As jantes de um carro podem contribuir muito para a sua imagem. Alias nada muda mais a imagem de um carro que umas jantes bem escolhidas. No Tuning são um elemento fundamental de qualquer projeto, se não até o mais importante.
Vivemos atualmente a idade dourada das jantes que marcaram, vários avanços tecnológicos permitem que hoje as jantes sejam mais leves, mais resistentes, possuam medidas e ETs radicais e são fabricadas com vários acabamentos distintos.
No entanto, nos carros de origem, as jantes são também fundamentais e muitas vezes ajudam a colocar o carro num patamar acima da concorrência, ou até marcar uma época. Muitos modelos de jantes foram inspiradores para criar tendências e paixões. Escolhemos alguns modelos que na nossa opinião ficarão para sempre na história.
Jantes que marcaram…
10. Audi RS4
O Audi B7 RS4 foi um carro muito importante para a Audi. Tinha performances à altura e um comportamento espectacular, tudo com uma estética que reunião opiniões muito positivas. As jantes que acompanhavam esta versão ficaram a ser facilmente associadas ao carro, distinguindo esta versão das restantes mais “normais”. As jantes possuem 7 raios duplos e tornaram-se populares mesmo noutras versões da Audi e Volkswagen. Com um offset muito agressivo no modelo original, as jantes distinguiam facilmente esta versão desportiva.
9. Jaguar XJ220
Podem não parecer umas jantes interessantes, mas estas jantes contribuíram para que o Jaguar pudesse ultrapassar os 320km/h. O XJ220 usava as jantes de 17 polegadas na frene e 18 polegadas na traseira. O design tinha como objectivo optimizar a aerodinâmica do carro. As jantes foram construídas pela Speedline em alumínio. Este modelo inspirou também alguns modelos de jantes que se tornaram famosos nos anos seguintes. O seu design favorecia a aerodinâmica.
8. Saab 9000
Estas jantes equipavam o Saab 9000 Aero são umas das jantes de 3 raios que marcaram uma época. Apesar de ter havido a moda das jantes de 3 raios no final da década de 80 e início de 90, com várias marcas a fabricar modelos de 3 raios, o modelo Super Aero da Saab era das mais bonitas. As jantes de 16’’ Super Aero tornaram-se bastante populares entre os fans da Saab e ficaram associadas à marca Sueca. Este modelo continua a ser muito procurado pelos fans da marca.
7. Ferrari F40
O Ferrari F40 é a referência dos superdesportivos do final da década de 1980 e inicio da década de 1990. As jantes que equipam o F40 são igualmente especiais, apesar de terem um diâmetro de 17 polegadas, algo discreto se compararmos com os desportivos da atualidade. Na frente as medidas são 8×17’’ e na traseira as jantes têm uma largura de 13’’. As jantes de 5 raios em estrela permitiam por exemplo montar pneus no eixo traseiro na medida 335/35 ZR 17. Estas jantes eram fabricadas pela Speedline.
6. Alfa Romeo 8c
O círculo sempre esteve presente no design de grande parte das jantes da Alfa Romeo. São muitos os modelos que usam esta figura para criar modelos de jantes emblemáticos. As jantes dos automóveis Alfa Romeo, são inconfundíveis pela harmonia e elegância. O Alfa 8C Competizione foi apresentado no Salão de Paris em 2006. O carro recolheu opiniões muito positivas e o design da jante com 5 círculos teve o seu expoente máximo nesta versão de 20 polegadas. Podem parecer pesadas, mas são feitas em alumínio forjado, tornando-as leves face à dimensão que possuem. Parecem também maiores do que são, à posição dos círculos até à extremidade das jantes.
5. Lancia Delta Integrale
Este modelo ganhou uma popularidade impar devido aos rallies em que o Lancia Delta participou e em que conquistou a vitória. Estavam disponíveis alguns modelos de jantes diferentes para as várias versões do Delta, mas as que equipavam o Integrale Evo 1 foram certamente as mais marcantes. Fabricadas pela Compomotive, as TH2 estavam especialmente concebidas para a competição permitindo um arrefecimento maior e a tecnologia run flat CTS. Havia uma versão das jantes a equipar a versão para o publico, mas não tinham o mesmo impacto que as Compomotive TH2 de 17’’.
4. The Shelby Cobra’s Halibrands
O Cobra é uma criação da marca inglessa AC Motors. Depois Carrol Shelby que procurava um chassis leve e para fazer um carro competitivo e comprou o chassis e carroceria Cobra à AC. Em 1962 Carroll Shelby introduziu no mercado o Shelby Cobra, o muscle car mais desejado da história. Ainda hoje o carro é produzido com as mesmas especificações e pode valer muito no mercado de clássicos se estiver em bom estado. Este carro vem equipado com jantes Halibrand de 15 polegadas com o pino de aperto central funcional. As jantes Halibrand eram igualmente usadas em várias competições nos estados unidos e o seu fabrico em magnésio e alumínio tornava-as uma excelente escolha face à concorrência. As jantes acabaram por se tornar famosas também no Ford GT-40.
3. VW MK1 Golf GTI Pirelli
O VW Golf GTI mk1 iniciou indiscutivelmente a era dos hot hatchs. Curioso que foi um projeto de fim-de-semana dos engenheiros da VW. A primeira versão e algumas séries especiais vinham equipadas com umas soberbas jantes Pirelli na medida 6×14. As aberturas na jante tem o P de Pirelli, e as tampas das jantes possuem também a palavra estampada nas mesmas. As jantes eram especiais, porque o detalhe do P não era logo reconhecido, assim como o próprio GTI que era um pequeno desportivo que passava, inicialmente desapercebido. Mais tarde as jantes foram recuperadas para a segunda versão do Golf, embora com medidas diferentes. Hoje em dia são também procuradas para equipar as versões recuperadas dos mk1.
2. Porsche 911 Fuchs
Provavelmente o Porsche 911 é o carro desportivo mais marcante da história automóvel. As jantes que equipavam os primeiros modelos, entre 1966 e 1989 eram as leves jantes de 5 raios de alumínio forjado. Recentemente o design foi até recuperado e adaptado às dimensões atuais para equipar algumas versões especiais. Falamos das jantes Fuchs. Um pequeno relança e percebemos logo em que carro as jantes estão montadas. As jantes Fuchs são tão emblemáticas como o carro que as tornaram famosas. O design continua atual e estão até a ser fabricadas segundo os standards e medidas necessárias para os modelos mais atuais.
1. BMW E30 Cross Spoke
As jantes que equipavam o BMW E30 eram opcionais na altura, quando foram lançadas em 1982. O que as torna especiais é o seu design com raios cruzados. A utilização das mesmas na gama BMW, em especial no M3, tornou-as famosas. Mais tarde, muitos outros modelos foram construídos usando variações no design. Este tipo de jante é designado normalmente por cross spoke ou mesh design. Este modelo construído pela BBS, rapidamente se tornou popular em carros desportivos e de competição. A construção destas jantes tornava-as mais leves e resistentes para uso em competição, ao mesmo tempo que permitiam dissipar facilmente o calor. Mais tarde surgiram também as variantes em jantes tripartidas em que a BBS foi pioneira no fabrico deste tipo de jante. Hoje em dia continua a ser um design que não sofre contestações e é muito apreciado.
Esta é uma apenas a nossa escolha, mas eventualmente o leitor pode sugerir outras. Que outros modelos mereciam aqui destaque?
Só os top dos top
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