ELM327

Há quase 20 anos, todos os veículos fabricados na Europa passaram a ter obrigatoriamente uma porta OBD2. Esta medida teve a finalidade de facilitar o diagnóstico eletrónico do automóvel, reduzindo os custos de diagnóstico. Por outro lado a standardização dos protocolos de comunicação, fez com que surgissem no mercado várias soluções destinadas a profissionais e amadores para o diagnóstico automóvel.

Assistimos também à evolução nos protocolos de comunicações, com o wireless e o Bluetooth a evoluírem, que associados ao desenvolvimento dos smartphones, veio possibilitar que várias aplicações de diagnóstico e de entretenimento proliferassem cada vez mais.

Aplicações para smarphone como o Torque, permitem ter acesso em tempo real a várias variáveis de desempenho do carro, a dados de sensores e a códigos de erro. Esta aplicação pode usar um adaptador OBD2 bluetooth ou wireless para interligar a porta OBD2 e o smartphone. São muitas as funcionalidades desta aplicação, nomeadamente a estimativa de potência e binário, medição de tempos de aceleração, criação de dashboards personalizados, limpeza de código de erros e muito mais.

Mas existem muitas outras aplicações que fazem uso das interfaces OBDII para ligar o smartphone ao automóvel, em que podemos citar: OBD Car Doctor, ScanMaster, Autodiagnosis, ELMScan e muitas outras.

Um dos adaptadores que pode ser adquirido para facilitar esta ligação é o ELM327 wireless adapter. Este adaptador OBDII é fácil de utilizar e suporta vários protocolos OBDII. Pode ser usada assim para ler e diagnosticar os códigos de erros do automóvel, apagar os erros e ter acesso a outros dados já referidos anteriormente.

A interface ELM327 testada por nós foi adquirida na loja online Banggood, e tem um preço que poderá oscilar entre os 15 e 20€. Trata-se de um preço bastante acessível, já que uma simples deslocação a uma oficina para diagnosticar um erro pela porta OBDII pode custar 25€!

Este ELM327 está igualmente disponível a versão Bluetooth, que é até mais barata. A escolha entre uma e outra poderá estar relacionada com as opções de conectividade do telemóvel ou laptop.

A ligação da interface ELM327 é bastante simples, bastando para isso identificar a porta OBDII no automóvel e encaixar de forma correcta o ELM327. Neste caso ao ligar a chave, a interface cria uma rede wireless à qual nos devemos conectar com o smartphone ou laptop.

Na aplicação que utilizarmos para testar o adaptador, devemos consoante as opções do software, fazer a ligação à porta de diagnóstico. No nosso teste, verificamos que a opção de deixar o protocolo OBD em autodetect não funcionava, por isso, e sem verificar qual o protocolo compatível com o carro testado, fizemos um rápido teste por todos e verificamos que se ligava correctamente com o ISSO 15765-4 CAN (11bit ID, 500kbaud).

Nas imagens seguintes foi usada a versão demo do ScanMaster, que é fornecida juntamente com o adaptador. Nas imagens é possível ainda ver a sequência de teste e ligação à centralina.

elm327-connection

Outros écrans mostra a verificação de erros e mesmo a verificação em tempo real de algumas variáveis do motor.
De seguida fizemos ainda testes com a aplicação Troque e ELMscan para Android. O processo de ligação foi basicamente o mesmo, com a ligação wireless a ser facilmente estabelecida e depois de escolhido o protocolo correcto, a app detectou rapidamente o adaptador e fez a ligação à centralina do carro.

Faz cada vez mais sentido possuir uma interface destas e estar familizarizado com uma app para smartphone que possa fazer um rápido diagnóstico. Como a interface quase não ocupa espaço e passa desapercebida na maior parte dos automóveis, pode até estar permanentemente ligada. Dominando o software, este conjunto pode até facilitar o dignóstico de uma avaria numa viagem longa, eventualmente ajudando a decidir antes de se chamar um reboque.

Por outro lado, como já foi referido, o preço destes ELM327 wireless é cada vez mais acessível e aliado a um excelente serviço proporcionado pela loja Banggood, trata-se de um acessório que deve andar sempre no nosso carro.

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