se o outro teve a culpa so tem é de pagar , por isso é qe é obrigatorio andar com seguro, se n quizer pagar por algo o melhor é abrires um proceço em cima da seguradora
Boas a todos!
Uma pergunta para os entendidos.
Aconteceu-me o seguinte, tinha hoje de ir buscar um filtro de admissão novo para o carro e levei a moto. Tive o acidente e a pessoa assumiu a culpa. Tenho esta questão:
Aparte de diversos estagos, moto ficou com a carenagem TODA riscada e a base do motor na zona dos excentricos TODA raspada, desapareceu um bocadão de metal nessa parte. Os seguros vão-me pôr a moto como nova, certo? A moto faz um barulho que não fazia anteriormente. Contracto amigável preenchidos e tal, mas o que me chateia é a situação da moto e pessoal dizer que os Seguros vão se cortar no arranjo da moto(GSXR) que estava impecavel e com revisão feita há 1200KM.
Um obrigado ao pessoal que contribuir para a thread! Abraço sentido.
PS: Eu fiquei com o pulso e perna um bocado tocados e o tlm partido mas queria éra ter a certeza que a Seguradora do carro que me bateu vai chegar-se á frente e pôr-me uma moto nova.
mastercraft TEAM
se o outro teve a culpa so tem é de pagar , por isso é qe é obrigatorio andar com seguro, se n quizer pagar por algo o melhor é abrires um proceço em cima da seguradora
se for como nos automoveis enviaram um perito para ver os danos e dar um orçamento para o arranjo mas tem em conta uma coisa se o valor residual da moto for inferior ao custo da reparaçao das 2 uma ou reparante a moto ate ao valor residual dela ( valor comercial da moto usada) e o resto dos custos sao a teu cargo ou entao dao-te o valor comercial dela na data da reparaçao...
isto que estou a falar refere-se aos automoveis nao sei se eles tb procedem do mesmo modo com veiculos de 2 rodas
perdida como assim???
caso esteijas a crer dizer qe com o embate fosse pa sucata, eles tinham de te dar o valor dessa mota qe esta no mercado, mas esse valor as vezes é muito injusto ...
eles so têm de pagar podem bufar a vontade lol se o outro é qe teve a culpa, seija la qe estragos forem....
mas ja sabes qe em portugal ha muita treta podem crer-se safar
sim quando falo em perdida falo em perda total onde nao haja reparaçao ou possa ate haver mas o valor da mota seja muito inferior em relaçao ao custo de reparaçao nesse caso eles ate podem te propor so o pagamento do valor da mota usada que esteja em vigor na altura a inspeçao por um agente da seguradora
tantao quanto sei fazem isso aos automoveis nao tenho a certeza se procedem ou nao tb desse genero com as motas
mas posso citar pessoalmente que tive um familiar proximo que no caso teve um acidente onde o valor da reparaçao era superior ao valor do carro e deran-lhe 2 opçoes ou davam ate ao valor comercial do carro e o resto dos custos era por conta do proprietario ou adquiriam a viatura dando o valor comercial dela mandando depois pro abate como irrecuperavel
A culpa é reconhecidamente do condutor do carro e tenho duas testemunhas. Só queria uma garantia que na segunda-feira posso estar descansado e não criar estrilhos com alguem da outra Seguradora. Porque eu não quero este motor de 15.000rpms a fzer barulhos, arranjado depois deste acidente. Eu quero a moto nova e com motor novo de fábrica ou usado com garantia da Marca Suzuki. (valor de mercado é entre 4000 e 5000euros)
Obrigado rover213
Última edição por COOPERnME; 02-04-2010 às 20:24.
mastercraft TEAM
Já compreendo. A minha preocupação é fazer ver ao pessoal da Seguradora que não vou andar com um motor extremamente rotativo com o pensamento de que ele está com mazelas que, numa curva que faça, venham ao de cima.
Exemplo: Para a Seguradora poupar dinheiro, o motor morre-me de um momento para o outro, comigo em cima a curvar a 120KM\h.
Última edição por COOPERnME; 02-04-2010 às 20:29.
mastercraft TEAM
Desculpa lá ser tão directo mas....... não achas que deveria tirar esse tipo de duvidas com a tua Seguradora e não num Fórum em que cada um manda a sua posta de pescada?
A tua agência está lá é para isso mesmo, para tirar duvidas aos seus segurados pois é para isso que recebem o pagamento do Seguro.
Fica bem
Bravo TD100 Sold!
Alfa 156 JTD...
Boas
Tive 2 acidentes de mota o ano passado e sem culpa, mas como nenhum dos intervenientes quis assumir a responsabilidade estive meses para conseguir o arranjo. Dado que nao tens esse problema, o mais que pode acontecer é teres azar com a oficina onde vais arranjar a mota! Isto por um motivo simples: quem 'define' o tempo de reparaçao do veiculo é a seguradora! (supostamente têm uma tabela com o tempo q cada peça precisa para ser mudada, etc) e, obvio que isto é para poupar, vao sempre tentar pagar por baixo à oficina! Um conselho, tenta estar presente na peritagem. Todos sabemos que pode nao ser facil organizar agendas mas é para o teu proprio bem.
Em relaçao ao pulso, atençao q eu pensava q tbm so me tinha magoado e afinal parti-o!
Cumprimentos e boa sorte
Alfa Romeo GTV 2.0 TS...é preciso escrever mais alguma coisa?
Bem é o seguinte. Sou segurador da caixa seguros e vou-te informar correctamente como tudo se passa. Um dos utilizadores ja te deu umas luzes certas.
É assim, eles vao mandar um perito a oficina onde a mota está!! A equipa de peritagem marca para um dia, o perito vai la, tanto pode ir as 9.00 da manha como pode ir as 12.00 ou as 18.00. Ou seja, nao marcam horas, apenas o dia com a oficina!
2º, se nao es culpado, claro que a seguradora do outro "paga". Agora, OBVIAMENTE, nao te vao meter um motor novo na mota, quanto muito é reparado TUDO o que tem estragado, em que o perito e a oficina vejam que foi realmente resultante do acidente!! Imaginando que a tua mota esta avaliada no mercado por 5000€ e o arranjo completo fica em 5200 ou mais, eles vao simplesmente dar-te o valor dela no mercado, ou seja, os 5000€, nem mais 1 centimo! Isto, quer dizer que é dada como PERDA TOTAL!
Agora arranjarem-te a mota toda novinha, claro que nao companheiro.
Em relaçao ao tempo de reparaçao, como foi dito por um utilisador acima, o tempo de reparaçao NAO é definido pela seguradora!!! O mecanico é que vai dizer a seguradora de quanto tempo vai precisar para arranjar/montar peças. Alias, a seguradora neste caso ate joga a favor do cliente,porque para pagar menos mao de obra, pressiona as oficinas a demorarem menos tempo!!!
Espero ter ajudado!
Cumpts
Última edição por Remus; 03-04-2010 às 04:33.
Acidentes são sempre a mesma coisa, são uma carrada de problemas.
A primeira coisa a garantir é que a culpa do acidente não é sua. Garantido isso a seguradora do causador do acidente tem que se chegar à frente para reparar os estragos.
Até aqui não há problemas, pois vai haver uma peritagem. Peritagem feita e a seguir vem os problemas. A seguradora vai ver o valor da mota, depois abate o valor correspondente ao número de anos (valor consultado numa tabela).
Se o valor do arranjo for superior ao valor da mota (valor que foi encontrado para a moto com "x" anos), vão dar perda total.
Como se consegue obrigar a que a seguradora repense a sua decisão de perda total ? Bem, é simples, embora um nadinha demorado.
Primeiro de tudo, nunca aceitar qualquer quantia da seguradora (cheque da indemnização). Depois, entra numa de guerra psicológica e não aceites atender o telefona à seguradora.
Segundo, tenta descobrir uma mota igual e do mesmo ano e ver o preço de venda. Se ela for do teu agrado e estiver em condições e no estado da tua, escreves à seguradora que encontraste uma mota e que o valor dela é "x". Diz-lhes que eles fiquem com o porcaria da mota acidentada e que eles comprem a mota que tu viste e que ta dêem como indemnização. Faz isto, para aí para umas três motos. Esperas que a seguradora diga alguma coisa.
Terceiro, se tiveres dinheiro suficiente, compra a moto que tu gostaste e dizes à seguradora que queres que te paguem o valor que tu agaste pela mota para substituir a mota acidentada.
Entretanto, fazes queixa da seguradora em tudo o que é lado (até ao mais alto nível na CEE). Se for contactado pela seguradora, avisa que está na disposição de ir para tribunal, e indica que vai abrir a boca (pedido de indemnização por danos patrimoniais, indemnização por danos psicológicos, pelos prejuízos que teve para a sua vida, etc.
Informa que pelos teus cálculos, quando o juiz decidir a teu favor, que a quantia que te vão dar, vai chegar para comprar uma mota novinha em folha. Que com o cheque que eles te vão dar, vai entrar numa casa de motas e escolher uma que goste, daquelas todas xpto.
Eu tive um acidente, com o meu antigo corsa A de 1985 e foi uma bela duma tourada. Após 6 meses, o carro foi para a oficina. No inicio davam-me 300 €, depois 400 €, depois já eram 450 € mais o carro para eu vender às peças. Acabaram por pagar 800 € de arranjo e eu avancei com mais 800 € (já não me lembro ao certo) e pintei o resto do carro. Foram à oficina 4 inspectores ver o carro.
Toda e qualquer comunicação que faça com a seguradora é feita ou por carta registada ou por fax, nunca por nunca combinações de viva voz, de modo a ter provas.
Não te vão dar motor novo nenhum, quanto mais cedo te mentalizares disso melhor...
Como é que provas que não tava a fazer esse barulho antes do acidente ?
Não provas, e nestas situações tu é q tens de provar e não o contrário.
A mota vai para arranjar as carenagens e dá-se um jeito no raspado do motor, thats it.