Aproxima-se o Natal e com ele as tradicionais deslocações associadas a esta a época. A Continental, um dos principais fornecedores do sector automóvel a nível mundial, deixa alguns conselhos úteis no que se refere aos cuidados a ter com os pneus, para quem pretende fazer viagens nesta época.
- Inspecione os pneus e verifique a pressão do ar, inclusive do suplente. Os pneus devem ser verificados frios e não quando ainda estão quentes após um período de condução.
- Conduzir com pressão desadequada, pode provocar danos estruturais no pneu, o que diminui a longevidade do mesmo.
- Se detetar algum dano, o pneu deve ser inspecionado por um profissional.
- Certifique-se que todos os seus pneus são do mesmo fabricante e têm pisos iguais.
- Evite carregar em excesso o seu veículo. Se pretender conduzir em condições de carga total/alta velocidade, adapte a pressão dos pneus de acordo com as recomendações do fabricante do veículo.
- Verifique a profundidade do piso do pneu. Uma vez que os pneus desgastados aumentam exponencialmente o risco de aquaplaning e travagem em piso molhado, a Continental recomenda que os condutores substituam os seus pneus de verão quando estes tiverem 3mm. Entre as principais causas de aquaplaning estão as chuvas fortes, a velocidade excessiva e a profundidade reduzida do piso pneu.
- Não compre, venda ou monte pneus usados, se não tiver a certeza da origem dos mesmos.
- Adaptar o comportamento da condução a condições invernosas. Os pneus de Inverno ofereceram proteção adicional especialmente em travagem em estradas frias e molhadas, bem como em condições de neve e de gelo.
De recordar que a Continental efetuou, em Abril, um estudo junto dos automobilistas portugueses em que detetou que cerca de 60 por cento dos condutores não verifica o estado dos pneus antes de uma viagem longa. Sendo que 50 por cento dos inquiridos só verifica o estado do piso do pneu semestralmente ou anualmente.
“O compromisso da Continental é tornar a mobilidade cada vez mais segura, confortável e ecológica. Os pneus desempenham um papel fundamental neste objetivo”, refere Ricardo Martins, diretor de Marketing da Continental.