Boas.
Um amigo meu tem um golf 4 que foi reprogramado na PKE.
Veio de lá com 180 cvs aprox.
Só que na altura ele tinha umas tubagens de porcaria e ficou de lá ir afinar.
Só que à uns tempos o carro entrou em safe mode e nunca mais voltou a puxar como puxava.
Ele foi hoje à PKE e o Nuno Zeferino disse que não sabia do que era, mas que podia ser da maf.
Efectuou-se um log ao carro e verificou que o valor de MAF que ele lia (nos measurement blocks - campo 3), ele tem 2 valor.
O MAF (specified) e o MAF (Actual).
No dele, tá a marcar 850 no specificied e 295 no actual.
Vi na minha passat e no meu octavia e em ambos marcam aprox 300 em cada.
Apos o carro ter feito o safe, como já disse deixou de puxar como puxava e deixou de fazer fumo.
Provavelmente não está a debitar gasoleo suficiente.
Trocamos a MAF da minha passat pela do golf, e na minha passat com a maf dele os valores são correctos, e a minha maf no dele, le exactamente a mesma coisa(850;295).
Que podera ser?
O valor tem:
Bicos Race520 (stage 2)
VNT20 com compressora VNT22
IC frontal.
Linha directa
rad de oleo e gasoleo.
Embraiagem GBS,
BMC-CDA
e repro by pke.
O nuno zeferino diz que não é mecanico e que só indo a uma oficina para ver do que é.
Efectivamente ele quando saiu de lá saiu reprogramado a andar bem (na altura não tinha as tubagens como deve ser nem o BMC).
MAIS UM pke QUE NÃO TARDA ESTA A ANDAR A PÉ....
isso da alguma avaria no vag com?
se não da então é um problema mecanico e tens que ir por partes...
se fosse da Maf o carro quase que não passa dos 120km/h
Boa Sorte
Cump
Isso sao valores de uma EGR fechada eletronicamente!
Da te 850mg pedidos... ai n tens mal nenhum
Agora 290mg de ar ao relanti... vai la vai.
Pode n ser mecanico mas pegar no vag com e ir dar uma volta afundo a fazer logs custava mto?
E dar uso ao banco de potencia e fazer log? Secalhar ta a ganhar po...
Faz um log afundo e ve que valores da , depois pergunta a PKE que valores pede a repro e se os ta a fazer... acho estranho dps destes anos todos ainda haver pouca a gente a pegar no vag com e ir pa estrada.
Cumps
Mas ta reprogramado ou so mexido no vag com?
Sao coisas difrentes.
EGR fechada na eletronica(repro) faz o tal valor que viste em cima.
Mas isto nao te foi explicado na PKE?
Vai pa estrada cm o vag com que ao fim dumas rectas deves descobrir o que é .... log ao turbo , maf , gasoleo.. duraçao e encontras o que ta a "cortar" o andamento.
Cumps
Nos 3 carros (golf,octavia e passat) foram "calibrados" atraves do adaption para o minimo como sempre se fez.
Tanto no octavia como no golf colocou-se supressor fisicos de EGR.
o golf depois é que foi À pke (depois de colocar o material todo mencionado acima).
Veio de lá com os ditos 180 cavalos.
o problema é que uma vez a puxar entrou em safe e nunca mais foi o mesmo.
eu não sou o dono do carro. apenas fui hoje com o meu amigo À pke porque o dito eng. iria afinar o carro correctamente. mas pelos vistos ele só percebe de bites e bytes.
Entao esta confirmado , isso da EGR nao tem nada a ver cm akilo que esse golf tem... ele tem a EGR mesmo fechada a tua so esta recalibrada.
O valor dele é normal aparecer 850... o outro é que podia ser mais alto mas mesmo assim tambem serve.
Se fez safe gerou um erro... por ai ja podem ver o que foi.
A pouco n vi bem , pensei k era um 130 e falei em duraçao de injecçao , aki num VP tens de ver a voltagem real de injecçao , o grau de injecçao pedido e real, a maf , turbo etc.
Se no fim disto tudo nao descobrires desvios ou valores errados normalmente sera bomba ou injectores/bicos.... mas pela pouca info deve ser pai a valvula de grau de injecçao.
Cumps
Sim, não é mecanico e nem todos os problemas são de electrónica. O meu carro também está parado agora e não tem nada que ver com a reprogramação que fiz à X tempo...se o carro saiu de lá bem...O nuno zeferino diz que não é mecanico e que só indo a uma oficina para ver do que é.Efectivamente ele quando saiu de lá saiu reprogramado a andar bem (na altura não tinha as tubagens como deve ser nem o BMC).
Obviamente que todos os problemas não são de electronica.
Só acho que uma casa daquelas "conceituada" devia conseguir dar mais apoio (nem que seja a nivel mecanico) aos clientes.
Ou seja, aqueles kits que eles vendem para os ibizas com 300 cvs, não são eles que metem. se der algum problema, nem quero saber o que se deve fazer para os corrigir...
Artur:
Relativamente a:
Quando dizes que está mesmo fechada, é porque foi fechada pelo Nuno Zeferino atraves da repro, correcto?Quote:
Originally Posted by jackyl View Post
Nos 3 carros (golf,octavia e passat) foram "calibrados" atraves do adaption para o minimo como sempre se fez.
Tanto no octavia como no golf colocou-se supressor fisicos de EGR.
o golf depois é que foi À pke (depois de colocar o material todo mencionado acima).
Veio de lá com os ditos 180 cavalos.
o problema é que uma vez a puxar entrou em safe e nunca mais foi o mesmo.
eu não sou o dono do carro. apenas fui hoje com o meu amigo À pke porque o dito eng. iria afinar o carro correctamente. mas pelos vistos ele só percebe de bites e bytes.
Entao esta confirmado , isso da EGR nao tem nada a ver cm akilo que esse golf tem... ele tem a EGR mesmo fechada a tua so esta recalibrada.
O valor dele é normal aparecer 850... o outro é que podia ser mais alto mas mesmo assim tambem serve.
Se fez safe gerou um erro... por ai ja podem ver o que foi.
A pouco n vi bem , pensei k era um 130 e falei em duraçao de injecçao , aki num VP tens de ver a voltagem real de injecçao , o grau de injecçao pedido e real, a maf , turbo etc.
Se no fim disto tudo nao descobrires desvios ou valores errados normalmente sera bomba ou injectores/bicos.... mas pela pouca info deve ser pai a valvula de grau de injecçao.
Cumps
Se sim, e estando tu certo, porque raio disse ele que o valor que devia ser lido devia ser à volta dos 350, e não dos 850.
Obrigado
Se o carro saiu de lá a andar bem, andou bem e só passado uns tempos aconteceu isso só pode ser mecânico, os bits n fogem, a centralina n tem fugas, nem de todo desequilibra.
Faz como Artur te diz, utiliza o Vag Com, era importante teres visto o erro que deu quando fez o safe mas se já o apagaram e n voltou a aparecer, n sei quais os campos que deves utilizar num VP, num PD seria 7, 10 e 11, 4ª das 2000 até às 4000 e pouco e já dá pa veres alguma anomalia se existir.
Referes que o carro n faz fumo, isso tb se pode dever às temps que se têm feito sentir, qualquer carro fuma bem menos, ainda pa mais tendo ele um bom IC frontal, o facto de n fumar n é sinónimo de andar menos, mto pelo contrário.
Tb aconselho rever as tubagens todas, uma pequena fuga faz diferença mas se fosse por aí o fumo teria tendência para aumentar...
Cumpts
É como te digo, as temperaturas baixas que têm tado fazem mta diferença no fumo, ainda por cima se ainda levou entretanto o CDA mais ajuda a essa diminuição.
Tens a certeza que o carro tá a andar menos ou é pelo fumo que tá a fazer? Era porreiro teres um ponto de referência onde soubesses que chegavas por exemplo a 200km/h e experimentar a quanto chegas actualmente, é que pode ser fixação vossa por terem tido o safe e ao mm tempo notarem menos fumo...
Cumpts
O carro não é meu.
O dono do carro raramente, muito raramente puxa pelo carro.
Quem disse que estava a andar bem menos foi o nuno zeferino.
Eu lembro-me que quando veio de lá, cagava fumo e andava que nem um bruto.
agora continua a puxar também, mas não o que puxava.
O dono diz que a subir o tunel do grilo, que agora não puxa como puxava (que por coincidencia foi ai que deu o safe).
Se o nuno disse isso é perguntar lhe o pqé!
Se ele fechou a EGR na repro o valor vai aparecer no pedido 850.
Sinceramente n sei se ha outra forma de ao relanti aparecer esse valor.. penso k so mesmo pela repro.
E acredita k é normal , sao todos assim desde que no mapa esteja toda a pedir 850mg... o que para a ECU significa nunca abrir a valvula EGR
Repara que se tens um pedido de 850 supostamente ja tens ar a puxar logo a EGR vai fechar para n perderes rendimento e dai se dizer que 850 fecha a EGR.
Nao percam tempo cm esse "erro" pq n é nada , o prob deve estar noutro sitio qq.
cumps
amigo artur apesar dos problemas o carro continua a fazer cavalos olha este link...lol
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=55823
só espero que não chegue aos 200 no leonclub....lol
Cump
Tinha acabado de ler la a explicaçao do dono. Realmente o problema é a MAF.
www.mb-powered.com
MB Power
Sou eu sou eu sou euuuuuuuuuuuu
peço desculpa pela demora mas só cheguei agora a casa, e no trabalho não sei porque raio o forum do TOL está bloqueado pela censura ( desgraçadosssssssssssss ), mas o do clubegolf e do ibiza não estão ........ acho que é descriminação.
Obrigado Jackyl pelo trabalho todo........ mas não vamos acusar ninguem sem saber o que se passa primeiro , eu é que os escolhi sabendo que não têm oficina, eu queria MB, mas tinha de ir a VilaReal e era complicado depois ter de lá voltar sempre que acontece-se alguma coisa................. para já não está a correr bem mas vamos ver como se resolve....
Obrigado a todos pela vossa ajuda, então devo mesmo comprar uma MAF nova? mas igual à minha original do 110cv ou por exemplo igual à do PD130/150?
Eu montei a do Jackyl, mas não chegámos a fazer um test drive só esteve ligada ao ralentim mas como os valores deram igual nos 2 achámos que o problema não era disso, bem antes de comprar Jackyl acho que vais ter de me emprestar mais uma vez a tua eheheheh.
Última edição por Tex; 13-12-2008 às 01:14.