O objectivo principal de uma camuflagem é para esconder e tornar difícil identificar um determinado objecto do ambiente que o cerca, para que de certa forma possa tomar vantagem disso.
Há diversos tipos de camuflagem, nomeadamente quando é uma necessidade, no caso dos veículos militares, ou até nos protótipos de carros antes de serem divulgados. No outro lado está a camuflagem como factor decorativo.
A camuflagem nos protótipos de carros começou a ser usada quando as máquinas digitais começaram a ser mais frequentes. As marcas precisavam de esconder ao máximo os veículos que andavam a desenvolver e começaram a camuflar os detalhes que distinguiam essas verões. O objectivo é esconder do público todos os pormenores antes do lançamento do carro.
São usados atualmente acabamentos com preto e branco e muitas vezes com figuras complexas, que têm como objectivo dificultar o processo de focagem com as máquinas fotográficas atuais e assim dificultar a captura e divulgação desses detalhes.
Contudo atualmente, os padrões de camuflagem, quando aplicados aos automóveis, têm como objectivo precisamente o contrario, ou seja, que os carros se destaquem dos demais e ser assim mais um factor de exclusividade.
Carros com camuflagem são uma tendência recente, que tem sido usada cada vez mais. Trata-se de um factor diferenciador e que complementa qualquer bom projeto Tuning. Os padrões já não estão limitados aos verdes e castanhos militares, podendo ser usadas várias cores e formas geométricas ou padrões digitais, sendo que o vinil proporcionou um avanço deste tipo de acabamentos, assim como a facilidade de aplicação e vantagens face à pintura.
Com o Vinil, facilmente são criados padrões que podem ser aplicados a vários carros diferentes. São muitas as lojas online que disponibilizam este tipo de vinil. Comparativamente à pintura, o vinil tem a vantagem do preço e pode ser retirado facilmente. Com os processos de pintura normais é um processo mais lento e complexo, ficando também mais caro e menos pessoas usam este processo.
Na estrada, nos eventos, a camuflagem é um elemento diferenciador. São cada vez mais os carros que usam camuflagem. Podemos ver desde VW Carochas até Ferrari ou Bentleys.
Por ex Jon Olsson, que além de desportista é muito conhecido pelos seus carros, teve vários carros com este tipo de acabamento. Os carros com camuflagem têm sido também a sua imagem de marca. Conduziu um Lamborghini, um Audi R8 e mais recentemente uma Audi RS6 Avant decoradas com camuflagem. A sua própria casa em Marbella está construída com o mesmo padrão de camuflagem que os seus carros.
A popularidade da sua Audi RS6 foi tal, que a própria Audi lançou uma edição limitada na Suécia denominada Jon Olsson Camo Edition.
Mas em Portugal também há carros com camuflagem. O exemplo mais representativo é o Mini do Pedro Freitas, um projeto Tuning de referência a nível mundial e que recentemente apareceu com uma excelente decoração de camuflagem geométrica. Trata-se de um projeto carregado de detalhes de enorme qualidade e a camuflagem, complementa todo o trabalho efectuado até ao momento.
Também temos oportunidade de ver carros em alguns eventos com camuflagem, como é o caso deste Audi A3 Sportback de Marco Pedroso, um Português que está no Luxemburgo e que exibe uma excelente camuflagem preta e cinza sobre o branco da carroçaria.
Certamente este tipo de acabamento com camuflagem não é do agrado de todos, alguns gostam apenas de ver nos outros carros, mas se for algo que se torna vulgar, então perde todo o interesse.
Qual é a tua opinião?
Só os top, cada um mais lindo que o outro.
Os carros ficam muito fixe com camuflagem. Brutal.
😮 essas fotos do mini!!