Ataque ao Tuning nos EUA

Hoje voltamos a destacar o que consideramos que de mais importante se passou nos últimos dias. Lembramos aqui alguns temas que é importante que não passem ao lado de quem se dedica ao tuning. Alguns provavelmente vocês estão a par, mas outros poderão ser novidades.

S2000 do Bruno Fernandes Banzai Magazine Car of the Year

honda S2000 COTY2015

Seguimos com um destaque que considero muito positivo que dá visibilidade ao tuning que se vai fazendo no nosso país. O Honda S2000 do Bruno Fernandes foi votado como carro do ano da revista Banzai, com uma votação feita pelos leitores e fans da revista no website e redes sociais da revista dedicada aos carros japoneses.

A referência ao projeto diz mais ou menos isto: “pode não ser um carro com um kit de carroçaria extra-largo ou não ter uma conversão de motor, mas foi exatamente por isso que o S2000 do Bruno captou o coração de tantos de vocês…O Bruno criou este carro com uma ideia muito clara, usar apenas os materiais e acessórios de melhor qualidade, com o objetivo de o conduzir em pista e bater o Porsche 911 do irmão…”

Entre as marcas usadas na preparação está obviamente a Mugen e a Spoon Sports. O kit de carroçaria é um Spoon Sports o S-Tai version II, que tal como fazem referência na revista, não é muito usual de se ver na europa. O carro é usado frequentemente em trackdays e está preparado para os mesmos.

A votação foi renhida e havia concorrência de grande qualidade. Deixamos aqui os parabéns ao Bruno e ao seu projeto.

Ataque ao Tuning nos EUA

engine
Todos nós nos habituamos a olhar para o tuning nos Estados Unidos como uma referência, uma país onde era possível praticamente todo o tipo de transformação, desde os hot rods aos muscle cars até às preparações mais ao estilo europeu, mas onde não faltavam as trocas de motor e de praticamente qualquer componente do carro.

No mês de fevereiro, a EPA (Agencia de Proteção do Ambiente) anunciava que ia proibir a conversar de carros em veículos de competição (proposta de lei). À partida isto poderia não ter uma influência direta no tuning, mas tem, porque no documento divulgado pela referida agência, fazem referência que não se pode alterar nenhum motor nem nenhum dos dispositivos de controlo de emissões do veículo, mesmo que sejam usados só em competição ou fora de estrada.

A SEMA, que muitos conhecem apenas pelo grande evento que fazem, mas que é a Associação de Construtores de Equipamentos para automóveis, tem obviamente como missão proteger o mercado do tuning ou o mercado aftermarket e analisou prontamente o documento tendo concluído que esta nova lei poderia por em causa a vende de certo material para automóveis.

ataque tuning

Obviamente com o peso de uma associação como a SEMA, sabe-se que o mercado aftermarket vale nos EUA 36 mil milhões de dólares e qualquer coisa que afete o mercado põe em causa milhares de postos de trabalho e mesmo a forma como o hobby do tuning e todo o tipo de competição automóvel funciona. A EPA propunha uma multa de 37500 dólares por cada motor alterado!

Nos EUA cada cidadão tem outros meios para lutar pelos seus interesses que foram logo partilhados em diversos meios de comunicação social, e a SEMA actuou e rápido.

Sabe-se hoje, um mês depois, que a SEMA conseguiu pelo menos que todos os veículos de competição não fossem abrangidos pela lei e assim possa continuar a haver motores a competir alterados e com todo o tipo de equipamento e mesmo com os que alteram as emissões.

No entanto sobre o mercado aftermarket e sobre a possibilidade de outro tipo de alterações continuarem a ser possíveis nos EUA não se sabe muito… vamos aguardar. A resposta à EPA e às acções que estão a ser desenvolvidas podem ser seguidas aqui.

Quando as celebridades também gostam de carros!

datsun 240z rocket bunny

As celebridades têm a possibilidade de comprar muitos carros, carros que só estão disponíveis para quem tem muito dinheiro. Mas quantas dessas celebridades gostam realmente de carros e vivem os carros como nós? Poucas certamente. Nomes como Jay Leno ou Patrick Dempsey (que agora deixou a competição automóvel) são alguns dos que nos lembramos.

Paul Walker era certamente outro que muitos se lembrarão. Mas o Paul não era o único ator do Fast And Furious que é realmente apaixonado por carros fora do grande ecrã! Sung Kang, o ator que faz de Han na mesma série é também um verdadeiro entusiasta e ficamos a saber de um dos carros que ele agora pode conduzir, um Datsun 240Z de 1973, conhecido agora como FuguZ. O carro foi apresentado também no SEMA show do ano passado e teve este mês uma excelente reportagem no SpeedHunters.

Os objetivos iniciais do projeto até eram bastante diferentes, mas com a possibilidade de montar o kit Rocket Bunny wide-body para o 240Z, as coisas começaram a ganhar asas.

Não vamos dizer muito mais sobre o carro, a foto deve abrir-vos a curiosidade para ver mais detalhes no SpeedHunters.

Tokyo Auto Salon 2016

APR Audi S3

Fevereiro foi também o mês do Tokyo Auto Salon. A cultura automóvel no Japão é muito forte, mas tem características que distinguem este país dos restantes. Neste evento não faltaram preparações da Liberty Walk, Hanara, Rocket Bunny, etc.

Destacamos aqui o artigo do site More Than More, que publica sempre excelentes fotografias. Para além das fotos do evento, o artigo dá algum destaque e a sua visão sobre o Toyota Célica com camber super abusado que andou pela internet a receber enumeras criticas. O carro hoje-em-dia está diferente e teve direito a umas fotos de qualidade.

O artigo sobre o Tokyo Auto Salon pode ser visitado aqui e existem mais fotos no Flickr.

Ken Block Gymkhana eight

Para o final deixamos mais um vídeo da série Gymkhana do Ken Block. Provalvemente este vídeo não passou desapercebido a ninguém, nem no facebook nem mesmo porque o publicamos aqui no TOL, ULTIMATE EXOTIC PLAYGROUND.

Desta vez a equipa de produção foi até ao Dubai, para tirar partido de toda a grandiosidade e opulência para mostrar mais um vídeo espetacular. Desta vez até Boeings 747 entraram e a frota de supercarros da policia do Dubai.

Deixe um Comentário