Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 29

Tópico: ajuda com gpl

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de maddox
    Data de Inscrição
    Oct 2010
    Mensagens
    184

    Padrão ajuda com gpl

    boas estou interessado em adquirir um subaru sti de 99 ou um mitsubishi evo ainda por decidir a versão mas não acima da 6 ou um toyota corolla ae86 . mas como faço muitos km não me compensa ter dai querer instalar o kit gpl alguem me poderá dizer os prós e contras dessa instalação. se poderei mexer no motor na mesma e se perderia força de motor?
    Última edição por maddox; 15-10-2010 às 01:15.

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de skazi69
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    316

    Padrão

    sem problemas amigo,podes carregar á vontade que o GPL actualmente é tao ou mais potente que a zagolina. há uns anos atrás os carros a GPL perdiam alguma potencia em esforço,hoje em dia com os sistemas injecçao de GPL multiponto consegue até em alguns casos melhores prestaçoes ou consumos.
    a instalaçao não é que seja barata,(na volta dos 1500eur)mas tb nao é nada de outro mundo,e, dito por alguns experts,se se fizer muitos Km anualmente rapidamente se recupera o investimento feito. em suma, muito mais vantagens do que desvantagens,tenho um mitsu colt 1.3 75cv de 95 a GPL há varios anos e sem qq problema,e com o antigo sistema monoponto. apenas a manutençao da membrana a cada 30 000KM e siga pa bingo.
    deixo aqui o link de um forum de GPL onde podes "aprender" os meandros GPL.
    cumps e espero ter sido prestavel,boas gazadas...
    TDI のレーサー

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Fdx meter 1 subaru ou 1 evo ou até mesmo 1 ae86 a gpl é matar a alma desses "classicos", mais vale comprares 1 desses pras voltinhas e teres 1 xaruto tipo ax 1.5d pros km

    Se eu visse 1 desses carros a gpl acho q espancava o dono, q ideia tão infeliz
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  4. #4
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Se fazes poucos quilómetros não compensa colocares a GPL!!!
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de tomtom
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    948

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Fdx meter 1 subaru ou 1 evo ou até mesmo 1 ae86 a gpl é matar a alma desses "classicos", mais vale comprares 1 desses pras voltinhas e teres 1 xaruto tipo ax 1.5d pros km

    Se eu visse 1 desses carros a gpl acho q espancava o dono, q ideia tão infeliz
    porque danny? quantos M5 cayennes e companhia andam a gpl agora? nao tem é o distico.. nao vejo mal nenhum em usar gpl quando queres avacalhar carregas o botao e passa pa gasolina lol nao tem mal nenhum em poupar un valentes euros e andar com um carro brutal

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Sempre que se fala em GPL aparece logo alguém a dizer que se está a estragar o carro...

    Mas já alguém andou com um carro desses a GPL ?!??!


    Faz lembrar a conversa das gasolineiras de hipermercado, diz-se mal pq se tem de dizer mal... mas nem se sabe bem porquê.


    Qual é a real desvantagem de colocar um Subaru ou um Mitsubishi a GPL ??? Está a estragar exactamente o que ?


    Tal como já foi dito... a tal da "alma" da gasolina está à distancia de um botão.


    Se vais fazer alguns km, sim mais que te compensa... em cidade então deves perder uma alma desgraçada quando o sinal abre a andas 20 metros até parar outra vez...


    Os sistemas actuais praticamente não têm perdas de potência face ao motor sem alterações, por isso a questão da alma não se coloca sequer.


    E já que falamos de aberrações, em situação limite a combustão a gpl é mais limpa que da gasolina e portanto o corte do motor é feito ligeiramente mais tarde.


    É esta a alma que se perde a gpl... viver de mitos é tão bonito...


    O que precisas é de fazer contas para perceber se te compensa a transformação.



    Abraço
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  7. #7
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Mensagens
    97

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Fdx meter 1 subaru ou 1 evo ou até mesmo 1 ae86 a gpl é matar a alma desses "classicos", mais vale comprares 1 desses pras voltinhas e teres 1 xaruto tipo ax 1.5d pros km

    Se eu visse 1 desses carros a gpl acho q espancava o dono, q ideia tão infeliz
    Que exagero !?
    Qual é o teu problema de um carro a GPL ?

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    V.N.GAIA
    Mensagens
    486

    Padrão

    Estás a ver o carro que está na assinatura?

    Adivinha lá o que leva num dos depósitos

    Ao autor do tópico...

    Coloca GPL à vontade ...

    Coloca é um bom sistema .. esses 1500 são de "amigo" ... um PRINS topo de gama para um 4 cilindros anda pelos 1750€/1800€ (MASTERGAS-PORTO)

  9. #9
    Condutor Reles Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    659

    Padrão

    Só não tenho um carro a GPL porque não posso.

    Como alguém disse, viver de mitos é mau. Na minha opinião, mesmo sem alguma vez ter andado num carro a GPL, é o combustível do futuro (pelo menos num futuro próximo).

  10. #10
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Odivelas
    Mensagens
    787

    Padrão

    Cá em casa temos 2 a GPL, sou adepto do GPL à vários anos. Recomendo. A opinião do Danny é baseada em mitos do diz que disse. Quem tem sabe que é bom e se recomenda. Até Hummers H2 vês a GPL neste momento e nunca nenhum morreu por isso.

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de skazi69
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    316

    Padrão

    re-confrmo tudo que aqui foi dito exceptuando aquela agressao virtual aos condutores de carros a gpl. (eheh na brinca). vou tentar encontrar um video de um ensaio de um deposito de combustibel normal de gasolina e um deposito de GPL.

    http://www.youtube.com/watch?v=7fVN-AEqz6c

    a diferença em termos de segurança é brutal,então pq ainda somos o unico pais da europa onde temos de andar com aquela cuspidela no para choques e onde somos estupidamente proibidos de entrar em parques subterraneos,ca p+++ de estupidez de pais.
    isto só falando em termos de segurança,pq se formos para a parte economica nem se fala. e referente ao nivel de performance realmente aqui há uns anos atras era um pouco naquela ( mas nem me queixava com o colt,punha gpl a 42 cent ihihih), mas hoje em dia é igual o rendimento, NO POWER PROBLEMS.
    cumps a todos e ao user que abriu o topico inclusive,já agora bota gaz ehehhe
    TDI のレーサー

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Eu já vi um motor aberto Gpl e nã o gostei muito do q vi, mas pronto cada 1 tem as suas razoes. Sinceramente preferia o scooby ou o evo e ter 1 charuto pros km mas ok são opinioes e valem como tal... (até pq saía mt mais barato)
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  13. #13
    Condutor Reles Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    659

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Eu já vi um motor aberto Gpl e nã o gostei muito do q vi, mas pronto cada 1 tem as suas razoes. Sinceramente preferia o scooby ou o evo e ter 1 charuto pros km mas ok são opinioes e valem como tal... (até pq saía mt mais barato)
    Se tivesses visto muitos até compreendia, mas se depois de ver um ficaste logo com uma opinião generalizada, é pena. De tudo o que já li e vi, tenho muita pena de neste momento não ter um carro a GPL.

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de Helopez
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Nuorte
    Mensagens
    1.181

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Eu já vi um motor aberto Gpl e nã o gostei muito do q vi, mas pronto cada 1 tem as suas razoes. Sinceramente preferia o scooby ou o evo e ter 1 charuto pros km mas ok são opinioes e valem como tal... (até pq saía mt mais barato)

    já? então conta como é um motor aberto que tenha andado a gpl mais de 80% da sua vida.

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Lollll

    Como não podia deixar de ser.... é o mito levado ao extremo.
    Uma das certezas do GPL é o facto de, por ter uma combustão mais limpa, poupar o motor e reduzir substancialmente o desgaste.

    Mas claro, o amigo Danyy24 viu UM motor aberto e assume desde já que foi o GPL o causador, mesmo que isso seja precisamente o oposto do que se pode passar com o GPL.


    Metem combustível em gasolineiras de hipers MILHARES de carros por dia, mas há um que mete e o carro avaria de seguida... e a culpa é automaticamente do combustível. Acontece o mesmo com alguém que meteu BP, Galp ou Repsol e então a razão afinal é outra qualquer...


    A 306 do meu pai leva quase 180.000km, fez 20K (2 anos da garantia) unicamente a gasolina antes de ser convertida. Foi à Peugeot fazer uma revisão perguntaram-lhe se o carro tinha mesmo os 180mil ou se tinha trocado o painel porque o motor parece que nem 50mil tem.
    E NÃO O ABRIRAM...


    Têm medo de carros a GPL... afastem-se, de preferência deixem passar !!!



    PS: Eu entendo o problema do Danyy24, ele tem um Civic... dos poucos carros que não se dão bem com GPL, como tal para ele TODOS os carros se dão mal com GPL
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Helopez
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Nuorte
    Mensagens
    1.181

    Padrão

    Aqui em casa são 3 carros a gpl e até hoje 0 de problemas tirando algumas afinações..
    Última edição por Helopez; 17-10-2010 às 20:19.

  17. #17
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Aqui estão algumas coisas, na minha opinião, que fizeram crescer o "mito":
    - os sistemas de antigamente não eram grande coisa, por isso o pessoal pensa que os de agora continuam igual;
    - qualquer artista instala um sistema, mas nem todos sabem afinar aquilo direito (principalmente o ralenti), por isso a culpa é do GPL e não do instalador;
    - as válvulas aparecem picadas (mas podemos contornar isso);
    - a maioria do pessoal coloca o GPL quando o carro já tem muitos quilómetros em cima, e, mais uma vez, os problemas é do GPL e não da idade/quilómetros que o carro já tem em cima...

    Havia muito mais para dizer em relação ao "mito"... mas ninguém fala dos aspectos positivos, tal como quando se fazem as trocas de óleo o óleo sai "limpo" e do carro fazer menos barulho/vibrações, por exemplo...

    E podes ser um tolo que instalaste o carro a GPL e ao fim de um tempo enjoaste e passas o resto da tua vida todo a gasolina!!! Ou ainda mais radical, tiras fora!!! Há muito pessoal que pensa que o carro a GPL não anda mais a gasolina! Podemos chamar-lhe um "híbrido"... através de um determinado ponto de vista... LOOL
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Pois deve ser disso... o carro que vi com Gpl foi dos 1os sistemas, foi 1 golf II.
    Não digo q não seja bom/seguro, mas mais uma vez saliento que preferia e ficava mais barato ter 1 carrão desses pras voltinhas e 1 charuto de 100€ pros consumos

    Qt às gasolinas dos hiper. meti uma vez do junbo S/ chumbo 95 e o carro ficou a faralhar, não desenvolvia, engasgava-se. qd meto da galp/BP/repsol etc nunca fica assim...
    1 amigo meu meteu no calibra q tinha 98 dessas marcas e teve de mudar filtro de gasolina, mandar limpar injectores e deposito pq cada vez q acelerava o carro só mandava rateres e engasgava-se todo.
    Para 1 carro normal não vejo grande mal em meter desses combustiveis, cá em casa é o q a malta mete (menos eu) agora pra um q faça rotação ou carregado, epahh metam 1 da galp ou dessas marcas.
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  19. #19
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Odivelas
    Mensagens
    787

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Pois deve ser disso... o carro que vi com Gpl foi dos 1os sistemas, foi 1 golf II.
    Não digo q não seja bom/seguro, mas mais uma vez saliento que preferia e ficava mais barato ter 1 carrão desses pras voltinhas e 1 charuto de 100€ pros consumos.
    Não entendo o teu cepticismo mas aceito. Até porque esse dito charuto também se avaria e também requer seguro, nunca seria benéfico em prole de um veículo a GPL. Já foi dito por quem tem não é quem viu, que é bom, mas mesmo assim continuam a existir muitos cépticos em relação a GPL. Mas a culpa não é tua, está na natureza do povo português ser desconfiado e teimoso, e julgo que essa característica comportamental é dos principais factores para que as "coisas" em Portugal nunca andem para a frente ou quando andam é à velocidade de um caracol...mas isso são outros 500. GPL actualmente é bom, GPL actualmente compensa e é benéfico para o bolso para o motor e para o ambiente. Os sistemas actuais de GPL reduzem a perda de potência a percentagens que nem os condutores mais experientes conseguem notar no pedal do acelerador, então em carros de alta cavalagem nem se fala. Considero descabido dizer-se que colocar GPL num "motor V8" ou num carro desportivo de topo é matar o carro, porque de facto não o é, e quem diz o contrário é porque não sabe o que é ter um carro a GPL, baseia-se no diz que disse que viu que fulano é primo e teve e não gostou, e isso para mim é letra. Quem tiver curiosidade no tema pode frequentar o forum autogás que aprenderá certamente bastante sobre o assunto e até mudar a opinião que tem do GPL. Quanto aos antigos Civics, de facto são motores que se deram mal com este sistema e nada tem a ver com rotação, o real motivo também não sei, no entanto os novos já não têm esse problema.


    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Qt às gasolinas dos hiper. meti uma vez do junbo S/ chumbo 95 e o carro ficou a faralhar, não desenvolvia, engasgava-se. qd meto da galp/BP/repsol etc nunca fica assim...
    1 amigo meu meteu no calibra q tinha 98 dessas marcas e teve de mudar filtro de gasolina, mandar limpar injectores e deposito pq cada vez q acelerava o carro só mandava rateres e engasgava-se todo.
    Para 1 carro normal não vejo grande mal em meter desses combustiveis, cá em casa é o q a malta mete (menos eu) agora pra um q faça rotação ou carregado, epahh metam 1 da galp ou dessas marcas.
    Em relação a este tema vou deixar aqui também o meu ponto de vista. Isto que falaste Danny não tem fundamento nenhum. E vou ilucidar-te o porquê de estar a dizer isto. O meu pai é motorista de matérias perigosas à 22 anos. Gás natural, gasolina, gasóleo entre outros. Faz abastecimentos da cisterna do camião dele (é galp - passo a publicidade) a maior parte das vezes em Aveiras. Já por várias vezes lhe fiz companhia nos abastecimentos, principalmente quando é lhe pedido para fazer clientes ao fim de semana, e o que se passa é o seguinte:

    Na central de abastecimento de combustíveis em Aveiras, o sistema de abastecimento dos camiões é semelhante ao das portagens, um a um enche e dá a vez ao seguinte tudo em fila. Então o que acontece é que chega à vez do meu pai, liga o tubo, e o camião é cheio com gasóleo ou gasolina (não interessa para o caso agora), terminando de encher, desliga e sai, o camião que está atrás dele avança liga e enche, no entanto o camião que está atrás dele já não é galp já é o da BP ou da Repsol, mas o ponto de abastecimento é o mesmo (o pipeline é o mesmo). Quem diz BP ou Repsol diz as restantes porque eles estão lá todos e todos enchem do mesmo sítio. E vão directos dali para os clientes (bombas) encher os respectivos depósitos e em momento algum colocam isto ou aquilo lá dentro para diferenciar o seu combustível do da concorrência. Quero eu dizer com isto que o Gasoleo mais barato da BP (isto a título de exemplo) é o mesmo gasóleo que o mais barato da GALP e da Cepsa e da Repsol e das restantes gasolineiras, foram todas abastecer no mesmo local do mesmo pipeline, do mesmo depósito. Agora, eu farto-me de rir quando leio opiniões como a que tu deste, porque culpam logo o combustível e acham logo sintomas no motor que não existiam quando meteram 20cent mais caro na marca XPTO. Isto é estar a dizer o mesmo que a água da torneira da minha vizinha do lado é mais saborosa que a de minha casa (vai na volta a dela vem directamente do ártico e e a minha vem ali da ETAR de Frielas e eu não sei)

    Tu não abasteces porque não queres. Eu sou dono de um Golf 4 GTi 1.8t e de um S3, ambos estão a GPL e nenhum anda menos por estar a GPL e sabes a melhor? Só bebem gasolina do Jumbo de Alfragide e comportam-se às 1000 maravilhas, portanto baseado na minha experiência, não faço distinção das gasolineiras e sei que se me comem mais 25cent na gasolina 98 por litro é porque me estão literalmente a comer e não porque a gasolina e melhor.

    Se houver aí alguém que trabalhe nos combustíveis como o meu velhote que confirme esta informação, para não ser apenas um a dizer, porque de facto é isto mesmo que se passa diariamente mas o português....enfim....

  20. #20
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Finalmente alguém que comprova aquilo que se torna obvio quando passo em Aveiras...

    Basta passar por lá e ver a fila de cisternas a aguardar enchimento.


    Tenho um amigo que trabalha no ramo e diz que o negócio está supostamente nas lavagens das cisternas, que deviam ser lavadas em todos os abastecimentos... e no caso das distribuidoras de marca branca as lavagens são menos frequentes. Já que o teu pai trabalha na àrea, podes confirmar se a teoria faz sentido ?!?!?


    O meu 205XAD fartou-se de beber gasoleo do carrefour do montijo, um dia o vedante da bomba injectora rasgou e levei ao mecanico... houve logo um chico esperto na oficina que disse que isso era dos gasoleos macacos. A resposta do meu mecanico foi "Esta bomba injectora tem 240mil km, nunca foi aberta, achas mesmo que foi do gasoleo ser do carrefour ?!?"
    [O carro já tinha sido dele]

    O meu Saxo leva gasoleo do Jumbo, do Carrefour e do E'Leclerc do Entroncamento... e Óleo Vegetal. A 306 vai levando uns depositos da Repsol porque não passa tão próximo dessas bombas. O saxo leva quase 190.000 e o 306 vai chegar agora aos 240.000... (o XAD ainda bomba nas horas e já anda com quase 280). Se algum dos carros tiver um problema amanha a culpa é de ter poupado MUITOS euros a abastecer nessas bombas ???

    Parece-me racional dizer que não... até porque os ultimos a querer problemas com o produto são precisamente quem fornece o combustivel.

    Se eu quero aditivos compro-os à parte, de vez em quando faz um depósito com aditivo para limpar os injectores... mas isso faz parte do tratamento que TODOS os carros deviam levar...



    Voltando ao assunto GPL... não é estranho sermos o unico pais Europeu em que é necessário espetar um autocolante no carro a avisar que circula ali uma "bomba" (Só neste pais é que o GPL é muito perigoso) ?!?!

    Ou então, e só por acaso, estamos num pais em que a GALP tem o monopolio (camuflado é um facto) do mercado e por isso não lhe interessa tornar o GPL um combustivel interesante porque faz milhões com a gasolina e com o gasoleo...
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. ajuda...
    Por roskoph no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 6
    Última Resp.: 31-12-2009, 14:16
  2. ajuda
    Por t_lamas no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-12-2009, 01:20
  3. ajuda
    Por bativilio3720 no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 0
    Última Resp.: 13-10-2009, 21:01
  4. Ajuda
    Por book no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-05-2007, 14:24
  5. ajuda ??!! MB QUART!!?? ajuda
    Por samuel_20_ no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-01-1970, 10:34

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •