Etiqueta dos pneus da UE

Etiqueta dos Pneus

Certamente já ouviu falar na nova etiqueta de pneus que será introduzida no mercado pela União Europeia. Este sistema será certamente vantajosos para o consumidor, pois irá conduzir a uma escolha de pneus mais seguros e eficientes a nível de consumo de combustível, na medida em que passa a haver mais informação para consumidores relativa a pneus no ponto de venda.

etiqueta pneus A etiqueta de pneus que será introduzida pela União Europeia em Novembro de 2012 irá informá-lo acerca de 3 aspectos chave relativos às prestações do pneu: eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e nível de emissão de ruído exterior.

Na imagem irá encontrar um exemplo de estrutura da nova etiqueta (exemplo de etiqueta de acordo com a publicação da UE NO1222-2009, formato de acordo com o Anexo II artigo 1 e 2 do regulamento*).

O design da etiqueta para o consumo de combustível e aderência em piso molhado é semelhante ao existente nas etiquetas de eficiência energética (ex. aplicações domésticas) com o A a representar a melhor prestação na sua categoria e o G a representar a prestação mais fraca.

O ruído exterior é expressado num valor em decibéis, em conjunto com uma, duas ou três ondas sonoras sendo que uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas o pneu mais barulhento. Todos os pneus terão a mesma etiqueta, assim poderá mais facilmente comparar os pneus e verificar qual é o que mais se adequa ao que procura.

Como ler a etiqueta?

Resistência ao rolamento (eficiência nos consumos)
fuel-efficiency A eficiência do consumo de combustível é importante tanto para reduzir as emissões de CO2 como o custo de conduzir. As categorias são A (verde) a G (vermelha). A categoria D não é utilizada aqui. A diferença entre cada categoria significa redução ou aumento do consumo de combustível na ordem dos 0.10 a 0.15 litros por 100 Km, para um automóvel com gasto médio de 6.6 litros por 100 Km.

 

Aderência em piso molhado (Performance na travagem)
wet-gripA aderência em piso molhado é uma característica essencial de segurança dos pneus e está relacionada com a capacidade de o veículo parar rapidamente em estradas molhadas. Pode ser medida pela distância de travagem nestas condições. Existem categorias de A a G. D e G não são utilizadas aqui. A diferença entre cada categoria representa a distância de um e dois comprimentos de automóvel (entre 3 e 6 metros), quando a travar a partir de 80 km/h. A diferença entre as categorias A e F é de mais de 18 metros na distância de travagem.

Ruído (Ruído Exterior)
noiseEste item é referente ao ruído exterior produzido pelo pneu e é medido em decibéis.
Quantas mais barras negras visíveis na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.

 

 
 

etiqueta do pneu

Informação adicional sobre a etiqueta dos pneus

A etiquetagem de pneus será um requisito legal em todos os países da UE a partir de 1 de novembro, 2012. A partir dessa data, todos os compradores de pneus para carros ou camiões devem estar cientes da informação da etiqueta, o que lhes permitirá efectuar comparações e escolher os pneus mais adequados para o seu veículo. Este mecanismo fará com que os operadores estejam mais conscientes da importância dos pneus na economia do consumo de combustível dos carros e camiões que não só poupará dinheiro às familias e à indústria como ajudará também a reduzir emissões de CO2.

A Dunlop por ex, para além da etiqueta normal, introduziu ainda o código QR na área da etiqueta reservada, especificamente para a marca do pneu, esta medida irá permitir que os clientes consultem todas as vantagens e os critérios de desempenho do pneu, para além das 3 classificações chave da etiqueta, através de um smartphone. Os engenheiros da Dunlop, que desenvolvem os pneus, trabalham com cerca de 50 critérios e estes também serão refletidos nas informações apresentadas acerca de cada produto. Embora a nova etiquetagem realce apenas 3 indicadores de desempenho, a marca considera que deve ter um papel mais ativo, ao testar mais de 50 indicadores aquando a avaliação dos seus pneus.

Deixe um Comentário