Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Ajuda Peugeot 106 Rallye

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    3

    Padrão Ajuda Peugeot 106 Rallye

    Boas,
    Recentemente adquiri um 106 Rallye de 94, e estranhei o carro não trazer a luz avisadora do motor, fui verificar e descobri que tinha sido retirada a lampada desse local. Ao colocar a lampada fui dar uma volta c\o carro e acendeu durante o percurso, parei durante algum tempo e voltei a liga-lo e a luz já não acendia, só no dia seguinte é que voltou novamente a acender. Curioso com isto fiz a leitura do erros acumulados pela centralina e deu-me somente o erro 54 (erro interno da centralina). Desmontei a centralina e verifiquei que o selo de garantia da mesma já tinha sido violado, abri e verifiquei que o chip contido era quase identico ao da figura em baixo,





    após esta explicação alguem me sabe dizer se estas eprom são as de origem ou não?

    É normal que com esta eprom a luz acenda frequentemente por isso é que retiraram a lampada?

    Obrigado a todos.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Normalmente com esses carros chipados a luz acende, daí o pessoal tirar a luz para nao tar sempre acesa...
    Mas é facil de ver se a tua centralina tá chipada ou nao... o carro tá a cortar a q rotação??
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  3. #3
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    3

    Padrão

    Pelo menos aos 7000 ja foi, mais ainda não experimentei.

  4. #4
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    o corte de origem são 7200 ou algo do género, se chegar perto ou encostar nas 8000 já não está original

    XAD + XADT

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Chip EPROM

    Se é um erro interno, pode ser bastante aborrecido saber exactamente o que é. Pode ser um condensador, uma resistência, uma soldadura fria, ou mesmo nas piores das hipóteses, a placa do circuito impresso estar estalada ou mesmo partida.

    No entanto pode tentar fazer uma ou duas coisas: trocar a centralina e ver o que acontece (tipo tira teimas). Mandar para UK para ser reparada. Pode tentar despistar obrigando a centralina a fazer determinados testes.

    Eu tenho um aparelho que alem de fazer diagnósticos, tem a possibilidade de ajudar a despistar esse problema, visto ter um break-out-box. Dá para saber se os valores que a centralina "vê" são os que realmente estão nos fios da ficha da cablagem do motor. Se não forem os mesmos valores, a centralina está com problemas.

    O meu carro anda chipado e a luz do check engine só acende em 3 situações:

    1- Quando ponho a chave na posição de motor (que depois se apaga quando ponho o motor a trabalhar)

    2- Quando há um erro grave como já tive por causa dos injectores (só me aconteceu ainda 1 vez)

    3- Quando obrigo a centralina a mostrar os erros piscando a luz do check engine.

    Tem que ter em atenção, que cada vez que liga o motor do carro, a centralina faz uma carrada de verificações, e julgo que apaga os erros não graves (não tenho a certeza). Pelo menos já tive a sensação que umas vezes o carro andava bem e outras não tão bem. Bastava desligar e voltar a ligar o carro logo a seguir.

    Ter cuidado, em não fazer incidir luz ultra violeta ja janela do chip EPROM, se não vai apagar tudo e depois o carro não anda mais.

Tópicos Similares

  1. Ajuda na centralina de um 106 rallye
    Por Johnnie no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 6
    Última Resp.: 10-01-2011, 15:53
  2. Ajuda na troca de motor do 106 rallye 1.3, pra um 1.6 (cup/gti)
    Por Pikanso no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 5
    Última Resp.: 03-04-2009, 23:07
  3. 106 rallye 94, ajuda com modificações de motor
    Por Pikanso no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 100
    Última Resp.: 14-07-2008, 14:28
  4. Ajuda! Caixa de Vel. 106 rallye vs Cup
    Por pirrata no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 9
    Última Resp.: 21-10-2006, 13:49
  5. Peugeot 106 Rallye
    Por Waikiki no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 18
    Última Resp.: 08-01-1970, 23:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •