pode ir até aos 100cv...
Boas ppl,
Tenho um 206 HDI 70cv (ano 2003).
Acontece que ouvi dizer que se podia fazer uma "optimização" ao carro de modo a ele ganhar mais cavalos e ao mesmo tempo fazer menos esforço para manter a velocidade e gastar menos gasóleo (teoricamente).
Existe uma oficina auto no Montijo com um banco de teste, esta oficina faz repros por 250€.
Fui recomendado a ir a esta oficina (passilauto) e fiz uma repro no carro.
ganhei 15cv o carro realmente desenvolve mais da 3ª para cima as rotações a 120km/h baixaram (minimamente).
Vou anexar o gráfico da repro para vocês analisarem.
LEGENGA:
- 1ª linha vermelha: Binário original.
- 2ª linha vermelha: Cavalos Originais.
- 1ª linha laranja: Binário repro.
- 2ª linha laranja: Cavalos repro.
- Linha azul: Binário ideal (para mim).
- Linha preta: Cavalos ideal (para mim).
A 120km/h o carro vai nas 2800-2900 rpm.
Recordo que a esta oficina não é tão profissional como as que levam 800€+.
Esta é a 1ª repro (está um pouco badalhoca), ainda vou la ajustar este gráfico, tentar polo mais redondo.
O meu objectivo era optimizar o carro com 90cv, melhorar consumos e evitar fumo.
Agradeço as vossas opiniões e se possível que desenhem as vossas opções na minha imagem.
Cmpts
pode ir até aos 100cv...
Eu tb gostava de ter 100cv.
Alguém consegue garantir que com 100cv o carro não corre risco de partir o turbo e que não gasta mais que o normal (quando tinha 70cv) em velocidade cruzeiro?
Já agr por que valores andam os manómetros de pressão do turbo?
A 120 vai à mesma rpm que ia antes.
Com a curva de binário que idealizas, a curva de potência iria ser mais alta que a que idealizas, especialmente nos médios regimes.
90cv com muito pouco fumo é perfeitamente possível, pelo menos com intercooler. Eu tinha ~92cv num C2 com esse motor mas com ic adaptado (o dos 1.6 HDi) e não fazia quase fumo nenhum.
Cap Obrigado pelas dicas, é sempre informação útil.
Agr surgem as dúvidas:
- Intercooler não é apenas um radiador maior? com maior capacidade de refrigeração? Onde está relacionado com o fumo? Mete IC implica legalizar ou nao ligam se o carro tem ou nao ic?
- a versão acima (1.6 hdi) já leva IC? Quais os valores €?
- Sei da existência de um mega sucata em Sacavém onde se compram peças baratíssimas dos carros sinistrados. Compensa?
- Na oficina onde fiz a repro não aconcelham mais que 100cv no meu carro.
com 95/100 cv os consumos disparam? o fumo que vai deitar passa na inspeção?
- Qual a tua opinião para o gráfico dps da repro? (esquece as linhas que desenhei), como a escala é muito detalhada a linha apresenta vários picos, embora minimos.
Cmpts
Um intercooler é um radiador ar - ar que arrefece o ar comprimido que vai para o motor, visto que o mesmo é aquecido quando é comprimido pelo turbo. Tendo o ar mais fresco, consegue meter-se maior volume de oxigénio dentro do motor, o que dá maior potência e para o mesmo débito de diesel, menor fumo.
Sim, tanto o de 92 como o de 110 trazem ic de origem. Na altura que comprei o meu, foram €80 novo ao user pedro ramalho que tb anda por aqui.- a versão acima (1.6 hdi) já leva IC? Quais os valores €?
Nunca comprei lá nada, não te sei dizer.- Sei da existência de um mega sucata em Sacavém onde se compram peças baratíssimas dos carros sinistrados. Compensa?
100cv sem ic dá muito fumo, com ic fica bem razoável e parece-me uma potência fiável. Passa no ipo sem problemas porque o teste é feito com o carro desengatado e nessa situação não tem porque fazer fumo, visto que o turbo n faz a pressão máxima.- Na oficina onde fiz a repro não aconcelham mais que 100cv no meu carro.
com 95/100 cv os consumos disparam? o fumo que vai deitar passa na inspeção?
Os consumos a andar normal não se alteram, a puxar a sério aumentam.
Se não sentes as oscilações em estrada, acho que está boa para uma repro soft. Não sei se foi o que pediste onde to reprogramaram.- Qual a tua opinião para o gráfico dps da repro? (esquece as linhas que desenhei), como a escala é muito detalhada a linha apresenta vários picos, embora minimos.
Última edição por Cap; 24-12-2008 às 15:11.
Cap tenho mais dúvidas.
- O meu carro não tem só 1 turbo que está na saida de gases do motor?
motor->saida de gases para o turbo-> catalisador-> tubo de escape até a panela?
Pelo menos quando tava na oficina deu para ver por baixo.
Tb tenho um turbo para mandar o ar para o motor?
Ou são turbos diferentes?
O IC do 206 1.6 substitui o meu ou é uma acrescento?
Noto alguma diferença sim, só não sei é se o gráfico esta bom assim, vou la novamente este sábado para meter 95/100cv e ajustar algumas curvas.
O turbo é só um (neste caso) mas está intercalado em 2 circuitos de gases:
- Do lado do escape, a turbina é impulsionada pelos gases de escape, adquirindo rotações elevadas (mto mais de 100 mil rpm, neste caso).
- Do lado da admissão, tens uma roda compressora que está ligada à turbina por um veio e que mediante a rotação que lhe é imposta pela turbina, puxa o ar da atmosfera e comprime-o para dentro do motor.
O teu carro não tem ic de origem.