Não foi há muito tempo que os utilizadores do fórum tomaram conhecimento do novo projecto do Nuno Bari. Em Fevereiro, um Audi A4 B8 2.0 TDI 143cv substituía a espectacular e premiada Audi A4 Avant.
Depois de um projecto tão bem conseguido, as espectativas ficam mais altas e conseguir igualar o projecto anterior não seria fácil. Mas o que se verifica é que em pouco tempo, o novo carro conseguiu atingir um patamar muito elevado, seguindo padrões estéticos consensuais, mas também arriscando com alterações muito bem conseguidas, que transformaram um banal Audi A4, num exemplo de bom tuning.
Estamos a falar de um projecto recente, certamente que não está acabado, mas aqui no TOL queríamos marcar o culminar de uma fase de modificações, guardando-as para a posteridade. As jantes são uma das alterações que marcam um carro. O design das jantes, a posição do pneu, a colocação das mesmas em relação à carroçaria, tudo isso marca a atitude do carro. Neste aspecto o Bari foi ao pormenor e o resultado salta à vista.
A escolha das primeiras jantes foi um modelo CSL, nas medidas de 8.5×19 ET37 na frente e 9.5×19 ET32 na traseira. Os pneus usados têm a medida 235/35 R19. Mas estas jantes não duraram muito tempo no carro, o Bari queria a perfeição e não descansou enquanto não encomendou as VMR VB3, mais largas e com um ET mais abusado. As novas medidas são 9.5×19 ET33 na frente e 10×19 ET38 na traseira. O modelo é muito parecido às anteriores CSL, alias, os menos atentos não encontrarão grandes diferenças, embora a grande alteração seja a maior concavidade, em virtude das novas larguras e ET.
O que é certo, é que as novas jantes, aliadas ao rebaixamento, conseguem dar ao carro um aspecto único, que não se consegue perceber bem através das fotografias, só mesmo ao vivo, se consegue perceber a real dimensão das alterações e isso tivemos a oportunidade de constatar em mais do que uma ocasião.
Mas as jantes não são suficientes para dar ao carro este aspecto. É aqui que surgem os coilovers. Depois de analisar várias opções, o Bari escolheu os coilovers Lowtec 9.3. Nos Lowtec o amortecedor combina gás e óleo num sistema de tubo duplo. Estes coilovers premium de excelente qualidade, são uma boa opção para quem procura um conjunto de suspensões com regulação em altura de qualidade e conforto de topo, a preços mais económicos. O rebaixamento foi também muito bem conseguido, indo ao limite do que é ideal para conduzir nas nossas estradas.
Também o sistema de travagem foi melhorado. A opção recaiu sobre os travões majorados, que utiliza discos do Audi RS4 B7, com 365mm de diâmetro e umas pinças também da RS4 mas da versão B5. O sistema tem excelente poder de travagem e ganhou uma nova dimensão quando as pintas foram pintadas de dourado.
O exterior teve algumas alterações, nada de muito radical, mas pequenos detalhes complementam esta preparação. Na traseira a parte inferior do pára-choques S-line foi substituída pela da versão 3.0 TDI. Foram pintados de preto todos os frisos cromados e retirado o lettering. Os faróis de nevoeiro foram pintados de amarelo com uma tinta específica para vidro. A aplicação de película complementa para já as alterações no exterior.
O interior também já foi revisto em alguns aspectos. Foi trocada a manete de velocidades pela da versão S-Line. O volante foi forrado a pele com o pesponto a ser feito com linha vermelha. Foi aplicado um pack de luzes de cortesia, luzes para iluminar a zona dos pés, portas, puxadores e no porta luvas.
O Audi A4 tem uma postura que chama à atenção. Tal como dissemos anteriormente, este artigo apenas marca uma fase do projecto. Estamos certos que este projecto tuning ainda tem muito para inovar. Fiquem atentos…