Normalmente com esses carros chipados a luz acende, daí o pessoal tirar a luz para nao tar sempre acesa...
Mas é facil de ver se a tua centralina tá chipada ou nao... o carro tá a cortar a q rotação??
Boas,
Recentemente adquiri um 106 Rallye de 94, e estranhei o carro não trazer a luz avisadora do motor, fui verificar e descobri que tinha sido retirada a lampada desse local. Ao colocar a lampada fui dar uma volta c\o carro e acendeu durante o percurso, parei durante algum tempo e voltei a liga-lo e a luz já não acendia, só no dia seguinte é que voltou novamente a acender. Curioso com isto fiz a leitura do erros acumulados pela centralina e deu-me somente o erro 54 (erro interno da centralina). Desmontei a centralina e verifiquei que o selo de garantia da mesma já tinha sido violado, abri e verifiquei que o chip contido era quase identico ao da figura em baixo,
após esta explicação alguem me sabe dizer se estas eprom são as de origem ou não?
É normal que com esta eprom a luz acenda frequentemente por isso é que retiraram a lampada?
Obrigado a todos.
Normalmente com esses carros chipados a luz acende, daí o pessoal tirar a luz para nao tar sempre acesa...
Mas é facil de ver se a tua centralina tá chipada ou nao... o carro tá a cortar a q rotação??
Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m
Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo
Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html
Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html
Pelo menos aos 7000 ja foi, mais ainda não experimentei.
o corte de origem são 7200 ou algo do género, se chegar perto ou encostar nas 8000 já não está original
XAD + XADT
Se é um erro interno, pode ser bastante aborrecido saber exactamente o que é. Pode ser um condensador, uma resistência, uma soldadura fria, ou mesmo nas piores das hipóteses, a placa do circuito impresso estar estalada ou mesmo partida.
No entanto pode tentar fazer uma ou duas coisas: trocar a centralina e ver o que acontece (tipo tira teimas). Mandar para UK para ser reparada. Pode tentar despistar obrigando a centralina a fazer determinados testes.
Eu tenho um aparelho que alem de fazer diagnósticos, tem a possibilidade de ajudar a despistar esse problema, visto ter um break-out-box. Dá para saber se os valores que a centralina "vê" são os que realmente estão nos fios da ficha da cablagem do motor. Se não forem os mesmos valores, a centralina está com problemas.
O meu carro anda chipado e a luz do check engine só acende em 3 situações:
1- Quando ponho a chave na posição de motor (que depois se apaga quando ponho o motor a trabalhar)
2- Quando há um erro grave como já tive por causa dos injectores (só me aconteceu ainda 1 vez)
3- Quando obrigo a centralina a mostrar os erros piscando a luz do check engine.
Tem que ter em atenção, que cada vez que liga o motor do carro, a centralina faz uma carrada de verificações, e julgo que apaga os erros não graves (não tenho a certeza). Pelo menos já tive a sensação que umas vezes o carro andava bem e outras não tão bem. Bastava desligar e voltar a ligar o carro logo a seguir.
Ter cuidado, em não fazer incidir luz ultra violeta ja janela do chip EPROM, se não vai apagar tudo e depois o carro não anda mais.