Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 35
Like Tree4Gostos

Tópico: Alerta importante vindo dos centros de inspecção (IPO)

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão Alerta importante vindo dos centros de inspecção (IPO)

    Caros tuners e não só, tive acesso a esta informação e estou a partillhar em todos os foruns onde estou registado pois julgo ser bastante relevante! A ser verdade, vai trazer problemas a muitos de nós, eu incluido!

    O meu pai é muito amigo de um chefe de um centro IPO na região de Lisboa.
    Á uns dias atrás estiveram á conversa e ele alertou-o para o facto de as autoridades irem começar a apertar a serio com a situação do xenon ilegal.
    Segundo ele, os elementos da GNR-BT (que vai voltar á estrada em força), estão a receber formação tecnica especifica para conseguirem detectar, numa operação stop, se o xenon montado nas viaturas é montagem original ou after-market, verificar se tudo se encontra de acordo com as regras que a lei determina e levar a lei á risca, o que equivale á apreensão imediata dos documentos do veiculo, pagamento de uma coima de valor minimo de 250€ e obrigação de apresentação do veiculo a uma inspeção B.

    A ser verdade estes factos, todos nós que temos xenon, somos alvos faceis em operações stop daqui para a frente, com os problemas chatos que daí advêm.

    Se eu já cheguei a ponderar, em tempos, desistir do xenon no meu Stilo, porque sempre que tenho que passar o carro na inspecção, é uma verdadeira dôr de cabeça (desmontar a frente e montar 2 vezes para troca de lampadas), agora é que parece que vai ser defenitivo.
    Vou desistir do belo do xenon de vez!

    Esta conversa passou-se á uns dias porque o meu pai tambem tem xenon no carro dele, montado por mim, e ele perguntou ao amigo dele para tirar duvidas... alem disso tambem ouviu uma historia de um rapaz, filho de um amigo dele, que foi autuado na Amadora por causa do xenon e ficou com os documentos apreendidos + IPO B!

    Digam da vossa justiça... alguem já ouviu comentarios por aí acerca disto?

    Apesar de já no ano passado ter visto o meu carro ser reprovado na IPO por causa do xenon, eu não tenho ligado muito a esta questão, mas desde que falei com o meu pai, que tenho feito umas pesquisas pela net e adivinhem? Começam a surgir montes de relatos um pouco por todo o lado de pessoal que foi martelado á grande por causa do xenon, tudo coisas recentes, com poucos dias ou semanas...

    Fica aqui um exemplo de entre muitos:

    Tuning em Santarem versus GNR - Página 2

    Eu está-me a custar muito desistir dos xenons cá em casa, a maria tambem tem no carro dela, mas acho que o custo-beneficio começa a não justificar.

    Abraço á comunidade!
    _redliner_ e Maçarico gostam disto.

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de PanzerJDM
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    698

    Padrão

    ja nao era sem tempo fds!
    tomtom gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Tomar
    Mensagens
    144

    Padrão

    epá custo/benefício? depende... conduzes muito à noite? se sim mete um sistema de xénon e legaliza... pensa bem... kit xénon + nivelamento automático de faróis + lava faróis + ipo B e ainda + averbamento em livrete... sai caro é certo... mas se fores apanhado 1 vez já levaste 250€... uma possível 2a vez mais 250€... se realmente gostas consideras um investimento... se pouco usas sim, mais vale voltar ao halógenio...

    é a minha opinião apenas... se conduzisse muito à noite optava pelo pagamento de tudo... ficava descansado e pronto... é certo que é caro... mas antes isso que para multas... e logo de 250€ de cada vez...

    mas atenção que estes 250€ etc penso que também se aplicam nos casos das barras anti-aproximação... pelo que sei as mesmas têm de ser homologadas pela marca e montadas na marca, e posteriormente averbadas em livrete para serem legais....

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão

    Na minha opnião, eu acho que o ponto mais importante são as opticas e a regulação correcta das luzes.
    O pessoal muitas vezes nem se preocupa com a regulação nem com o ajustar as luzes ás diferentes condições de carga do veiculo. Acreditem, faz imensa diferença circular com 2 pessoas ou com 4, principalmente utilizando xenon...

    A malta tem que ter noção que anda a prevaricar, essa é que é essa e eu tambem tenho que dar a mão á palmatória mas pronto... ha casos que á primeira vista ainda passavam bem, mas com uma analise mais aprofundada facilmente detectam a falta dos elementos essenciais que a lei obriga.
    Agora ha outras situações que enfim...

    Isto cá em Portugal tem sido um mar de rosas e ha pessoal que abusou á grande! Montou-se xenon em tudo o que tinha motor e mais que uma roda. Opticas não preparadas para xenon, luzes mal reguladas e a mandar feixes para a lua, montagem em veiculos que não lembra ao diabo (Corsas A/B, Astras F, Golfs MKI/II, Unos e Puntos MKI, MB 190...)
    Isto era só uma questão de tempo! Tornou-se insustentavel fazer cumprir a lei, o pessoal começou a banalizar as instalações e, até agora, para andar "legal" bastava recorrer ao truque de retirar as lampadas e trocar pelas de halogeneo para ir á inspecção e siga!
    Ou seja, está (ou estava) instalada uma verdadeira republica das bananas!

    A questão dos lava farois e auto-niveladores acaba por ser um embuste. Se um não lava nada que se veja, o outro acaba por não reagir a tempo ás oscilações da carroceria.
    Quantos de nós somos encandeados diariamente por carros que têm xenon de origem? Acontece com frequencia... portanto esses sistemas têm uma eficacia duvidosa.

    O sistema de auto-nivelação é perceptivel para que serve (ainda que continue a dizer que deixam muito a desejar em termos de eficacia), agora os lava-farois??!!
    Aquilo não faz mais nada do que molhar a optica e o resto do carro... se tivermos o carro com uma fina camada de pó mas que nem se note, quando se lavar os farois a pintura vai ficar uma cagada!
    Segundo o inspector da IPO, os lava-farois sairam originalmente nos veiculos vendidos nos mercados nórdicos. A ideia era, não a lavagem, mas sim descongelar as opticas para que o gelo não afectasse a direcção do feixe de luz, porque lá as condições atmosfericas são propicias ao aparecimento de camadas de gelo/geada.
    Nos paises do sul da europa os lava farois não fazem sentido para o que foram originalmente pensados mas os constructores resolveram massificar a sua utilização.

    Uma treta mas pronto...

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Fermamar.... há algumas coisas com as quais não concordo no teu tópico. Estou sem tempo, mas i will be back to this topic soon!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão

    Força aí na maionese amigo!

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Só digo isto e quem quiser que comece a ripostar:Vocês andam a brincar com a sorte!Sabem o atual estado do país e apesar de tudo só lhes dão hipoteses de serem chulados!

    Depois vêm aquelas notícias que o estado faturou não sei quantos milhões à pala de multas nos primeiros 6 meses de 2012...

    Se o xenon fica bonito?Sem dúvida que fica, ainda por cima como é novidade, mas se não tenho condições(nem carro adequado) para o ter não me ponho a gozar com a sorte e depois acabar por pagar em multas/IPO B o que poderiam pagar com opticas próprias e averbamentos...

    Evitem darem-lhes motivos para serem multados é só a minha opinião...
    fermamar gosta disto.

  8. #8
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2012
    Mensagens
    42

    Padrão

    boas,
    concordo plenamente que andem mais em cima dis carros e mais ainda em cima dos centros dee IPO,
    quem quer alterar o que vem de origem acho bem que cumpram a lei e o xenon em portugal anda um abuso como ja falado...gosto muito de ver e utilizar xenon, se tenho nos meus carros? nao, porque? porque fica cao legalizar entao na<o pago multas e comro lampadas de halogenio brancas...se é a mesma coisa? claro que nao....
    tenham consciencia e respeitem os outros condutores

  9. #9
    Member Average
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    espinho
    Mensagens
    52

    Padrão

    Citação Mensagem Original de rfmribeiro Ver Post
    boas,
    concordo plenamente que andem mais em cima dis carros e mais ainda em cima dos centros dee IPO,
    quem quer alterar o que vem de origem acho bem que cumpram a lei e o xenon em portugal anda um abuso como ja falado...gosto muito de ver e utilizar xenon, se tenho nos meus carros? nao, porque? porque fica cao legalizar entao na<o pago multas e comro lampadas de halogenio brancas...se é a mesma coisa? claro que nao....
    tenham consciencia e respeitem os outros condutores
    X2

    Carros com regulação alta de faróis e com ópticas com vidro martelado e o pão nosso de cada dia.... Quem vem de frente que se lixe, eu gostava de ter mas nao tenho pk e caro para ter nao ia ter nem legal e ia andar a encandear os outros prefiro abdicar de os ter....

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Eu até sou daqueles que com Xenon Valux (porque tentei dois outros dos baratos e realmente a luz ia para todo o lado), mas com Xenon Valuz até incomodava menos que com Halogéneo Xpto, mas como argumentos de nada valem, desde há muito que o Xenon se encontra dentro de uma caixa à espera de dias melhores, é que nem podia ser de outra forma, todos os dias passo por operações stop e qualquer dia era a minha vez de ser entalado, assim antes que isso acontecesse...

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Sjm, Porto
    Mensagens
    470

    Padrão

    Verdade seja dita, é tudo menos agradavel ser encadeado com os xenon, white lights etc, tem casos que é mto pior do que levar com as luzes de estrada. Se for bem instalado e não encadear? Tudo bem, mas não é isso que se verifica na maioria dos carros.

  12. #12
    Junior Member Novato Avatar de snapixa
    Data de Inscrição
    Jan 2011
    Mensagens
    9

    Padrão

    isto no nosso país e tudo uma cambada do caraças, e tudo a lixar o pobre...

    entao um gajo quando vai comprar o xenon nao paga o IVA?
    quando se compra o material nao se paga os imposto?
    entao para e que teem o material a venda se é ilegal?
    mas isto e uma vergonha...
    quantos policias ha que teem xenon do carro repro linhas barra anti.apro e etc e nem multados nem nada sao e porque so por terem cartao policia..
    isto e que esta mal isto nao a igualidade de direitos...
    eu por acaso tenho xenon mas acho um absurdo o que se paga para por tudo direitinho no livrete e como as jantes e como as peliculas...
    se elas sao homolgadas e so podem ter aquela percentagem certa e temos de ter o certeficado de quem as montou para que e preciso ir para o livrete nao basta o certeficado de como e homolgada...
    e tudo uma treta neste vergonhoso de país....

    ainda ade ser pior....

    um gajo paga imposto para que?
    apoios das UE para fazer estradas e com os impostos dos contribuintes e depois ainda se tem de pagar para andar nelas...

    e uma vergonha... era limpar uns pouco de vez ue isto ia ao sitio..

  13. #13
    Junior Member Novo user Avatar de Albuquerque
    Data de Inscrição
    Aug 2012
    Mensagens
    4

    Padrão

    Citação Mensagem Original de snapixa Ver Post
    isto no nosso país e tudo uma cambada do caraças, e tudo a lixar o pobre...

    entao um gajo quando vai comprar o xenon nao paga o IVA?
    quando se compra o material nao se paga os imposto?
    entao para e que teem o material a venda se é ilegal?
    mas isto e uma vergonha...
    quantos policias ha que teem xenon do carro repro linhas barra anti.apro e etc e nem multados nem nada sao e porque so por terem cartao policia..
    isto e que esta mal isto nao a igualidade de direitos...
    eu por acaso tenho xenon mas acho um absurdo o que se paga para por tudo direitinho no livrete e como as jantes e como as peliculas...
    se elas sao homolgadas e so podem ter aquela percentagem certa e temos de ter o certeficado de quem as montou para que e preciso ir para o livrete nao basta o certeficado de como e homolgada...
    e tudo uma treta neste vergonhoso de país....

    ainda ade ser pior....

    um gajo paga imposto para que?
    apoios das UE para fazer estradas e com os impostos dos contribuintes e depois ainda se tem de pagar para andar nelas...

    e uma vergonha... era limpar uns pouco de vez ue isto ia ao sitio..
    1000% de acordo.

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de snapixa Ver Post
    isto no nosso país e tudo uma cambada do caraças, e tudo a lixar o pobre...

    entao um gajo quando vai comprar o xenon nao paga o IVA?
    quando se compra o material nao se paga os imposto?
    entao para e que teem o material a venda se é ilegal?
    mas isto e uma vergonha...
    quantos policias ha que teem xenon do carro repro linhas barra anti.apro e etc e nem multados nem nada sao e porque so por terem cartao policia..
    isto e que esta mal isto nao a igualidade de direitos...
    eu por acaso tenho xenon mas acho um absurdo o que se paga para por tudo direitinho no livrete e como as jantes e como as peliculas...
    se elas sao homolgadas e so podem ter aquela percentagem certa e temos de ter o certeficado de quem as montou para que e preciso ir para o livrete nao basta o certeficado de como e homolgada...
    e tudo uma treta neste vergonhoso de país....

    ainda ade ser pior....

    um gajo paga imposto para que?
    apoios das UE para fazer estradas e com os impostos dos contribuintes e depois ainda se tem de pagar para andar nelas...

    e uma vergonha... era limpar uns pouco de vez ue isto ia ao sitio..


    O estado português é contra o negócio privado, não proíbe de vender(lucrar) para depois exigir valores declarados(IRS e afins), mas proíbe com multas o uso das coisas...as pessoas chegam a um ponto em que desistem de comprar e ter porque depois não as podem usar, e se podem tem de ter (ainda) mais despesas com averbamentos/legalizações etc!

    Agora a questão da limpeza...está mais que sabido que existem pessoas que estão acima da lei em todas as vertentes, o problema é que são elas que pagam ás autoridades o ordenado(com o nosso dinheiro)...pensem nisso.

  15. #15
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    30

    Padrão

    Citação Mensagem Original de snapixa Ver Post
    isto no nosso país e tudo uma cambada do caraças, e tudo a lixar o pobre...

    entao um gajo quando vai comprar o xenon nao paga o IVA?
    quando se compra o material nao se paga os imposto?
    entao para e que teem o material a venda se é ilegal?
    mas isto e uma vergonha...
    quantos policias ha que teem xenon do carro repro linhas barra anti.apro e etc e nem multados nem nada sao e porque so por terem cartao policia..
    isto e que esta mal isto nao a igualidade de direitos...
    eu por acaso tenho xenon mas acho um absurdo o que se paga para por tudo direitinho no livrete e como as jantes e como as peliculas...
    se elas sao homolgadas e so podem ter aquela percentagem certa e temos de ter o certeficado de quem as montou para que e preciso ir para o livrete nao basta o certeficado de como e homolgada...
    e tudo uma treta neste vergonhoso de país....

    ainda ade ser pior....

    um gajo paga imposto para que?
    apoios das UE para fazer estradas e com os impostos dos contribuintes e depois ainda se tem de pagar para andar nelas...

    e uma vergonha... era limpar uns pouco de vez ue isto ia ao sitio..
    tas a ver mal o prisma...
    o estado não proibe vender; podes comprar mas só podes usar em privado...
    para usar na via compra carro com xenon de origem
    quanto ao restante, qd compras carro novo vem tudo também homolgado no livrete e para vir lá foi preciso antes existir um certificado do fabricante... queres mudar as características do carro tens de reproduzir novamente o processo.

  16. #16
    Senior Member Senior Avatar de PanzerJDM
    Data de Inscrição
    May 2011
    Mensagens
    698

    Padrão

    Citação Mensagem Original de snapixa Ver Post
    isto no nosso país e tudo uma cambada do caraças, e tudo a lixar o pobre...

    entao um gajo quando vai comprar o xenon nao paga o IVA?
    quando se compra o material nao se paga os imposto?
    entao para e que teem o material a venda se é ilegal?
    mas isto e uma vergonha...
    quantos policias ha que teem xenon do carro repro linhas barra anti.apro e etc e nem multados nem nada sao e porque so por terem cartao policia..
    isto e que esta mal isto nao a igualidade de direitos...
    eu por acaso tenho xenon mas acho um absurdo o que se paga para por tudo direitinho no livrete e como as jantes e como as peliculas...
    se elas sao homolgadas e so podem ter aquela percentagem certa e temos de ter o certeficado de quem as montou para que e preciso ir para o livrete nao basta o certeficado de como e homolgada...
    e tudo uma treta neste vergonhoso de país....

    ainda ade ser pior....

    um gajo paga imposto para que?
    apoios das UE para fazer estradas e com os impostos dos contribuintes e depois ainda se tem de pagar para andar nelas...

    e uma vergonha... era limpar uns pouco de vez ue isto ia ao sitio..
    estupidez e ignorância em acção

  17. #17
    Junior Member Novato Avatar de snapixa
    Data de Inscrição
    Jan 2011
    Mensagens
    9

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PanzerJDM Ver Post
    estupidez e ignorância em acção
    tu deves andar mesmo dentro das leis deves..

    sabias que portugal estar a ser multado todos os anos derivado a certas e determinados aspectos derivados a carros tipo como as peliculas nos carros, e derivado a conduzir carros estrangeiros no nosso país???

    mas deixa la es o rei que sabe tudo.. ainda bem para ti...

    continua assim...

    deves pensar

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    106

    Padrão

    tambem ja sabia isto a algum tempo e optei por tirar o xenon assim ando descansado so com leds nos minimos e matricula e passo por eles na boa mas a verdade seja dito que odeio apanhar pessoal com xenon em optica aberta ainda por cima a apontar para a lua

  19. #19
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2012
    Mensagens
    42

    Padrão

    o pagar impostos não te faz com que fique legal numa viatura que não os trouxe de origem!!!
    e não é as papeladas que te dizem que o material é homolgado, podes ter 1000 papeis, se o material n tiver o simbolo em conformidade n é legal e ponto, acerca das alterações de caracteristicas n sei pk ainda se reclama tanto do NOSSO estado, se a propria marca n aconcelha certos e determinados materiais. . .

  20. #20
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2012
    Mensagens
    42

    Padrão

    portugal esta a ser multado por "...conduzir carros estrangeiros no nosso pais..." e ? que tem os estrangeiros no nosso pais? andam á vontade desde que tenham tudo em dia, em termos de legalização os 30 dias para legalizar desde que entra em solo tuga até é tempo demais digo-te já, se um carro entra em PT para ser legalizado havia de ter 24horas para avançar com as papeladas,assim evita-se muitos probs que veem do estrangeiro nessas viaturas tipo peliculas que n estao em conformidade com a lei PT e os donos á força toda querem as peliculas averbadas porque já trouxe do estrangeiro!!!!
    por favor parem e pensem nas coisas que pelo estado que temos muitas vezes até é engando com muitos xicos espertos que por ca andam....

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Governo avança para liberalização dos centros de inspecção
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 6
    Última Resp.: 13-03-2010, 00:14
  2. COMPRO centros OZ ou autocolantes para centros
    Por Blackbravo no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 13-06-2008, 23:55
  3. Acabei de chegar vindo de Sintra
    Por crpt no fórum Apresentações
    Respostas: 2
    Última Resp.: 05-03-2008, 11:20
  4. Centros de Inspecção... (IPO)
    Por Jeremy no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 05-10-2006, 00:33
  5. PROTESTE 272 09.2006 - Centros de inspecção reprovados
    Por Akeemking no fórum Geral Tuning
    Respostas: 22
    Última Resp.: 31-08-2006, 01:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •