Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: 206 HDI 70cv (repro)

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    9

    Padrão 206 HDI 70cv (repro)

    Boas ppl,

    Tenho um 206 HDI 70cv (ano 2003).
    Acontece que ouvi dizer que se podia fazer uma "optimização" ao carro de modo a ele ganhar mais cavalos e ao mesmo tempo fazer menos esforço para manter a velocidade e gastar menos gasóleo (teoricamente).

    Existe uma oficina auto no Montijo com um banco de teste, esta oficina faz repros por 250€.
    Fui recomendado a ir a esta oficina (passilauto) e fiz uma repro no carro.
    ganhei 15cv o carro realmente desenvolve mais da 3ª para cima as rotações a 120km/h baixaram (minimamente).

    Vou anexar o gráfico da repro para vocês analisarem.






    LEGENGA:

    - 1ª linha vermelha: Binário original.
    - 2ª linha vermelha: Cavalos Originais.

    - 1ª linha laranja: Binário repro.
    - 2ª linha laranja: Cavalos repro.

    - Linha azul: Binário ideal (para mim).
    - Linha preta: Cavalos ideal (para mim).

    A 120km/h o carro vai nas 2800-2900 rpm.

    Recordo que a esta oficina não é tão profissional como as que levam 800€+.

    Esta é a 1ª repro (está um pouco badalhoca), ainda vou la ajustar este gráfico, tentar polo mais redondo.

    O meu objectivo era optimizar o carro com 90cv, melhorar consumos e evitar fumo.

    Agradeço as vossas opiniões e se possível que desenhem as vossas opções na minha imagem.

    Cmpts

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Lexusx
    Data de Inscrição
    May 2003
    Localização
    Cartaxo
    Mensagens
    1.090

    Padrão

    pode ir até aos 100cv...

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    9

    Padrão

    Eu tb gostava de ter 100cv.
    Alguém consegue garantir que com 100cv o carro não corre risco de partir o turbo e que não gasta mais que o normal (quando tinha 70cv) em velocidade cruzeiro?
    Já agr por que valores andam os manómetros de pressão do turbo?

  4. #4
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    A 120 vai à mesma rpm que ia antes.

    Com a curva de binário que idealizas, a curva de potência iria ser mais alta que a que idealizas, especialmente nos médios regimes.

    90cv com muito pouco fumo é perfeitamente possível, pelo menos com intercooler. Eu tinha ~92cv num C2 com esse motor mas com ic adaptado (o dos 1.6 HDi) e não fazia quase fumo nenhum.

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    9

    Padrão

    Cap Obrigado pelas dicas, é sempre informação útil.

    Agr surgem as dúvidas:

    - Intercooler não é apenas um radiador maior? com maior capacidade de refrigeração? Onde está relacionado com o fumo? Mete IC implica legalizar ou nao ligam se o carro tem ou nao ic?

    - a versão acima (1.6 hdi) já leva IC? Quais os valores €?

    - Sei da existência de um mega sucata em Sacavém onde se compram peças baratíssimas dos carros sinistrados. Compensa?

    - Na oficina onde fiz a repro não aconcelham mais que 100cv no meu carro.
    com 95/100 cv os consumos disparam? o fumo que vai deitar passa na inspeção?

    - Qual a tua opinião para o gráfico dps da repro? (esquece as linhas que desenhei), como a escala é muito detalhada a linha apresenta vários picos, embora minimos.

    Cmpts

  6. #6
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de SaIbOt Ver Post
    - Intercooler não é apenas um radiador maior? com maior capacidade de refrigeração? Onde está relacionado com o fumo? Mete IC implica legalizar ou nao ligam se o carro tem ou nao ic?
    Um intercooler é um radiador ar - ar que arrefece o ar comprimido que vai para o motor, visto que o mesmo é aquecido quando é comprimido pelo turbo. Tendo o ar mais fresco, consegue meter-se maior volume de oxigénio dentro do motor, o que dá maior potência e para o mesmo débito de diesel, menor fumo.

    - a versão acima (1.6 hdi) já leva IC? Quais os valores €?
    Sim, tanto o de 92 como o de 110 trazem ic de origem. Na altura que comprei o meu, foram €80 novo ao user pedro ramalho que tb anda por aqui.

    - Sei da existência de um mega sucata em Sacavém onde se compram peças baratíssimas dos carros sinistrados. Compensa?
    Nunca comprei lá nada, não te sei dizer.

    - Na oficina onde fiz a repro não aconcelham mais que 100cv no meu carro.
    com 95/100 cv os consumos disparam? o fumo que vai deitar passa na inspeção?
    100cv sem ic dá muito fumo, com ic fica bem razoável e parece-me uma potência fiável. Passa no ipo sem problemas porque o teste é feito com o carro desengatado e nessa situação não tem porque fazer fumo, visto que o turbo n faz a pressão máxima.

    Os consumos a andar normal não se alteram, a puxar a sério aumentam.

    - Qual a tua opinião para o gráfico dps da repro? (esquece as linhas que desenhei), como a escala é muito detalhada a linha apresenta vários picos, embora minimos.
    Se não sentes as oscilações em estrada, acho que está boa para uma repro soft. Não sei se foi o que pediste onde to reprogramaram.
    Última edição por Cap; 24-12-2008 às 15:11.

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    9

    Padrão

    Cap tenho mais dúvidas.

    - O meu carro não tem só 1 turbo que está na saida de gases do motor?
    motor->saida de gases para o turbo-> catalisador-> tubo de escape até a panela?

    Pelo menos quando tava na oficina deu para ver por baixo.

    Tb tenho um turbo para mandar o ar para o motor?
    Ou são turbos diferentes?

    O IC do 206 1.6 substitui o meu ou é uma acrescento?

    Noto alguma diferença sim, só não sei é se o gráfico esta bom assim, vou la novamente este sábado para meter 95/100cv e ajustar algumas curvas.

  8. #8
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O turbo é só um (neste caso) mas está intercalado em 2 circuitos de gases:
    - Do lado do escape, a turbina é impulsionada pelos gases de escape, adquirindo rotações elevadas (mto mais de 100 mil rpm, neste caso).
    - Do lado da admissão, tens uma roda compressora que está ligada à turbina por um veio e que mediante a rotação que lhe é imposta pela turbina, puxa o ar da atmosfera e comprime-o para dentro do motor.

    O teu carro não tem ic de origem.

Tópicos Similares

  1. 1.4 TDI 70cv
    Por Salvad0r no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 20
    Última Resp.: 21-11-2009, 18:00
  2. Peugeot 206 SW 1.4 Hdi 70cv Look Plus 5 p
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 11-04-2009, 20:30
  3. Raio Azul Repro DM vs Repro MB em Maha Vila Real "The last and final fight"
    Por Black Smoke Raio Azul no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 72
    Última Resp.: 06-01-2009, 03:54
  4. Repro em 1.4 tdi 70cv
    Por Salvad0r no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 28-08-2007, 02:46
  5. Golf 110 tdi o antes, a repro, a repro e uns pozinhos....
    Por propeler no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 7
    Última Resp.: 08-01-1970, 18:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •