O que deverá saber antes de adquirir um automóvel usado
Continuando a nossa formação acerca da aquisição de automóveis usados, gostariamos de oferecer-lhe mais algumas dicas a ter em conta antes de adquirir um automóvel usado. Desta feita vamos analisar alguns pormenores mais técnicos, que geralmente fazem uma grande diferença na altura de negociar o preço e condições de aquisição.
1- Análise da carroçaria do automóvel usado
Se tiver oportunidade de estar frente a frente com o automóvel usado que deseja adquirir, efectue algumas análises à carroçaria antes de fechar negócio.
Procure analisar se o chassi do automóvel apresenta ferrugem, degradação ou inclusivamente zonas podres, onde a falta de tinta é extremamente vísivel. Procure verificar também se essa mesma carroçaria não está empenada ou com algum defeito facilmente vísivel.
Depois procure analisar com algum cuidado as ópticas (faróis) do automóvel, e verificar se por ventura alguma delas é nova ou foi substituida recentemente. Em caso afirmativo, isso poderá significar que o automóvel já teve algum acidente.
Aproveite também para verificar se o volante do automóvel vibra acima dos 80km/h. Em caso afirmativo isso poderá significar que o chassi está de facto empenado.
2- Análise da mecânica do automóvel usado
Comece por exigir ao comerciante a análise do filtro do ar do automóvel. Se por ventura o filtro estiver sujo de óleo, isso poderá significar que necessita de ser recondicionado. Nesse caso, verifique se o tubo de escape apresenta vestígios de óleo ou gordua interna. Em caso afirmativo, significa que de facto o automóvel está a queimar óleo, o que é um ponto negativo à sua aquisição.
Aproveite para pedir ao dono para dar uma volta no veículo e após 4 ou 5 kilometros, verifique se não existe perda nenhuma de óleo, tanto para o chão como para as zonas envolventes do motor. Depois de colocar o carro em repouso e num plano horizontal, verifique a vareta do óleo, e confirme que este não se apresenta demasiado preto ou com limalha de ferro.
3- Análise dos interiores do automóvel usado
Comece por verificar se as capas dos pedais estão demasiado gastas. No caso de serem novas, questione o comerciante sobre a razão da aquisição das novas.
Depois teste os bancos, utilizando os modelos de altura e encosto e verificando se o seu funcionamento é perfeito, inclusivamente nos carris de aproximação ao volante e distanciamento.
Verifique também se as capas dos bancos estão em condições, se necessitam de uma lavagem ou se apresentam cortes ou rasgos resultantes da sua utilização.
Analise a fechadura da porta e a fechadura da ignição. No caso de apresentarem ferrugem, reclame.
4- Análise dos documentos do automóvel usado
Comece por pedir ao comerciante o livro de revisões do veículo. Se conseguir, coloque-se em contacto directo com o antigo dono da viatura, para confirmar que não está a ser enganado na compra do veículo.
Procure sempre negociar com comerciantes que lhe dêem garantia por escrito, com descriminação do automóvel a adquirir, orgãos abrangidos e prazos de aquisição e entrega.
Questione o comerciante sobre o livrete e o registo de propriedade, ou então pelo documento único automóvel. Confira os dados do proprietário actual e também os dados técnicos referentes à viatura. Se o comerciante não tiver os documentos consigo, desconfie.
Aproveite também para questionar sobre o estado do ar condicionado (se tiver), última revisão e carregamento de gás que sofreu. Aproveite para questionar ainda sobre o número de chaves que o veículo tem. No mínimo serão duas.