Não puses-te nem um Alfa...sais-te cá um Fiatista...
O arrasto é uma força de resistência ao movimento de um objecto num determinado fluído
Ex: como o ar e a água.
Uma das formas de sentir o efeito do arrasto é colocar a mão na parte de fora de um automóvel em movimento.
O arrasto que a mão vai proporcionar depende de vários factores; a velocidade do carro, a densidade do ar e a inclinação da própria mão.
Se diminuir a velocidade o arrasto também diminui.
Na dinâmica dos fluidos, o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx), por vezes referido como coeficiente de arrasto ou até, apenas, como coeficiente aerodinâmico, é um número adimensional que é usado para quantificar o arrasto ou resistência de um objeto num meio fluido.
Ex: uma gota de água, considerada com uma aerodinâmica baixíssima, quase perfeita, tem 0,05 Cx.
Por conseguinte, deixo o exemplo do coeficiente de resistência aerodinâmica de vários modelos automóvel que retirei numa pesquisa na internet:
- 0,26 Cx:
Honda Accord
Toyota Prius
Mercedes C Berlina
Mercedes Clase E
Lexus LS
- 0,27 Cx:
Mercedes-Benz S (2005)
BMW Serie 3
Lexus IS
Lexus GS
- 0,28 Cx:
CITROEN C4 Coupe
Toyota Avensis Sedán
BMW Serie 5
Mercedes-Benz CL
Porsche 911
Volvo S60
Audi A2
Audi A8
Saab 9-3 Sport Sedán
Subaru Legacy Sedan
- 0,29 Cx:
Citroën C4 5p
Mercedes-Benz SL
PEUGEOT 407
Renault Laguna
Porsche Boxster
Volkswagen Passat (2005)
Volkswagen Bora (1999)
Mercedes-Benz C Sportcoupé
Toyota Corolla
BMW Serie 7
Mercedes-Benz CLK
Audi A4
Audi A6
Skoda Superb
Lexus SC
Mazda 5
Nissan 350Z
Opel Vectra 4p
- 0,30 Cx:
Volvo V70
Toyota Yaris (2006)
Toyota Corolla Verso
PEUGEOT 405
Citroën C5
BMW Serie 6
Peugeot 407 Coupé
Mercedes-Benz B
Serie 3 coupe
Audi A4 Cabrio
Skoda Octavia
Mazda RX-8
Subaru Legacy SW
- 0,31 Cx:
Toyota Nuevo RAV4
Citroën C2
CITROEN Pluriel
Peugeot 1007
BMW Serie 1
Volvo C70
Volkswagen Phaeton
Volvo S40
SEAT Ibiza
Mercedes-Benz A
Volkswagen Touran
Mercedes-Benz R
Maybach 57
Bentley Continental Flying Spur
Skoda Fabia Sedan
Opel Astra SW
Opel Zafira
Opel Astra SW
Cadillac BLS
- 0,32 Cx:
PEUGEOT 406
Mercedes-Benz SLK
Volvo V50
Volkswagen Polo
Opel Astra (2004)
Peugeot 307
Peugeot 807 (2002)
Audi A3 (2003)
Fiat Bravo (182)
Volkswagen Golf V
SEAT Leon I
SEAT Toledo III
Bentley Continental GT
SEAT Altea
Audi TT Coupé
Aston Martin Vanquish
Mitsubishi Colt
Nissan Micra C+C
Opel Corsa
Opel Meriva
Opel Astra 5p
- 0,325 Cx:
Chrysler Sebring
Mazda 3
- 0,33 Cx
Mercedes-Benz Viano
Citroën Xsara Picasso
Lamborghini Murciélago
SEAT Leon II
Ferrari 360 Modena
Fiat Brava
Audi A3 Sportback
Maserati GranSport
Skoda Fabia
Nissan Micra
Nissan Note
Nissan Almera
Opel Signum
Saab 9-3 Sport Hatch
- 0,335 Cx:
Renault Vel Satis (2002)
- 0,34 Cx
BMW Z4 Roadster
Mercedes-Benz ML
Lexus RX 300
CITROEN C8
Volvo XC70
Ferrari 612 Scaglietti
Renault Nuevo Clio
Audi TT Roadster
Aston Martin V8
Maserati Coupé
Mazda 2
Nissan 350Z Roadster
Opel Astra GTC
Opel Tigra
Saab 9-3 Cabrio
Subaru Outback
Chrysler 300C
- 0,35 Cx:
BMW X3
BMW X5
Renault Twingo
Renault Espace
Aston Martin DB9 Coupe
Maserati Quattroporte
Subaru Forester
- 0,36 Cx:
Citröen CX (1974)
BMW Z4 Roadster
Volvo XC90
Land Rover Range Rover Sport
Mini
Renault Espace (1997)
Renault 9 (1989)
Maserati Spyder
- 0,37 Cx:
Opel Agila
Chrysler Crossfire Coupe
- 0,374 Cx:
Mercedes-Benz SLR McLaren
- 0,38 Cx:
Volkswagen Touareg
Toyota Land Cruiser
Land Rover Range Rover
Porsche Cayenne
Rolls-Royce Phantom
Nissan Pathfinder
Opel Speedster
Chrysler Crossfire Cabrio
- 0,39 Cx:
Land Rover Freelander
Ssangyong Rexton
Porsche Carrera GT
P.S: Caso conheçam o coeficiente de resistência aerodinâmica de algum modelo que não conste na lista podem indicar.
Se, porventura, identificarem algum Cx errado informem que depois procederei à correcção do mesmo...
Última edição por Momo_X1; 08-03-2011 às 16:25.
Não puses-te nem um Alfa...sais-te cá um Fiatista...
Alfa Romeo 147 1.9 JTDMB Power150cv 350nm
Tópico bastante interessante, vou aqui meter em bruto uma compilação que tinha, depois se quiseres actualizar a tua com isto diz e eu edito o meu post.
Em relação ás formas aqui fica uma noção do que é mais aerodinâmico
A lista:
Marca e modelo Drag coefficient
Lexus IS-F 0.270
BMW 520d Automatic 0.270
BMW 320d Coupé 0.280
Volkswagen Lupo 3L 0.290
Opel Calibra Turbo 0.290
Audi TT Coupé 2.0 TFSI 0.300
Seat Ibiza 1.9 Tdi 130 3p 2001 0.310
Audi TTS Coupé 0.310
BMW M3 coupe E92 0.310
BMW M5 0.310
Audi TT Coupé 1.8T 0.320
Volkswagen Golf Gti 0.320
Porsche Boxster S 0.320
Aston Martin Vanquish S 0.320
BMW M6 0.320
Seat Leon 1.9 TDi Sport 2000 0.320
Audi S3 0.330
Seat Leon FR TDI 2006 0.334
Audi R8 0.340
Aston Martin V8 Vantage 0.340
Volkswagen Golf G60 Limited 0.340
Bugatti Veyron 16.4 0.355
No site autospeed.com há uns artigos bastante interessantes relacionados com este tema.
Cumprimentos,
Ricardo
www.facebook.com/CheckAbout - Diagnóstico Automóvel Lda
Reprogramação de centralinas
Electrónica automóvel
Alguem sabe o CX do fiat Uno, opel caliba e opel kadett?
Qual o carro no mundo com menos cx?