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Tópico: Afinações de suspensão clio dci

  1. #1
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    Padrão Afinações de suspensão clio dci

    Olá!
    Tenho um clio dci 65 e meti recentemente uma suspensão coilover (embora atras sejam amortecedores regulaveis) e esta a curvar muito melhor (os amortecedores e molas tb ja estavam bem gastos...), mas estava a espera de algo mais radical... tavlvez um comportamento mais incisivo de frente, ja que de traseira esta impecavel.
    Ja regulei a altura de frente mais baixa em relação à traseirapara baixar o centro de massa, e tenho um pilot exalto 2, mas ainda não esta à maneira.
    Estava a pensar em trocar os casquilhos p dar mais precisão , mas antes queria mexer um pouco nos valores de alinhamento, pois a chave deve estar ai...
    provavelmente a afinação de origem tem demasiada divergencia e se retira-se um pouco poderia ficar melhor, pois no camber estava -0,75 -0,77 antes do rebaixamento e provavelmente deve estar em -1 agora o que deve ser o ideal.
    Alguem sabe os valores todos de origem? e os do clio RS (so para me inspirar e perceber melhor...;p)
    Ideias para valores?
    também estou a pensar em meter espaçadores 20mm à frente e 15mm atras, mas mais tarde e barra AA, e não devo mexer na estabilizadora.
    Agradeço desde já dicas e informações uteis

  2. #2
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    Não sei que suspensão tens ou tipo de ajustes possibilita para além da altura. Em tempos já tive um clio e assim de cabeça o que me recordo dos valores de camber e convergência era de -1,35º e +0.5. (Cheguei a andar com -1,50º mas achei -1.35º o mais equilibrado para o meu tipo de condução).
    Tinha ainda os casquilhos Powerflex nos braços de suspensão e suportes de barra estabilizadora frontal, assim como ambas as barras anti aproximação, frontal superior e traseira superior, e pneus S-03.
    Com os primeiros Coils (KW V1) cheguei a trocar as molas frontais por umas de taragem mais elevada em 10N p/mm e melhorou bastante a precisão frontal. Antes notava sempre uma frente ligeiramente pendurada em situações de curvas fechadas lentas.
    Posteriormente troquei a susp (para KW V3) e consegui ajustar os parametros todos ao gosto, tendo ficado com um comportamento verdadeiramente pessoal.

    Podes ainda ter a frente demasiado baixa relativamente à traseira e assim condicionar o comportamento. Podes tentar baixar mais a traseira, ou então subir a frente de forma a equilibrar.... o comportamento deverá ficar mais neutro...

  3. #3
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    Trocar a estabilizadora não é simples por não teres muitas opções. Podias pensar na do Sport mas a forma como esta é fixa é diferente da do dCi, logo aí pode colocar-se de lado.
    Podes pensar numa nova estabilizadora traseira e existe uma empresa que a fornece. Dessa forma irás passar a ter um comportamento mais sobrevirador... tudo depende dos gostos...

    Lembrei-me que ainda cheguei a trocar as molas traseiras originais dos KW por outras da H&R. Estas possibilitavam um rebaixamento superior neste eixo...e assim, compensar e equilibrar o rebaixamento frontal, uma vez que subir a frente estava fora de questão...

  4. #4
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    obg jlzf...
    alguem com mt experiencia com o clio...agradeço as dicas!
    A suspensão só é regulavel em altura. Estive a testar varias configs e ja esta bem melhor. Estranho que ao rebaixar mais a traseira tb entra melhor de frente em curva, mas deve ser porque o chassis adorna menos no total. Tb troquei a regulação traseira que estava debaixo da mola para a parte superior (atras nao é coil, mas uma mola com suporte regulavel) pois não estava totalmente apoiada, assim esta melhor e tb rodei as molas para conseguir o melhor apoio na estrutura da suspensao e ficar igual 2 lados. é estranho que estas suspensões eixo semi rigido a mola tem que se acamar na suspensao...

    Não ficou demasiadamente baixo e encontrei um bom compromisso: cerca de 3cm da cava da roda tt frente como atras. Tb já topei que os cabeçotes que suportam os coils à frente estao visivelmente ok, mas na realidade estão mt comidos..tenho quase 1 cm de folga no topo. Vou trocar pelo menos a base - 20 euritos cada. Tb ando à procura de casquilhos baratos em poliuretano que devem dar mais precisão, mas pelos preços que tenho visto se calhar ficam os mesmos.
    Tb vou definitivamente investir numa AA, mas isso vai demorar um pc mais.
    Qt ao alinhamento, dps de trocar cabeçotes. Ja fui buscar os valores de origem e provavelmente vou manter, mas com tendencia a convergir ligeiramente, embora não deve ser por aqui que a renault fez c que o clio fosse "seguro de conduzir"...
    Qd tiver novidades, posto os resultados..
    Vamos la ver se noto alguma diferença

  5. #5
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    fala com o vandalu porque tudo o que tenha a haver com clios ele percebe!
    cumpz
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    Última edição por zetavares; 21-04-2011 às 17:07.

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