Heeey! Up!
Boa tarde Engenheiros, mecânicos e curiosos!
Tenho um Peugeot 206 1.4HDI com +/- 160.000 km. Basicamente tenho três temas com algumas questões:
1º » Fiz a revisão e as respectivas mudanças de filtros de óleo e gasóleo e reparei que tenho o turbo babado de óleo junto do tubo que vai do mesmo até à caixa do filtro de ar. Ainda não fui ao mecânico ver o que pode ser, mas caso seja necessário reparar/substituir o turbo eu queria meter mais qualquer coisa. Preciso de mais bisnaga para ultrapassagens, rectas curtas em que meta uma abaixo e ultrapasse rápido um carro/camião. A questão aqui:
- GT1549S de geometria fixa dos 306 2.0hdi ou o GT1544V dos 1.6HDI (controlado por pressão?)? Diz que são os que implicam menos mexidas.
- GT1749V, quais as diferenças em termos de aplicações comparativamente ao 1544? É preciso mudar bicos dos injectores? Bomba injectora?
- Já alguém adaptou o sistema de twin scroll turbo? A ideia seria colocar o sistema com dois K03, à semelhança do 207.
Qual das 3 opções é a melhor? E em relação preço-qualidade, qual compensa mais?
Nota: De referir que se esta mudança for para aplicar, é para colocar também IC (do 1.6 HDI) e fazer reprogramação.
2º » EGR off. Há consequências na inspecção? Vale a pena desligar a EGR e deixar o catalisador/FAP ou tem que se mandar os dois de vela?
3º » O kit de embraiagem nunca foi mudado e já patina um bocadinho, além de algumas mudanças já custarem a entrar.
- Caso avance para outro turbo e consequente repro, etc, o kit de origem aguenta?
- O kit do 1.6 dá no 1.4? É melhor meter do 1.6 ou meter do 1.4 reforçada?
- É necessário trocar logo o bimassa ou basta o kit normal?
- Trocando isto, a folga que se sente na alavanca de velocidades deixa de existir ou é necessário mais alguma peça para tirar a folga?
Acho que, por agora, é tudo. Desculpa ser um bocado extenso…
Abraço e saúde!
Heeey! Up!
Scow realmente não conheço bem o carro e não sei quais as possibilidades e se o que estas a escolher ou ponderar é o mais certo. Relativamente ao EGR Off, faz sem problemas, sem bem que se a coisa ficar discreta é melhor. Na inspecção não deve haver problemas nem tem qualquer ligação ao FAP creio eu pelo que podes fazer sem fazer mais nada.
Para o kit de embraiagem que tens aguentar mais, tens que puxar ou exigir pouco do carro na zona de binário maximo, entre as 2000 e 3000 rpms....talvez aguente bem uns tempos e mudas depois com calma.