BMW E30 do Ricardo Silva

Pegar num carro que está na sucata pronto para ser abatido e deixá-lo assim é de valor! O Ricardo Silva começou o restauro do seu BMW E30 em 2011. Houve certamente muito trabalho de recuperação até poder começar a trazer o carro para a rua e para os vários eventos em que tem participado.

bmw e30 ricardo silva

Esse restauro foi minucioso e vários detalhes foram revistos, tendo o carro causado algum impacto no Summer on Stance. No entanto foi no Baixo Mondego Tuning & Classic Motorfestival em 2015 que todo o trabalho do Ricardo foi reconhecido, tendo sido considerado pelo júri o melhor carro do evento.

bmw e30 ricardo silva

O BMW E30 continua a ser evoluído e o Ricardo não para de melhorar alguns aspetos do carro. No entanto foram as novas jantes que motivaram esta sessão fotográfica e um almoço na Tasquinha da Aldeia em Lamoso, Paços de Ferreira.

Obviamente, quem gosta de carros tem sempre histórias para contar, e a aquisição e recuperação das jantes Ferrari foi o inicio da nossa conversa. As Lorinser já eram diferentes do que é habitual ver nos E30, mas as jantes Ferrari vão certamente causar alguma sensação este ano.

As jantes Ferrari são nas medidas 7.5×17 na frente e 9×17 no eixo traseiro. Os pneus são 185/35 R17 na frente e 195/40 R17 atrás. Os centros amarelos dão também algum destaque. Ao nível do fitment nada a dizer, com o carro a ter uma postura impecável tanto parado com a suspensão no fundo, como em andamento.

O carro está equipado com uma suspensão a ar da A2K suspension, tendo os braços da suspensão algumas alterações para permitir o rebaixamento mais extremo.

O interior está ao máximo original, sendo que os estofos vão sofrer já a próxima alteração. Destaca-se o volante Nardi Torino em madeira e uma manete feita à medida também em madeira. O Ricardo conseguiu também os manuais originais do carro, que conserva religiosamente no porta-luvas.

O carro está equipado com o motor M10 1.8 que tantos BMW E30 equipou e que foi um verdadeiro sucesso nas suas diferentes configurações. No entanto foram instalados carburadores duplos Webber. Ao nível do sistema de escape, começa com colectores independentes em inox que ligam a uma linha completa em inox. A panela final é da Magnaflow.

Ao nível da carroçaria o objectivo foi manter ao máximo as linhas originais e certamente que todo o trabalho de recuperação da carroçaria foi importante. A cor é um vermelho da BMW com base de água e verniz. Complementam a estética umas ópticas fase 2 e um Lip frontal Jimmy Will ao estilo Alpina.

Enquanto falávamos das alterações efetuadas e das várias etapas de transformação, o carro tinha que ser lavado, era preciso estar em condições para a sessão fotográfica. Planeava-se também o local para as fotos e chagava também companhia…

Para além das fotos estáticas estava previsto também fazermos uma série de rolling shots. As estradas da zona serviram como pano de fundo e aproveitou-se ainda para uma visita à pista Lousada para ver o drift.

Tanto parado como em andamento a postura deste BMW E30 está muito boa, tal como se comprova pelas fotografias tiradas.

O BMW E30 do Ricardo é um projeto cheio de pormenores e muitos deles só os ficamos a conhecer em conversa ou através de uma observação prolongada. Quem frequenta os principais eventos da zona norte vai certamente poder admirar este projeto em detalhe este ano.

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