar! ou mesmo 1 bar ja era muito bom.. epa 0,4 é muito pouco :S

    Entao.. 0,4 faz este C2 1.6 16V c/ menos cilindrada que o meu motor..

    http://clubc2italia.forumfree.net/?t=5775497&st=135


    e 0,6 bar faz este 206 1.6 16V tambem c/ menos C.C
    http://www.peugeotclubeportugal.com/...p?t=166&page=6


    e 0,7 bar faz este saxo cup c/ o motor 1.6 igualmente c/ menos C.C que o meu..

    http://rpm.planetaclix.pt/citroen/saxo/saxoturbo.htm



    não poderei eu fazer um pouco de + pressão??

    brrr n estou a gostar
    Última edição por boorning; 25-01-2007 às 00:13.

  17. #17
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    esse saxo ja n tem mf2 há mto tempo... e tem pistons d origem com 2 juntas.. deve ter mais uns trabalhos... mas anda cm essa pressao, com gasolina certinha nos cilindros todos... e quase d certeza k n tem + pressao n por o motor em si n aguentar... btw... continua a ler pla net...

    www.saxosportsclub.com -> no forum -> engines... tem lá toneladas do que precisas... (sorry a pub)

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  18. #18
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    esse saxo ja n tem mf2 há mto tempo... e tem pistons d origem com 2 juntas.. deve ter mais uns trabalhos... mas anda cm essa pressao, com gasolina certinha nos cilindros todos... e quase d certeza k n tem + pressao n por o motor em si n aguentar... btw... continua a ler pla net...

    www.saxosportsclub.com -> no forum -> engines... tem lá toneladas do que precisas... (sorry a pub)
    peço desculpa pela minha ignorancia, mas o que é mf2?

    em relação ao site que me deste, tenho imensa pena, muita pena mesmo de não perceber muito de inglês. Tal como disseste existe muita informação na net, é pena vir tudo em inglês..

    ps: ainda n sei as origens desses 3 turbos em cima referidos

  19. #19
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    boas se nao estou em erro o teu bloco e de aluminio de camisas , o que nao e o ideal para turbinar
    eu com um motor 1.6 8v chegei a andar com 1.35 bar com um t25 com +- 230cv durante meses, andou turninado +- 2 anos ate trocar por um 16v

    com o 16v com o mesmo turbo com 0.58 bar consegui 211cv, detonou no banco(0.9bar) por ter usado as velas de origem, o que danificou 2 bielas e um pistao (para este motor nao tinha arranjado velas mais frias)

    tanto num motor com noutro foi com taxas de compressao mais baixas que as de origem

    o saxo que falas incialmente teve o mesmo setup que eu usei inicialmente a 2 anos , mas chegou a mesma conclusao que eu e acabou por trocar


    os turbo que se fala gt28rs nao e de nenhum carro de serie , mas podes arranjar um t28 de um nissan 200sx s14/s15

    pistoes e bielas o mes passado dei +- 1400€ para o teu ainda deve ser mais caro porque tem que ser feito a medida quase de certeza

    so em electronica estao la para 1100 € no meu carro, e ja tive 3 turbos diferentes , indo dentro de pouco tempo para o 4 lolol

    resumindo no meu caso o passatempo torna-se caro lol
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  20. #20
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    Bastante caro msm!

    Como é q gastaste tanto € em electronica? o rapaz cobra-te todas as actualizaçoes? Isto é cada vez q trocas de turbo vais la actualizar a electronica? porra 220cts so em electronica é mto €!


    vais vais comprar outro turbo? mas estas a pensar ultrapassar o limite massimo q o teu turbo actual suporta?

    quanto te levaram pelo colector de escape feito para o turbo?

    es tu quem monta o material no teu carro?


    Pois as peças para mim devem ser bastante mais caras, mandas vir o teu material de onde?

    abraço
    Última edição por boorning; 25-01-2007 às 01:53.

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