Um microscópio eletrónico como os que podem ser encontrados nos mais avançados centros de investigação de todo o mundo ou vistos nas séries policiais. É a esta escala o equipamento utilizado pelo departamento de Qualidade da SEAT para certificar a qualidade e a durabilidade dos materiais. Abaixo, seguem-se algumas das menos conhecidas características desta tecnologia, única nas capacidades e potencialidades que disponibiliza na indústria automóvel espanhola.
-À dimensão do DNA automóvel: O microscópio eletrónico é capaz de uma ampliação de até x100,000, ao nível do nanómetro, o que significa que pode ser utilizado para analisar o DNA de um automóvel.
-Por dentro de qualquer material: Qualquer tipo de material utilizado num automóvel pode ser analisado neste microscópio, tais como metais, tecidos, plásticos ou tinta. O propósito destes testes é o de confirmar a inexistência de impurezas impossíveis de detetar a olho nu e assim estender a durabilidade dos componentes. Na tinta, por exemplo, ajuda a prevenir o esbater dos pigmentos ao longo dos anos.
-Fino como um cabelo, rijo como uma rocha: No caso das tintas, os estudos realizados através do microscópio analisam as diversas camadas da pintura (cada uma com menos de 0.12 milímetros) de forma a evitar-se que lasquem com, por exemplo, a projeção de gravilha.
-Cores harmoniosas: A análise microscópica também garante que as diversas partes do automóvel têm a mesma tonalidade e sombra e que, quando completamente montado, todos os componentes e painéis combinem em harmonia. A perceção de cor é bastante subjetiva, mas graças à avaliação científica, os clientes podem confirmar por si que os para-choques, as portas e o capot têm exatamente a mesma tonalidade.
-Sob todas as condições de luz: Como a luz no Mediterrâneo não é a mesma que podemos encontrar no norte da Europa, tal como em nenhum lado é igual ao meio-dia e às seis da tarde. Por esta razão, esta tecnologia permite assegurar que as cores terão sempre as tonalidades que foram idealizadas e que permanecerão brilhantes e com a aparência de novo por períodos de tempo mais longos.