Um aspecto muito importante em que se deve ter atenção com o carro é o correto alinhamento da direção. Automóveis com ângulos da suspensão e direcção incorrectos podem apresentar problemas de comportamento e de segurança.
Existem várias vantagens em ter o carro corretamente alinhado, nomeadamente a redução do desgaste dos pneus, melhores consumos de combustível e melhor comportamento e facilidade de condução. Com o passar dos anos, os pneus de um veículo devidamente alinhado, podem somar milhares de km.
O alinhamento da direcção deve ser feito periodicamente (1 vez por ano ou de 20.000km em 20.000km), mas também sempre que houver a substituição de um qualquer elemento da suspensão ou direcção, quando houver uma substituição de um pneu ou quando se verificarem desgastes irregulares com os pneus. Também deve ser feito o alinhamento da direcção sempre que notarmos que o carro tem dificuldade em manter a trajectória ou quando o volante não está centrado quando o carro se move a direito.
Ao longo dos anos, também está área tem sofrido vários desenvolvimentos e hoje em dia está disponível na maior parte das empresas de alinhamento a mais moderna tecnologia disponível no mercado, de forma a garantir alinhamentos muito precisos.
Como saber se precisa de alinhar a direcção?
Um teste que funciona normalmente e é fácil de executar é o quando o condutor larga as mãos do volante numa reta da estrada. Se o automóvel tender fugir para um dos lados, isso quer dizer que a direção está desalinhada e é necessário acertar a mesma para ter um maior conforto nas suas viagens.
Em que consiste o alinhamento da direcção?
Num alinhamento da direcção os técnicos fazem a leitura do ângulo das quatro rodas do carro com recurso ao equipamento disponível. Depois centra-se o volante. De seguida seguem-se as especificações do fabricante da viatura indicadas pelo computador do equipamento de alinhamento. Posteriormente ajusta-se as rodas dianteiras com referência à linha de impulso traseira. No final todas as rodas estão quase paralelas (quase porque há sempre um pequeno ângulo) e o volante está centrado. O desgaste irregular e um tanto acelerado dos pneus não acontece. O veículo mantém-se em linha recta com o volante centrado. O alinhamento total conjuntamente com a pressão dos pneus correcta, minimizam a resistência à rodagem.
O custo de um alinhamento da direcção poderá variar entre os 20 e os 50€. O tempo aproximado para ajustar os diversos parâmetros de alinhamento é entre 30-45 minutos.
Para perceber o procedimento de alinhamento, é fundamental também conhecer os elementos que constituem o alinhamento das rodas do automóvel. São eles: a convergência/divergência, o camber, o caster e o avanço.
A convergência/divergência: Teoricamente, as rodas frontais devem ser paralelas quando apontadas para a frente, no entanto, na prática, verifica-se que se obtêm melhores resultados quando as rodas se apresentam convergentes ou divergentes, pois a direção fica mais firme e não existe um maior desgaste nos pneus. O princípio da convergência é quando o ajuste das rodas é mais fechado na extremidade dianteira que na traseira, como que afunilando o veículo. A divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade dianteira que na traseira, o que permite por exemplo curvar com mais segurança;
O caster: é o principal responsável pela estabilidade do seu automóvel. Quando o caster está desigual, isso faz com que uma roda esteja a puxar para um determinado lado, o que faz com que o automóvel em linha recta descaia para um dos lados da faixa de rodagem. Desta maneira, independentemente de ter uns bons pneus, os mesmos sofrem desgastes rapidamente, o que reduz a sua vida útil;
O camber: É o angulo de inclinação das rodas em relação à vertical. O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, e tanto pode ser positiva ou negativa. Se o camber for positivo, o desgaste será na parte externa do pneus; e se for negativo, o desgaste será na parte interna do pneus;
O Avanço – é a inclinação para a frente ou para trás do eixo de direcção, tendo com referência a vertical natural. O avanço é considerado positivo quando a parte superior do eixo de direcção está inclinado para trás e negativo quando a parte superior do eixo de direcção está inclinada para a frente.