Existem acidentes em que o condutor viajando sozinho ou todos os ocupantes da viatura ficam feridos e incapacitados de pedir auxilio. Não são poucos os casos, mas a tecnologia pode ter uma solução para que isto não se repita. Assim, a partir de 2018, os carros, motos, camiões e outros veículos terão que ser equipados obrigatoriamente com o sistema de emergência eCall, para alertas automáticas de acidentes.
eCall
O eCall é uma iniciativa Europeia, que tem como objectivo prestar assistência rápida aos condutores em caso de acidente. Esta iniciativa tem como objectivo que todos os veículos tenham instalados dispositivos que chamam automaticamente o 112 em caso de um acidente grave, associada com informação do disparo dos airbags e coordenadas GPS da localização da viatura. Este sistema deverá ainda aumentar a rapidez de resposta a situações de emergência de 40% nas zonas urbanas e 50% nas zonas rurais.
O sistema está a ser desenvolvido para suportar tanto os sistemas de navegação Galileio como EGNOS. No entanto, os fabricantes terão a liberdade de adaptar os seus veículos a outros sistemas.
O eCall não armazenará os dados sobre a localização do veículo, registando apenas as informações mais recentes e relevantes para o seu objectivo. Também está assegurado que nenhuma informação será transmitida a terceiros sem o consentimento do proprietário.
Legislação eCall
Foi aprovado, em conselho de ministros dos Transportes da União Europeia, a integração do eCall em todos os veículos motorizados para que os acidentes possam ter respostas mais rápidas. A medida foi aprovada, a 2/3/2015 pelos ministros dos Transportes da União Europeia que decidiram colocar por escrito a instalação do eCall, um aparelho sem fios que liga automaticamente para o 112, número europeu de emergência, em caso de acidente.
O eCall será obrigatório em todos os veículos motorizados produzidos a partir de 2018 e é responsabilidade dos fabricantes a responsabilidade de equipar os veículos sem custos adicionais, já que no documento emitido pelo conselho, é dito que a nova solução deverá estar acessível a todos e sem quaisquer custos.
Apesar de entrar em vigor apenas em março de 2018, as infraestuturas e equipamentos terão de estar prontos até 1 de outubro de 2017.
Redução de vítimas de acidentes
O objetivo desta medida é evidentemente reduzir o tempo de resposta a emergências e diminuir o número de vítimas mortais em todos os países da União Europeia. Para além do alerta automático, o novo sistema de segurança permitirá ainda a ativação do número de emergência de modo manual, facilitando assim o contacto. Para saber mais sobre o sistema visite eCall.