Etiqueta dos Pneus
Certamente já ouviu falar na nova etiqueta de pneus que será introduzida no mercado pela União Europeia. Este sistema será certamente vantajosos para o consumidor, pois irá conduzir a uma escolha de pneus mais seguros e eficientes a nível de consumo de combustível, na medida em que passa a haver mais informação para consumidores relativa a pneus no ponto de venda.
A etiqueta de pneus que será introduzida pela União Europeia em Novembro de 2012 irá informá-lo acerca de 3 aspectos chave relativos às prestações do pneu: eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e nível de emissão de ruído exterior.
Na imagem irá encontrar um exemplo de estrutura da nova etiqueta (exemplo de etiqueta de acordo com a publicação da UE NO1222-2009, formato de acordo com o Anexo II artigo 1 e 2 do regulamento*).
O design da etiqueta para o consumo de combustível e aderência em piso molhado é semelhante ao existente nas etiquetas de eficiência energética (ex. aplicações domésticas) com o A a representar a melhor prestação na sua categoria e o G a representar a prestação mais fraca.
O ruído exterior é expressado num valor em decibéis, em conjunto com uma, duas ou três ondas sonoras sendo que uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas o pneu mais barulhento. Todos os pneus terão a mesma etiqueta, assim poderá mais facilmente comparar os pneus e verificar qual é o que mais se adequa ao que procura.
Como ler a etiqueta?
Resistência ao rolamento (eficiência nos consumos)
A eficiência do consumo de combustível é importante tanto para reduzir as emissões de CO2 como o custo de conduzir. As categorias são A (verde) a G (vermelha). A categoria D não é utilizada aqui. A diferença entre cada categoria significa redução ou aumento do consumo de combustível na ordem dos 0.10 a 0.15 litros por 100 Km, para um automóvel com gasto médio de 6.6 litros por 100 Km.
Aderência em piso molhado (Performance na travagem)
A aderência em piso molhado é uma característica essencial de segurança dos pneus e está relacionada com a capacidade de o veículo parar rapidamente em estradas molhadas. Pode ser medida pela distância de travagem nestas condições. Existem categorias de A a G. D e G não são utilizadas aqui. A diferença entre cada categoria representa a distância de um e dois comprimentos de automóvel (entre 3 e 6 metros), quando a travar a partir de 80 km/h. A diferença entre as categorias A e F é de mais de 18 metros na distância de travagem.
Ruído (Ruído Exterior)
Este item é referente ao ruído exterior produzido pelo pneu e é medido em decibéis.
Quantas mais barras negras visíveis na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.
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Informação adicional sobre a etiqueta dos pneus
A etiquetagem de pneus será um requisito legal em todos os países da UE a partir de 1 de novembro, 2012. A partir dessa data, todos os compradores de pneus para carros ou camiões devem estar cientes da informação da etiqueta, o que lhes permitirá efectuar comparações e escolher os pneus mais adequados para o seu veículo. Este mecanismo fará com que os operadores estejam mais conscientes da importância dos pneus na economia do consumo de combustível dos carros e camiões que não só poupará dinheiro às familias e à indústria como ajudará também a reduzir emissões de CO2.
A Dunlop por ex, para além da etiqueta normal, introduziu ainda o código QR na área da etiqueta reservada, especificamente para a marca do pneu, esta medida irá permitir que os clientes consultem todas as vantagens e os critérios de desempenho do pneu, para além das 3 classificações chave da etiqueta, através de um smartphone. Os engenheiros da Dunlop, que desenvolvem os pneus, trabalham com cerca de 50 critérios e estes também serão refletidos nas informações apresentadas acerca de cada produto. Embora a nova etiquetagem realce apenas 3 indicadores de desempenho, a marca considera que deve ter um papel mais ativo, ao testar mais de 50 indicadores aquando a avaliação dos seus pneus.