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Tópico: 206 RC - CDA? PIPER? Ou caixa?

  1. #1
    Detailer Super user
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    Question 206 RC - CDA? PIPER? Ou caixa?

    Boas comunidade amante dos automoveis!

    Gostaria que me dessem uma pequena ajuda, tenho um 206 RC que adquiri á pouco tempo, e gostaria de ter uns cavalos a mais no veiculo, mas nada de especial...

    Como é de conhecimento geral o 206 rc tem 177cv ao reves dos anunciados 180, e gostaria de saber se apenas com um filtro de caixa por exemplo da BMC conseguiria ter mais uns 3 ou 4 cavalos.

    Caso nao consiga uma reprogramaçao de centralina para a nova admissao faria alguma diferença?
    Pelo pouco que sei repros so mesmo em turbos, porque para atmosfericos nao vale apena.. mas gostaria da vossa opiniao visto voces serem os conhecedores.

    Nao me quero meter em grande aventuras porque quero chegar ao IPO e passar sem problemas.. e ainda estou com receio de nao passar com o rebaixamento que ele tem que vinha quando o comprei.

    Desde ja agradeço a vossa atençao!

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
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    Talking Fisica e matemática

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Boas comunidade amante dos automoveis!

    Gostaria que me dessem uma pequena ajuda, tenho um 206 RC que adquiri á pouco tempo, e gostaria de ter uns cavalos a mais no veiculo, mas nada de especial...

    Como é de conhecimento geral o 206 rc tem 177cv ao reves dos anunciados 180, e gostaria de saber se apenas com um filtro de caixa por exemplo da BMC conseguiria ter mais uns 3 ou 4 cavalos.

    Caso nao consiga uma reprogramaçao de centralina para a nova admissao faria alguma diferença?
    Pelo pouco que sei repros so mesmo em turbos, porque para atmosfericos nao vale apena.. mas gostaria da vossa opiniao visto voces serem os conhecedores.

    Nao me quero meter em grande aventuras porque quero chegar ao IPO e passar sem problemas.. e ainda estou com receio de nao passar com o rebaixamento que ele tem que vinha quando o comprei.

    Desde ja agradeço a vossa atençao!
    Experimente ler o livro sobre admissões e escapes (já me referi a ele por diversas vezes "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems"). Estou certo que vai ficar a saber o que fazer para o bolide ficar com mais uns cavalos. Tudo se resume à física (ou quase tudo) e como sempre, a matemática entra sempre a dar o ar da sua graça.
    Última edição por 106XSiLx; 30-03-2009 às 08:07.

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
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    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Experimente ler o livro sobre admissões e escapes (já me referi a ele por diversas vezes "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems"). Estou certo que vai ficar a saber o que fazer para o bolide ficar com mais uns cavalos. Tudo se resume à física (ou quase tudo) e como sempre, a matemática entra sempre a dar o ar da sua graça.
    por acaso existe alguma versao desse livro em portugues?
    o meu ingles é uma fossa...eu nem escrever portugues sei...

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de jcasquilho
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Boas comunidade amante dos automoveis!

    Gostaria que me dessem uma pequena ajuda, tenho um 206 RC que adquiri á pouco tempo, e gostaria de ter uns cavalos a mais no veiculo, mas nada de especial...

    Como é de conhecimento geral o 206 rc tem 177cv ao reves dos anunciados 180, e gostaria de saber se apenas com um filtro de caixa por exemplo da BMC conseguiria ter mais uns 3 ou 4 cavalos.

    Caso nao consiga uma reprogramaçao de centralina para a nova admissao faria alguma diferença?
    Pelo pouco que sei repros so mesmo em turbos, porque para atmosfericos nao vale apena.. mas gostaria da vossa opiniao visto voces serem os conhecedores.

    Nao me quero meter em grande aventuras porque quero chegar ao IPO e passar sem problemas.. e ainda estou com receio de nao passar com o rebaixamento que ele tem que vinha quando o comprei.

    Desde ja agradeço a vossa atençao!
    aconselho um filtro de caixa com uma boa puxada de ar ao para choques, é mais económico e os ganhos sao iguais.
    a cda compensa em carros com turbo mas em atmosféricos nao noto nada que compense o investimento, tenho uma cda num motor a gasolina tb do grupo psa(1.8i 16v).

  5. #5
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
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    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Boas comunidade amante dos automoveis!

    Gostaria que me dessem uma pequena ajuda, tenho um 206 RC que adquiri á pouco tempo, e gostaria de ter uns cavalos a mais no veiculo, mas nada de especial...

    Como é de conhecimento geral o 206 rc tem 177cv ao reves dos anunciados 180, e gostaria de saber se apenas com um filtro de caixa por exemplo da BMC conseguiria ter mais uns 3 ou 4 cavalos.

    Caso nao consiga uma reprogramaçao de centralina para a nova admissao faria alguma diferença?
    Pelo pouco que sei repros so mesmo em turbos, porque para atmosfericos nao vale apena.. mas gostaria da vossa opiniao visto voces serem os conhecedores.

    Nao me quero meter em grande aventuras porque quero chegar ao IPO e passar sem problemas.. e ainda estou com receio de nao passar com o rebaixamento que ele tem que vinha quando o comprei.

    Desde ja agradeço a vossa atençao!
    Opta por um belo K&N de caixa.
    É mais barato, reutilizável e não se sabe que está lá.
    Mas desde já te aviso que não conseguirás esse valores.

    Entretanto faz uma boa repro, que certamente irá ultrapassar os valores que necessitas.

    Se quiseres mais cavalos "disfarçados", umas cams irão dar uma nova vida ao carro mas irás necessitar de nova repro.

    É tudo uma questão de objectivos que tenhas para o teu carro.
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  6. #6
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    o RC de origem cm as jantes 17" é sempre meio morto... não é defeito, é feitio...

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  7. #7
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    Podes crer é mm meio morto.
    Se optares pelo belo do kn com puxada ao choques ou uma pá, vais obter de certeza os 3 ou 4cv q keres mas nao mt mais...

    Mas podes ter a certeza q ja notas alguma coisita.
    Deixa as repro pros diesel, se kizeres electron9ica opta pelo simples chip q sai-te mt mais barato.
    Se kizeres repro muda primeiro as cams pra teres alguns ganhos...
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Podes crer é mm meio morto.
    Se optares pelo belo do kn com puxada ao choques ou uma pá, vais obter de certeza os 3 ou 4cv q keres mas nao mt mais...

    Mas podes ter a certeza q ja notas alguma coisita.
    Deixa as repro pros diesel, se kizeres electron9ica opta pelo simples chip q sai-te mt mais barato.
    Se kizeres repro muda primeiro as cams pra teres alguns ganhos...
    Uma mudar as cam a um motor destes isso seria a rondar que valores?
    E tal mudança iria alterar a durabilidade do motor?

    Peço desculpa mas o meu desconhecimento no que se trata de modificaçoes de carros é total, apenas sei o que oiço por ai...

    Repros tenho ouvido dizer bom para carros disel ou para gasolina turbo, pois o principal componente que é reprogramado é o turbo (mais pressao e a disparar mais cedo), no que se trata de atmosfericos uma repro ou um chip (sendo que o chip é mais barato pelo que dizem) iria modificar o que? A injecçao de gasolina? Os tempos das valvulas? Nao faço mesmo ideia...

    Desde ja agradeço imenso as vossas dicas e opinioes!

  9. #9
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    As cams iria prolongar o tempo e a abertura das valvulas e a repro apos isso iria aumentar a injeccao de gasolina e alterar o corte.

    Caso apostes no chip altera o corte e injecta mais gasolina.

    O pessoal aposta mais nas repros pois alteram o carro conforme kerem.

    Os chips ja teem valores pre-estabelecidos dai serem mt mais baratos
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    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  10. #10
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    o problema do chip é que foi feito para aquele material, se n tens o material em questão montado nunca fica perfeito...
    no RC há uns tempos havia alguma dificuldade em conseguir dar a volta ao imobilizador quando se alterava os mapas, mas penso que isso já tenha sido ultrapassado...

    XAD + XADT

  11. #11
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    Turbina mas é esse motor....

  12. #12
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    vai para o KN de caixa com puxada ao paraxokes ou num sitio k apanhe ar mais directamente possivel

    e sempre podes meter a electronica e escape da peugeot sport feitos para o trofeu k havia em frança

    kuanto a jantes tb acho k as de 17" sao grandes demais para o carro. mete umas de 15" com pneu 205/50, vais ver k vais ganhar muito com esta mudança, tanto em peso como aceleraçao

  13. #13
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    uma boa admissao , pode ser um filtro de caixa com puxada a grelha frontal
    uma linha de escape e uma repro/chip devera facilmente atingir os 190/195cv neste motor
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
    Peugeot 307 1.6 HDI
    www.clubepeugeot206.com/forum

  14. #14
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    Boas

    Não mexas no carro, se quiseres põe só um filtro de ar de caixa, é o suficiente. Não te asseguro que vás buscar esses 3 ou 4 CVs que procuras, mas se não queres grandes transformações, deixa-o estar, não mexas.
    O carro ser morto, também vais ouvir muita gente a dize-lo, mas sem conhecimento próprio, falam sem saber. Jante 15, não te metas nisso, posso-te assegurar que o carro vai perder todo o divertimento que dá em conduzir, devido a força que tem em baixa velocidade o controlo de tracção vai-te andar sempre a cortar o andamento, é muita força para uma roda tão pequena. A roda de origem, é o ideal.

    Um abraço.

  15. #15
    Botas&Botas Average 2 Avatar de Botas&Botas
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    Padrão Combustão

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Boas comunidade amante dos automoveis!

    Nao me quero meter em grande aventuras porque quero chegar ao IPO e passar sem problemas.. e ainda estou com receio de nao passar com o rebaixamento que ele tem que vinha quando o comprei.

    Desde ja agradeço a vossa atençao!
    Viva caro amigo

    Experimente usar velas de ignição de Iridium e subir em cerca de 1kg/cm2 a pressão de combustível.

    Até breve.

    A.Botas

  16. #16
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    epa entao desliga o controlo de traçao pk essas coisas sao pensadas para a segurança nao para a eficacia.

    kual o problema duma roda tao pekena? nao é tao pekena assim. pneu 205/50 acredita k é suficiente para o motor em kestao. ele nao traz 205/45 na jante 17"? entao a largura é igual, so muda o diametro. so existe vantagens nisto pk vai ganhar muito em aceleraçao. a menos k keira dar 300 na Vasco

    eu costumo usar pneu 225/45 em jante de 16" ao inves dos 205/45 r17 de origem. fica muito melhor tanto em aceleraçao como em aderencia em curva

    ok entao sempre podes passar para pneu 215/45 r16. vais ter mais aderencia mas tb vais ganhar muito em aceleraçao. é um diametro pekeno e eu ja experimentei este diametro no meu carro e em aceleraçao fica demais

  17. #17
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    Boas

    Desligar o ESP no RC é um bocado perigoso, porque o sistema de travagem, o sistema de estabilidade e o controlo de tracção, são todos desactivados. O carro fica a fugir muito de frente, e requer muita atenção por parte de quem o conduz. Isto deve-se tudo ao muito binário disponível em baixa rotação. Deixa-se de poder conduzi-lo para o ter que pilotar. A Roda de origem, 205/40/17, por acaso nunca experimentei jante 16, já andei de jante 15, e o comportamento do carro não é exemplar. A primeira coisa que se sente ao conduzir um RC "de origem", o fazer-se às curvas, o puxar nas curvas, parece o carro estar sempre assente em carris, nem a frente foge, nem a traseira descola. Com a jante 15, o carro baila muito, é preciso estar sempre a corrigi-lo, e em certas alturas é muito difícil de compensar. Uma das coisas que sempre me disseram na Peugeot Sport, foi nunca trocar os pneus, e isto é verdade. E com a saída do mercado do pneu de origem, P7000, nem o P0, e nem mesmo o SportContact3 conseguem compensar, claro que estou a falar dos pneus que já usei. O P0 é uma vergonha a chuva e o Continental é extremamente macio, usado ao limite não consegue ter a dureza da Pirelli, e cede a força que o carro faz "ao curvar em cima da roda". Vai-se lá saber o porquê, ainda por cima não há ninguém que fale bem da Pirelli, mas pelo menos o P7000 usado ao limite, era um excelente pneu, o pneu ideal, com a medida ideal para o RC.

    Um abraço.

  18. #18
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    epa entao desculpa k te diga, o RC é um pipizinho. o type-r nao tem ajudas electronicas nehnumas à excessao de direcçao assistida e abs e é fenomenal em curva. so gostava k tivesse vindo com pneus mais largos k os 205 de origem, e um LSD

    as ajudas electronicas nao sao necessarias para o RC ser eficaz, sao sim para o tornar mais seguro a pessoas k nao tiram prazer na conduçao

    e é natural k um carro de tracçao a frente fuja de frente. mas para ser eficaz tem de fugir de traseira para poder rodar em curva. e isso resolve-se com o alinhamento do camber e convergencia, com LSD e com pneus maiores a frente, e nao com ajudas electronicas

    nao pode ser como tas a dizer

  19. #19
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    Citação Mensagem Original de Vice Ver Post
    Boas

    Desligar o ESP no RC é um bocado perigoso, porque o sistema de travagem, o sistema de estabilidade e o controlo de tracção, são todos desactivados. O carro fica a fugir muito de frente, e requer muita atenção por parte de quem o conduz. Isto deve-se tudo ao muito binário disponível em baixa rotação. Deixa-se de poder conduzi-lo para o ter que pilotar. A Roda de origem, 205/40/17, por acaso nunca experimentei jante 16, já andei de jante 15, e o comportamento do carro não é exemplar. A primeira coisa que se sente ao conduzir um RC "de origem", o fazer-se às curvas, o puxar nas curvas, parece o carro estar sempre assente em carris, nem a frente foge, nem a traseira descola. Com a jante 15, o carro baila muito, é preciso estar sempre a corrigi-lo, e em certas alturas é muito difícil de compensar. Uma das coisas que sempre me disseram na Peugeot Sport, foi nunca trocar os pneus, e isto é verdade. E com a saída do mercado do pneu de origem, P7000, nem o P0, e nem mesmo o SportContact3 conseguem compensar, claro que estou a falar dos pneus que já usei. O P0 é uma vergonha a chuva e o Continental é extremamente macio, usado ao limite não consegue ter a dureza da Pirelli, e cede a força que o carro faz "ao curvar em cima da roda". Vai-se lá saber o porquê, ainda por cima não há ninguém que fale bem da Pirelli, mas pelo menos o P7000 usado ao limite, era um excelente pneu, o pneu ideal, com a medida ideal para o RC.

    Um abraço.
    sabes que jantes/pneus usa ou usava o RC que andava no CNV?

    pesquisa um pouco e verás....
    Fiat PowerTrain

    www.puntotd.com

  20. #20
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    olha pois é nem me lembrava dessa. eram jantes 16" com pneus 210/580 k ekivalem a 225/45 mais ou menos


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