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Tópico: Ajuda Para Turbinar Um Renault R9 1.4 GTS

  1. #1
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    Post Ajuda Para Turbinar Um Renault R9 1.4 GTS

    Boas...
    Pessoal queria umas dicas, de qual turbinar usar e quais alterações fazer no motor do carro..

    o carro é um Renault 9 ano 1988 motor Cléon de 1397cc
    usa um carburador Webber de corpo duplo modelo 32 DRT 15
    queria saber se alguem pode me dar algumas dicas...
    a pressão que pretendo usar no turbo eh de 1.0Kg..
    pretendo usar tbm Intercooler, wastegate e valvula Blow off...

    se alguem puder ajudar...

    Obrigado!

  2. #2
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
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    Isso é mt fácil, há um truke mt famoso para turbinar isso: Queres saber kual é?
    ...

  3. #3
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    troca de motor e + facil
    para esse, logo de principio tens q trocar de carburador, q esse nao da pra pressao

  4. #4
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Isso é mt fácil, há um truke mt famoso para turbinar isso: Queres saber kual é?
    fácil?
    não me parece.

    em relação a carro a injecção é mais fácil sim, porque não tem de levar injectores, nem chip (em alguns casos) nem medidor de massa de ar. em vez disso tem de levar um carburador

    mas tirando isso, é colectores para levar turbo, fazer uma downpipe, buscar pressão de óleo, furar o carter para o retorno do óleo, possivelmente junta nova, depois tens de meter os manómetros..

    Atenção que 1bar de pressão já é muito, aí ja tens de aumentar a taxa de compressão, porque sujeitas-te a ter um mau resultado.

    Carros a gasolina com esse porte levam normalmente leva um GT16 e já é muito, porque com pouca cilindrada não se tem tanto gases de escape para encher o turbo rapidamente, então ganhas lag...

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Isso é mt fácil, há um truke mt famoso para turbinar isso: Queres saber kual é?

    Swap para o motor do 5 gt turbo ou pro 9 turbo.
    Adivinhei??
    O pessoal teima em keimar dinheiro com invencoes de turbinar carros qd o swap é tao mais facil e barato
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  6. #6
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    mete la o motor do R5 GT Turbo

  7. #7
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    não é fácil de arranjar esses motores, e se arranjar é na sucata ou mesmo assim vão-se dar ao trabalho de abrir o motor para pô-lo como deve de ser.

    Montar um turbo, para pessoal que sabe fazê-lo sempre dá mais gozo que trocar de motor, agora quando é para mandar fazer, compensa mais um motor sim, porque um kit turbo + montagem normalmente chega aos 3000 e tal €...

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Sylvio Gama Ver Post
    Boas...
    Pessoal queria umas dicas, de qual turbinar usar e quais alterações fazer no motor do carro..

    o carro é um Renault 9 ano 1988 motor Cléon de 1397cc
    usa um carburador Webber de corpo duplo modelo 32 DRT 15
    queria saber se alguem pode me dar algumas dicas...
    a pressão que pretendo usar no turbo eh de 1.0Kg..
    pretendo usar tbm Intercooler, wastegate e valvula Blow off...

    se alguem puder ajudar...

    Obrigado!

    se precisares arranjo os colectores etc etc

  9. #9
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    11turbos ainda se vai vendo... o motor é o do 5gtt

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  10. #10
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    é assim pessoal eu ja planei o cabeçote e mandei forjar pistons e bielas e tbm coloquei um segmento a mais em cada piston para aumentar a taxa de compressao, tbm ja mudei o comando de valvulas, colquei um com agulo de abertura maior, tbm aumentei o diametro das valvulas para obter uma maior admissao... achu ki eh isso..
    tbm mudei a linda de escape 4x2x1 e so to usando panela final
    o carter ja ta alterado e bomba de oleo ja comprei uma com maior pressao.. falta saber quais alteraçoes devo fazer na admiçao e se terei de mudar o carburador.. e qual carburador deverei usar...

  11. #11
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    ah com isso forjado a história é outra... sim carburador novo de maior débito de preferência, como tinha dito anteriormente...

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Sylvio Gama Ver Post
    é assim pessoal eu ja planei o cabeçote e mandei forjar pistons e bielas e tbm coloquei um segmento a mais em cada piston para aumentar a taxa de compressao, tbm ja mudei o comando de valvulas, colquei um com agulo de abertura maior, tbm aumentei o diametro das valvulas para obter uma maior admissao... achu ki eh isso..
    tbm mudei a linda de escape 4x2x1 e so to usando panela final
    o carter ja ta alterado e bomba de oleo ja comprei uma com maior pressao.. falta saber quais alteraçoes devo fazer na admiçao e se terei de mudar o carburador.. e qual carburador deverei usar...
    E onde é k mandas-te fazer isso tudo?? Em k local de Portugal e por k preços?
    ...

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Swap para o motor do 5 gt turbo ou pro 9 turbo.
    Adivinhei??
    O pessoal teima em keimar dinheiro com invencoes de turbinar carros qd o swap é tao mais facil e barato
    Pois claro!
    Agr cá invenções...n há nada k n se faça ms havendo já um feito e certificado, para que inventar?
    ...

  14. #14
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    se aumentaste a compressao podes esquecer, pq um motor turbo funciona com baixa compressao
    e os pistons nao se mandam forjar, mas sim trocam-se por forjados...

  15. #15
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    tem nada k saber.. agora aumentas a cabeça, metes uma junta de 5 moscas um carburador dum gtt e turbo e botas lume pa frente..

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de FQ200turbo Ver Post
    se aumentaste a compressao podes esquecer, pq um motor turbo funciona com baixa compressao
    e os pistons nao se mandam forjar, mas sim trocam-se por forjados...
    pelo menos sempre é mais resistente do que os de origem... lol

  17. #17
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    E onde é k mandas-te fazer isso tudo?? Em k local de Portugal e por k preços?
    Os Forjados eu passei as referencias e pedi a um conhecido meu no Brasil para me mandar de la pra ca... aqui ouvi falar de um lugar em Braga que fazia isso mais o custo era um pouco maior, cheguei a conclusao que mais valia mandar vim de la...
    o carter e a parte da montagem to sendo mesmo eu a fazer...
    nao sou mecanico, mais percebo alguma coisa disto...
    só que nunca tive experiencia em montar turbo...

    e ja agora vcs acha que eu iria ter melhor rendimento se usar um Blower no lugar do turbo?

  18. #18
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    com o compressor ganhas mais binário... se queres potencia grande então é turbo...
    para a alimentação é sem dúvida um carburador de um r5/11 turbo

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  19. #19
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    ae pessoal eu tive vendo aqui... a taxa de compressao pra o motor turbo desse carro eh de 8.0... e o carburador que sai nos renault 9/11 turbo e um Solex 32 DIS 912 + Turbo Garret T2...
    mais com essa configuraçao o carro teria uma potencia de 105 cavalos dito pelo fabricante, mais eu queria uma alteraçao com um ganho maior de potencia.. qual o turbo que vcs acham que eu poderia usar pra isso?!

  20. #20
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    Citação Mensagem Original de Sylvio Gama Ver Post

    e ja agora vcs acha que eu iria ter melhor rendimento se usar um Blower no lugar do turbo?
    Um blower nao é 1 compressor, 1 compressor é 1 supercharger, um blower explicando assim de grosso modo é akilo q ves nos muscle cars americanos q tá em cima do capo tipo akela entrada de ar bue grande e isso ninguem te sabe montar em portugal e dá 1 aumento de vavalagem mt superior a 1 turbo, não é a toa q os dragster têm isso
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    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

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